PEDRA FILOSOFAL

"Em vez de pensar que cada dia que passa é menos um dia na sua vida, pense que foi mais um dia vivido." (Gustavo Bastos)

quinta-feira, 23 de abril de 2020

ZIGGY STARDUST

Os habitantes do planeta Medalha estavam numa crise mundial, a política influenciava a sociedade de modo deletério, havia dois polos opostos disputando a hegemonia do planeta, em meio a isto, os cientistas desta época, que aperfeiçoavam os sistemas de propulsão por energia gravitacional de seus discos voadores, tinham em mente mais um envio de uma dessas naves para um planeta azul num sistema solar que ficava a cinco anos-luz dali, eles sabiam se chamar Terra, por já terem captado os sinais de rádio que eram enviados de lá, sem que os terráqueos soubessem, pois não havia pulso de resposta pelo lado dos cientistas do planeta Medalha.
Um jovem brilhante, que já se destacava na música, conhecia o cientista Zetan, o jovem se chamava Ziggy, ele gostava de conversar com Zetan sobre os estudos e aplicações dos novos sistemas de propulsão, e de como os deslocamentos bruscos dos discos voadores criados pela indústria Martial estavam cada vez melhores, cujo uso do vácuo fazia com que movimentos incríveis fossem feitos ao anular o campo gravitacional, e em atmosferas planetárias, por sua vez, a propulsão agia de modo a também anular a pressão atmosférica, fazendo que tais discos voadores tivessem uma desenvoltura no céu que desafiavam a velha física, e pudessem aparecer e desaparecer dentro de um vácuo produzido artificialmente ao quebrar as moléculas da atmosfera do planeta em que estivessem.
Estava prestes a começar uma nova guerra mundial no planeta Medalha, e Ziggy queria fugir do planeta, e infernizou Zetan para que o enviasse a outro planeta, o que Ziggy enfim consegue e acaba sendo contratado pela empresa Kerrang para seu envio experimental à Terra, como um golpe de marketing até seu retorno em três anos desta viagem espetacular. Lá, ele teria que montar uma banda e virar um rockstar e registrar as suas turnês, fazer um filme por lá, depois decretar o fim da banda e trazer os registros da Terra para que sejam divulgados, no seu retorno, no planeta Medalha.
Ziggy então se veste com a sua armadura de astronauta, é treinado durante um ano para se preparar para a longa viagem, que duraria cerca de oito meses, até que alcançasse a atmosfera terrestre. Os treinos físicos são intensos, apesar do corpo franzino de Ziggy, e sua habilidade na guitarra elétrica também estava sendo aperfeiçoada, num ritmo alucinante, com composições novas que seriam gravadas para um disco que seria lançado na Terra.
Zetan faz seus estudos sobre a trajetória do disco voador que seria lançado, seus conhecimentos em astrofísica lhe fazem ter segurança sobre o novo empreendimento, e que esta viagem de Ziggy também seria importante para popularizar o conhecimento científico no planeta Medalha e para que todos saibam da importância da ciência para o verdadeiro progresso da espécie medalhista e de todo o universo conhecido.
As viagens das naves de Medalha estavam se expandindo em várias frentes, inúmeras viagens foram realizadas até a Terra naquelas últimas seis décadas, e havia ainda mais trinta e cinco planetas habitados por civilizações tecnológicas que estavam sendo observadas e estudadas, com contato direto com três destas civilizações, as quais, duas estavam no mesmo patamar evolutivo de Medalha, e um planeta cujo avanço era inimaginável pelos próprios medalhistas, que enviavam alguns cientistas para este planeta para que adquirissem conhecimento, num contato direto que era mais eficiente que qualquer engenharia reversa bem-sucedida.
Ziggy também passa a estudar física, e o painel de controle da nave, pois teria que ser o piloto, e ele tinha noções de simuladores, que em um ano teriam que ser aperfeiçoadas o mais rápido possível, e ele se dá bem, pois sua curiosidade por música também se estendia com a mesma intensidade para outros campos de arte e conhecimentos gerais, e Zetan lhe dá inúmeras aulas de física, enquanto o piloto renomado Field lhe dá vários macetes que lhe fazem cortar caminhos no exigente campo da pilotagem de discos voadores.
