PEDRA FILOSOFAL

"Em vez de pensar que cada dia que passa é menos um dia na sua vida, pense que foi mais um dia vivido." (Gustavo Bastos)

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

ABÓBADA CELESTE

Corta o relâmpago um azul clarão

e o tremor se estende às bandeiras desfraldadas
e ruma à terra crepuscular das aves plúmbeas

Relvas são queimadas ao sol desfeito
triste corola das várzeas
em solo ardente na minha sede

Eu era o capitão rumo ao Norte
terá então o Sul me escapado
e o Oeste e o Leste evaporados

Eu sou da terra vermelha e louca
dos meus primeiros dias de poeta
eu sou a terra nesta vala de filosofia

Por mais que eu tenha a minha sina
não vou ao álcool e à dor
só entendo da filosofia diamantada

Neste sortilégio sou o vazio
e o vazio me corta o relâmpago
e o seu clarão desvela o céu e a visão

Vou capitular na esfera da liberdade
dizer que sou preso ao véu da noite
em que a abóbada celeste nos vigia

Todo o encanto de uma só cantoria
será a noite boêmia dos libertinos
o meu pão e o meu vinho

06 de janeiro de 2009

Gustavo Bastos

Nenhum comentário:

Postar um comentário