Zetan fala principalmente da física de propulsão, com a fórmula de criação de vácuo dentro de atmosferas oxigenadas e nitrogenadas, que era a composição da maioria dos planetas atmosféricos, noções de metereologia, de campo gravitacional, de energia produzida para consumo das naves, de engenharia espacial, e por fim, noções importantes sobre velocidade e controle do corpo em condições extremas. Ziggy absorve tudo com uma rapidez e presteza impressionantes, e quando passa um ano de seu treinamento, ele ganha a licença para pilotagem de discos voadores, e também um diploma de astrofísica, e o contrato com a Kerrang é refeito para um seguro vitalício quando de seu retorno da Terra para Medalha com a divulgação de suas aventuras de músico alienígena.
A viagem é preparada, Ziggy se sente seguro, em terreno já observado o suficiente, vai para a última semana de divulgação da grande viagem, o canal de entretenimento Vulty pede entrevistas, ele é autorizado pela Kerrang apenas para uma única entrevista, um dia antes da decolagem, suas impressões de jovem piloto são enigmáticas, ele fala de muitas coisas ao mesmo tempo, Zetan sorri ao ver tudo, pois sabia que muito do que estava sendo dito tinha várias pontas que muitos não percebiam.
Chega o dia, a Kerrang prepara uma filmagem junto com a Vulty, Zetan é o chefe de tudo, a ciência era ali a autoridade máxima, os outros iam atrás. Zetan dá a palavra final antes da decolagem, Ziggy não é incomodado, precisava se concentrar, pois a hora da decolagem era a mais importante, o lançamento seria ao meio-dia, num céu azul e limpo, sem sinal de chuva, tudo certo, começa a contagem regressiva de dez segundos, é feita a decolagem, a propulsão faz seu barulho de metal zunindo, tudo muito rápido, em trinta segundos o disco voador de Ziggy rompe a atmosfera, chega na ionosfera e entra no vácuo espacial, na direção da Terra.
Ziggy vê o painel de controle e fica fascinado, no setor de bagagem, alguns objetos de sua preferência, a guitarra ele compraria na Terra, o disco voador ganha uma velocidade absurda, em três dias contados da rotação de Medalha, que era de trinta horas a cada dia, ele rompe a última fronteira do sistema solar que sustentava Medalha e mais dez outros planetas, que tinha dois gigantes gasosos, os quais ele passa rente, posa na lua de um deste planetas, tanto para refrigerar os propulsores para que não danificassem com o calor extremo, como para observar a vista surreal naquela lua de gelo em frente a um planeta gasoso que brilhava um amarelo ácido inusitado.
Depois desta estadia de apenas uma hora, mais um dia, e ele rompe a fronteira do sistema planetário em que estava Medalha, entra no universo aberto, em direção a um outro sistema com dois sóis, aonde havia órbitas irregulares de planetas desabitados. O disco voador da Martial era o mais avançado de Medalha, última geração feita com propulsores poderosíssimos, cujo poder de manipulação tanto do plasma como de sua capacidade de criar vácuo em diversas atmosferas, fazia com que aquela nave tivesse uma forma de movimento bem livre e desimpedida em qualquer condição astral ou atmosférica e meteorológica, com uma estrutura de diamante, chumbo, aço, e metais de terras raras, que faziam o disco voador de Ziggy ser indestrutível, a não ser por um cataclismo inesperado.
A passagem pelo sistema de dois sóis da nave de Ziggy é propriamente caótica, as órbitas irregulares daqueles planetas malucos exigiam decisões rápidas, com conhecimento, e de uma reflexão e reflexos mais rápidos ainda, Zetan entra em contato com Ziggy pelo computador do painel de controle e deixa Ziggy calmo, havia um cinturão de meteoros pela frente, e a nave teria que contornar por uma volta enorme, após um planeta gasoso que era a visão do inferno. Um planeta que urrava e regurgitava lava, calor, fogo, e parecia que era habitado por uma hoste de demônios. Zetan orienta Ziggy, é o suficiente para que o cinturão de meteoros não danificasse a nave de Ziggy, ele consegue romper o cinturão e deixa aquela vista infernal do planeta gasoso para trás.
Ziggy segue por várias semanas no espaço aberto, com uma visão de estrelas distantes, e tomando frente na direção de um outro sistema, este com um sol, e também com planetas gasosos, e um planeta habitado por homens que ainda não faziam História, conhecido pelos medalhistas, que enviavam alguns poucos antropólogos para a região, habitantes primitivos que ainda balbuciavam e somente gritavam coisas incompreensíveis, desenhando em cavernas e caçando coelhos (estes um pouco maiores que os da Terra e com um padrão evolutivo que os fazia ter mais pelos que os coelhos terrenos) e bichos silvestres (os quais não havia pares na Terra, a não ser pequenos esquilos com aspecto esquisito e uns protótipos de cachorros que eram um misto de bicho do mato com uma mistura genética incompreensível por medalhistas e também para quem mora na Terra).
Zetan envia mais orientações para Ziggy, ele se aproxima do sistema solar em que está a Terra, a empresa Kerrang fala para Ziggy digitar as primeiras impressões do sistema solar em que está a Terra, Zetan diz a Ziggy que aquele texto seria divulgado em um periódico científico patrocinado pela Martial que tinha consumo interno e público, também seria publicado como artigo em uma revista com a marca da Kerrang como divulgadora. Ziggy escreve assim que entra no sistema solar, já permeando Netuno e a lua Tritão. O texto digitado é bem escrito, um tanto poético e floreado, mas também com informações importantes sobre a vista e os efeitos da entrada por estas bandas no corpo e consciência de Ziggy, que se encontrava eufórico e pronto para voltar a tocar música, uma vez que na nave ele não tinha tempo para fazer isto.
O disco voador ganha uma propulsão mais forte ao passar por Saturno e Júpiter, os conhecimentos de Ziggy são auxiliados pela experiência de Zetan, que se comunica com ele por vídeo no painel de controle, o piloto Field se apresenta também em outra transmissão para dar as orientações finais, para a entrada na atmosfera terrestre, a nave pousaria no deserto do Arizona, nos Estados Unidos, e Ziggy seguiria de transporte terrestre até Los Angeles, na Califórnia, para encontrar músicos para a sua banda, que ele já tinha batizado, a The Spiders From Mars, na qual ele seria o líder, voz, guitarra e principal compositor.
Zetan encerra a última transmissão pelo painel de controle, já com o disco voador na atmosfera terrestre, e dali para frente seria com Ziggy e sua câmera de filmar, com a qual levaria os registros de volta ao planeta Medalha depois de sua estadia de três anos na Terra, com uma banda e turnê pelos Estados Unidos, e lançamento de dois álbuns sob o nome de Ziggy Stardust, e que seria a sua passagem pela Terra como um alienígena artístico, sendo que ninguém saberia que ele era de fato um alienígena de verdade, uma vez que suas características humanoides eram de evolução semelhante aos seres humanos da Terra, o parentesco genético deles com os habitantes de Medalha era grande, contudo, de origem desconhecida na História.
Ziggy faz um movimento de propulsão louco, e quando chega a 1 Km de altura da superfície terrestre, desacelera, e pousa levemente no deserto vazio, no meio da madrugada, ele então vai a um lugar de mato seco para esconder a nave, pousa novamente, e a deixaria ali até seu retorno para Medalha, faz o trabalho de refrigeração do motor da nave, que é facilitado pelo frio do deserto na madrugada do Arizona, a nave esfria, Ziggy sai da nave, faz uns alongamentos, tira seu capacete, tira seu uniforme, veste uma roupa nos padrões terrestres, faz uns exercícios aeróbicos, olha para o grande deserto do Arizona e sente um prazer imenso. Ziggy então segue até a estrada, com duas malas com seus pertences, pega um ônibus e vai em direção de Los Angeles, em sua mala havia uma carteira com dois milhões de dólares, que a equipe de Zetan havia deixado para ele não passar dificuldades na Califórnia até que sua banda desse lucro.
Ziggy chega a Los Angeles ao meio-dia e vai para um hotel três estrelas, no flat começa o seu plano de montar uma banda e ficar famoso nos Estados Unidos e na Terra, Ziggy pesquisa em um jornal de Los Angeles, e vê um guitarrista, de nome Mick Ronson, eles se conhecem na semana seguinte, Ziggy não diz que é de outro planeta, mas Ronson acha Ziggy engraçado e que parecia um alienígena, mas Ronson pensou que talvez Ziggy fosse um tipo de alienado criativo, que não sabia bem das coisas práticas, mas que valia como músico e estava curioso para ver que ideias este Ziggy estranho e com a língua enrolada para falar inglês poderia oferecer. Ziggy gosta muito de Ronson e no dia seguinte em que se conheceram e beberam vinho tinto seco, eles combinam de tocar um som na casa de Ronson, Ziggy impressiona Ronson muito bem, e ali começa a se gestar o que seria a banda The Spiders From Mars.
Ziggy apresenta as suas composições para Ronson nos dias subsequentes, ele se junta com Ziggy, um tempo depois, novamente, trazendo arranjos para estas composições, eles sabiam que aquilo não pararia ali, e teriam que encontrar um baixista e um baterista, e Ziggy diz a Ronson que já tinha uma plataforma comercial pronta para esta nova banda e que esta se chamaria The Spiders From Mars. Duas semanas depois desta junção das composições de Ziggy com os arranjos de Ronson, chegam o baixista Trevor Bolder e o baterista Mick Woodmansey, estava pronta a banda The Spiders From Mars, e Ziggy, a partir dali, encarnaria a persona artística de Ziggy Stardust.
A plataforma comercial de Ziggy tinha sido preparada pela Kerrang ainda em Medalha, e Mick Ronson, que não sabia daquilo, fica estupefato com todo o plano, e que a figura de Ziggy Stardust seria a chave para que tudo desse certo, pois Ronson já tinha percebido o faro comercial de Ziggy e sabia que estava com a pessoa certa para ter uma banda de sucesso. Trevor e o baterista Mick também trazem ideias para o que viria a ser a The Spiders From Mars, e o negócio fica pronto quando eles vão ao estúdio e pagam dez dias de ensaios, terminam de fazer doze músicas e apresentam o projeto para empresários do showbiz, um destes logo percebe a mina de ouro que era aquela ideia sobre um alienígena chamado Ziggy Stardust e faz a ponte dos músicos com a Castle Music, o contrato é assinado e eles vão gravar o álbum de estreia da banda, gravações estas que duram um mês, e em semanas o trabalho é editado, mixado, masterizado e o lançamento ganha destaque num jornal local de Los Angeles como um novo tipo de rock espacial feito por um líder alienígena de nome Ziggy Stardust.
Ziggy veste uma roupa prateada e pinta o cabelo de vermelho, o lançamento é acompanhado da música “Ziggy Stardust and The Spiders From Mars”, depois temos a música “Rock`n´Roll Suicide” e Ronson, agora eufórico, faz seu solo como uma criança que acabava de descobrir seu próprio mundo, o rock se abria para uma nova história, a The Spiders From Mars agora era a banda de Los Angeles que tomaria a frente do cenário, de lá para Hollywood e depois para toda a Califórnia. Dentro de um mês, depois de mais uns shows pela Califórnia, Ziggy vai passear uma semana por Nova York, havia ouvido muito sobre esta cidade por muitos anos em sua juventude no planeta Medalha, e ele vai para a cidade mítica, cai em Manhattan, fica enlouquecido e toma um ácido após uma noite num pub de jazz, amanhece e ele era um alienígena de verdade tomando ácido no meio de Manhattan, vai para as ruas urbanas, no meio do burburinho, e sua viagem psicodélica se mistura às faces e silhuetas que via passando nesta cidade enorme.
Ziggy volta para Los Angeles, encontra com Trevor num bar, eles cantam a noite toda e são parados por groupies que queriam tirar fotos a toda hora, Ziggy é meio desajeitado, não sabia ainda alguns códigos sociais e não entende, às vezes, o que as pessoas estão dizendo, mas tinha uns livros de História dos Estados Unidos, só que não teve muito tempo de ler, pois já tinha sido engolido pelo turbilhão que agora era a sua banda nova e esta onda de rock espacial que eles estavam capitaneando e que Ziggy Stardust agora era a sua persona, e seu perfil nefelibata agora combinava com este personagem que era, ao fim, um alienígena. Ziggy sempre pedia ajuda para Trevor, que era o que tinha mais traquejo social para lhe ajudar a entender gírias que o deixavam sem entender nada, e aos poucos Ziggy até arriscava umas galimatias entre os novos músicos que conhecia no cenário de Los Angeles e Hollywood.
Numa noite em Los Angeles, depois de beber uns conhaques e uns uísques, Ziggy acaba sendo atacado por uma groupie que tinha pintado o cabelo de vermelho em homenagem ao alienígena Ziggy Stardust, ele toma um susto, mas, em seguida tem um acesso de riso que o deixa soluçando, a groupie pede então uma cerveja alemã, Ziggy começa a ficar tonto e de tanto soluçar, vomita no salão do bar em que estava, a groupie acha aquela figura engraçada, parecia que Ziggy nunca entendia nada e vivia sempre perdido, ela diz se chamar Anne, e vai com ele para um show, ainda naquela noite, de Iggy Pop, Ziggy olha aquele show e acha o vocalista bem legal, vai ao camarim, e ali começava uma amizade intensa.
Ziggy e Anne, que naquela noite do show já trocaram beijos, conhecem Iggy, e ele acha Ziggy bem esquisito, e conclui que aquela figura dava pano para manga, convidou ele e Anne para uma volta por Los Angeles, disse que era de Detroit e que vivia em Los Angeles há um ano, eles vão para uma praça, bebem cerveja, Iggy fala de seu tempo de The Stooges, sua primeira banda antes de partir para a sua carreira solo, Ziggy ri de tudo que Iggy falava, até o que ele não entendia, pois o modo com que Iggy dizia as coisas, colocava um ar hilariante em Ziggy, Anne bebia e ouvia aquelas conversas sem nexo entre Iggy e Ziggy, a noite inteira, até o amanhecer, numa praça em que só estavam os três, Anne ouvia tudo aquilo e achava tudo muito surreal e curioso, sabia que ali havia três almas semelhantes, de algum modo, que tinham se encontrado em um único dia.
Ziggy segue para a casa de Anne ao meio-dia, depois deles, com Iggy, terem tomado um imenso café-da-manhã num estabelecimento de lanches, Ziggy fica com o contato de Iggy, os dois se convidam para seus respectivos shows, contudo, acabam combinando um mês de turnê conjunta, Anne fica radiante e disse que tinha uma máquina fotográfica, tira uma foto com Iggy e Ziggy fazendo poses bizarras no sol que já despontava. Meio-dia e meia Ziggy e Anne chegam à casa dela, Anne coloca um disco do The Stooges, o Raw Power, e diz que aquela era a tal banda que Iggy mencionou, Ziggy fica elétrico e desiste de dormir depois de ter virado a noite com Anne e seu novo amigo Iggy, Anne dorme, Ziggy fica a tarde inteira ouvindo os LPs que estavam na sala de Anne, que era uma jovem abastada, trabalhava com fotografia de moda, mas tinha herdado uma fortuna do pai aviador que morrera há dois anos.
Dentre os LPs que havia na sala de Anne, além do The Stooges que ela havia lhe apresentado, Ziggy fica fascinado com um disco de Jazz, o Kind Of Blue do Miles Davis, e fica ouvindo So What dez vezes seguidas até imitar o trompete de Miles com a boca de modo perfeito, Anne acorda e acha que tem alguém tocando trompete na sala, mas era Ziggy viajando com Miles e fazendo som de sopro com a boca, Anne ainda estava meio tonta de sono e pede uma pizza, Ziggy disse que no dia seguinte tinha um compromisso comercial envolvendo o produtor e o empresário da banda e que depois se encontraria com Anne no mesmo bar em que se conheceram para comemorar de noite, depois falariam novamente com Iggy, que nesta noite teria mais um show e sumiria para Detroit por duas semanas para visitar amigos e parentes.
Ziggy sai de noite da casa de Anne e nesta primeira noite se encontraria com a sua banda, não teria ensaio, era um encontro entre os músicos da banda para beber e jogar conversa fora, Ronson sabia de um bar especial que tocava delta blues, e sugere que todos se encontrassem lá para tomar umas cervejas caras e jogar sinuca. Ziggy iria paramentado com uma roupa metálica, a mesma que tinha usado em seu último show, seu cabelo vermelho, ao fim da tarde, ganha novo tingimento, e fica meio alaranjado, dali para frente Ziggy usaria esta gradação e um estilo de cabelo arrepiado e uns gestuais estranhos de alienígena, pois agora se sentia um verdadeiro norte-americano, e sua memória do planeta Medalha agora se misturava às cervejas e hambúrgueres que consumia sem parar neste seu novo país.
Chega a noite, Ziggy chega no tal bar que tocava delta blues, ouve um som tosco e mal gravado, pergunta ao garçom o que era aquilo, ele diz para Ziggy que era Robert Johnson, Ziggy fica curioso, o rock que conhecia de vídeos pirateados para Medalha sobre o cenário musical da Terra antes que fizesse esta longa viagem não incluiu este gênero em seus estudos, que se resumiu, em geral, a rock clássico ou psicodélico. Ziggy tenta se acostumar àquele som, pede uma cerveja, e nisso chega Trevor, depois Mick, e por último, atrasado, Ronson, que disse estar resolvendo um problema doméstico com sua namorada, pois havia um encanamento estourado em sua casa, que foi resolvido só no começo daquela noite. Ronson traz uns charutos cubanos, Cohibas contrabandeados de Havana, ou melhor, ele disse ter trazido aquilo em sua mala, numa viagem para a República Dominicana, sabia que tais Cohibas e Monsantos eram proibidos, mas que todos os presidentes norte-americanos os fumavam, era um maço cheio, ele acendeu seu Cohiba, baforou todo o bar como um cavalo de terreiro e pediu uma cerveja cara, uma das mais caras, cerveja artesanal alemã, e desatou um alemão macarrônico e deu umas risadas como se estivesse possuído, Ziggy entra na onda e começa a falar a sua língua original de seu país em Medalha, ninguém entende nada e acham que Ziggy tinha o dom de línguas.
Quando acaba aquela dança desengonçada de Ziggy e Ronson, eles se sentam com Trevor e Mick, conversam bastante, a banda andava muito unida, e a liderança e destaque de Ziggy Stardust não provocava ciumeira, pois a postura despachada de Ziggy faria qualquer um que o olhasse e não soubesse da história nem desconfiar de que ele era a figura que ficava sempre em destaque, pois parecia ser mais um tipo falhado de comediante do que um líder de uma banda importante, e seu inglês bizarro não contribuía para que Ziggy fosse olhado, num primeiro lance, como alguém que se tornou importante no cenário rock da Califórnia e, aos poucos, no rock norte-americano e mundial.
Ronson decide ir para um palco que tinha neste bar de delta blues e pede um violão que tinha lá ao garçom, e toca Son House com voz e violão, Ziggy continuava achando aquele som estranho para seus ouvidos, e depois Ronson conta toda a história dos spirituals e das fazendas de algodão e tudo que envolvia o delta blues para Ziggy, que acha a história fascinante, mas continuava achando Robert Johnson algo bizarro e terrivelmente mal gravado, nada que se parecesse com o disco bem produzido que ele tinha acabado de lançar com o The Spiders From Mars, para Ziggy, ouvir Robert Johnson ou ainda Son House não fazia o menor sentido para ele, que tinha curtido mesmo o LP do Kind Of Blue que descobrira na casa de Anne.
Depois de tocar novamente mais uma música de Son House e depois uma de Blind Lemon Jefferson, Ronson não consegue que Ziggy curtisse o delta blues, e então quebra a tradição do bar e toca ao violão “Ruby Tuesday” dos Rolling Stones, que Ziggy tinha ouvido no planeta Medalha, depois de receber versões piratas do comando central da astronáutica de seu país, que captava o sinal de internet da Terra e de outras civilizações, e o material era exclusivo para Ziggy, que o usou como material de estudo para compor para a The Spiders From Mars, tudo num plano metrificado e feito para dar certo. Ziggy fica eufórico com Stones e Ronson agora fica mais tranquilo, não queria que seu estranho amigo e companheiro de banda saísse daquela noite sem ouvir algo que gostasse.
No fim da noite, já bêbados, Ziggy, Ronson, Trevor e Mick cantam juntos o hino dos Estados Unidos, e saem logo após do bar para as ruas de Los Angeles falando alto pela madrugada até ao amanhecer, quando Trevor aperta um baseado e Ziggy fuma um pouco, mas não tinha o hábito de fumar maconha, fica meio zonzo, e Ronson, desta vez para perturbar Ziggy, começa a cantar Son House em seus ouvidos, Ziggy fica desorientado e pensa estar ouvindo um zumbido, o delta blues à capela de Ronson ganha um aspecto bizarro dentro da cabeça chapada de Ziggy, que, pela manhã, ao bater na casa de Anne, falava um inglês incompreensível, Anne sorri e vê que Ziggy estava completamente bêbado e chapado e lhe dá um banho de mangueira com a água no máximo, mexendo em seus cabelos vermelhos alaranjados e ligando o som no máximo que tocava The Stooges, desta vez seu LP do Fun House.
Ziggy só dorme um pouco, logo acorda e segue para o compromisso comercial com o produtor e o empresário da banda, eles discutem a tal famosa plataforma comercial de Ziggy, preparada em Medalha, e que eles não faziam ideia de que era um projeto de outro mundo, elogiam as ideias e dizem para Ziggy se preparar, pois seria convidado para filmar, seu personagem seria um alienígena vindo de um planeta dourado, com tecnologia avançada, uma produção cara e Ziggy seria Zoltar, o personagem principal do filme, um extraterrestre que chega na Terra para ter novas experiências. Ziggy Stardust, que já era a persona alienígena de sua banda The Spiders From Mars, agora seria mais um duplo, o alienígena Zoltar, vindo de um planeta dourado e avançado, num disco voador que pousaria nos Estados Unidos, ali ele teria mil aventuras como um alienígena meio traquinas e com armas laser e gestos robóticos. O nome do filme seria “Zoltar, o forasteiro”.
Ziggy sai da reunião radiante e teria que se preparar para a filmagem que seria após o fim da turnê do debut da The Spiders From Mars, ele volta para a casa de Anne, e a noite saem para o mesmo bar em que se conheceram, Anne leva seu LP do Fun House e coloca na vitrola do bar, os gritos rascantes de Iggy Pop invadem o local, Anne e Ziggy curtem o som e dançam meio tontos de cerveja por duas horas, lá toca Fun House, e depois uns LPs que tinham no bar, Janis Joplin e Jimi Hendrix, Ziggy conheceu estas músicas no seu material em Medalha, e era seu som preferido, dali ele sairia para compor “Starman” e lançar a música no tal filme que faria. Anne sabia que Ziggy tinha acabado de ter uma nova ideia, pois Ziggy tinha um riso frouxo, e Anne sacou que Ziggy tinha uma carta nova na manga, Jimi tocava “Spanish Castle Magic” e Ziggy virava sua cerveja alemã potente.
Iggy Pop voltaria em duas semanas, e uma semana antes Ziggy trabalha na sua composição de “Starman”, ele chama Ronson, que faz uns arranjos, a banda vai para estúdio e grava a música, que seria lançado como single e depois na trilha sonora do filme “Zoltar, o forasteiro”, Ziggy acha aquela a sua melhor composição como Ziggy Stardust, e o lançamento vem acompanhando de um vídeo que também é divulgado na data de lançamento do single, Ziggy consegue então compor esta música e depois faz “The Jean Genie”, que também é um petardo e que entraria no próximo disco do The Spiders From Mars, que seria gravado dali há oito meses, depois da turnê do disco “Ziggy Stardust And The Spiders From Mars”, que duraria seis meses, e que estava no meio, e ainda passaria pelos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, França, Itália, e depois um pulo rápido na Austrália, e passando rapidamente pelo México e depois Canadá, retornando para dois shows finais e sold out em Los Angeles, os quais seriam gravados para lançamento de filme da turnê.
Iggy Pop volta de sua viagem para Detroit se sentindo renovado e procura Ziggy para combinar como seria a turnê conjunta da banda solo de Iggy com a The Spiders From Mars, eles entram num acordo que a cada show uma banda abriria e a outra fecharia, ou seja, haveria um revezamento de headliners, e seria um show com apenas as duas bandas, Ronson fica sabendo da ideia por Ziggy e acha aquilo genial, que a união das duas bandas numa mesma turnê de um mês faria bem para ambas as bandas. Iggy Pop fala com os músicos de sua banda solo e com o seu empresário, Ziggy também fala com o empresário da The Spiders From Mars e a turnê é uma ideia bem recebida corporativamente, a Castle Music também compra a ideia, e começaria a tal turnê conjunta após a turnê do debut da The Spiders From Mars, que estava para terminar, em três meses, com os shows sold out de Los Angeles.
A The Spiders From Mars faz então mais três meses de turnê do debut, Ziggy começa a tomar muito ácido nestes últimos três meses de shows, e quando chegam as datas para os dois shows sold out de Los Angeles, Ziggy tinha umas ideias estrambóticas sobre a decoração do show, um certo estrelismo histriônico que já não parecia o Ziggy despachado de quando iniciara a banda, até Anne, que ficou um mês sem vê-lo, estranhou aquela figura meio postiça que não parecia o Ziggy que ela tinha conhecido, ele viu Anne antes do primeiro show sold out e ofereceu um ácido para ela, que recusou e disse para Ziggy acordar de seu transe antes que fosse tarde, Ziggy não deu ouvidos e foi fazer seu show.
O primeiro show de Los Angeles é gravado com 15 câmeras, 12 posicionadas, três gruas, e mais uma câmera que ficava na mão de um profissional dentro do palco para fazer closes e filmar os músicos de perto e seus instrumentos, havia vários captadores de som, e o público era gigantesco, Ziggy estava alucinado de ácido e começa a falar uns poemas antes do início do show, parecia alguém declamando sob uma iluminação esotérica, pois a luz vermelha que lhe cobria fazia com que Ziggy parecesse de fato de outro mundo, e de fato, sua mente encharcada de ácido o fazia flutuar num mundo místico e perigoso. Ziggy começava a se afetar com o próprio sucesso.
O segundo show tem um padrão caótico, era o último da turnê do debut, e Ronson, que sempre gostou do jeito de Ziggy, começa a achar o clima estranho, fala com Anne, que lhe relata a sua péssima impressão desta história de Ziggy com ácido, que era para ela e Ronson tentarem tirar Ziggy deste caminho, Anne tinha falado com Iggy Pop, mas desiste, Iggy era mais louco ainda, e tomava muita heroína, ela então faz umas orações antes deste show, e o caos reina do início ao fim, tanto que o vídeo que foi lançado dois meses depois são registros do penúltimo show, o sold out concentrou a sua edição nesta noite, que foi maravilhosa, sendo este último show um fiasco, com Ziggy interrompendo as músicas para fazer palhaçadas ou declamar poesia de improviso, coisa que ele inventava na hora e que, em geral, terminavam num circunlóquio sem nexo algum, parecia um ator dadaísta dando galimatias que ninguém era capaz de entender.
Termina o show e Anne voa em cima de Ziggy aos berros, ele se encontrava desorientado, estava mais uma vez viajando de ácido, Anne sugere o adiamento da turnê dele com Iggy Pop e começa a perceber que Iggy poderia se configurar como uma nova ameaça à saúde de Ziggy. Dito e feito, na semana seguinte Ziggy se encontra com Iggy, e eles tomam heroína, Ziggy fica fascinado com a droga e, inadvertidamente, no dia seguinte, oferece heroína para Anne, que quase tem uma síncope, expulsa Ziggy de sua casa, Ziggy vai para o hotel, em seu flat alugado, e toma a heroína sozinho, acorda no dia seguinte arrependido, mas decide que naquela manhã tomaria um ácido e sairia flanando por Los Angeles sob a luz do sol, no meio do caminho, Ziggy tem alucinações sinistras e corre de volta para o hotel, vai para seu flat, e enfrenta três horas de uma bad trip assustadora, a partir daquele dia ele nunca mais toma ácido.
Ziggy espera uma semana para falar com Anne de novo, eles se encontram no bar em que se conheceram e Anne logo percebe que Ziggy estava normal, bem diferente de seu rito alucinado no fim da turnê do debut de sua banda, eles bebem cerveja e Anne fica feliz ao saber que Ziggy parou com ácido, ela até faz uma zombaria ao saber da bad trip de Ziggy, e este admite que estava fora de si, não lembrava de seu último show, teve uma verdadeira amnésia, e seu flerte com a heroína tinha sido bem rápido, passam duas semanas, e Anne descobre que está grávida, Ziggy, neste dia, bebe uma quantidade razoável de cerveja alemã, e vai para casa de Anne ouvir seus LPs de sua famosa sala.
Ziggy, uma semana depois, começa a fazer as filmagens de “Zoltar, o forasteiro”, estava bem sóbrio, voltou ao seu costume de beber cerveja e sua história toda com o ácido tinha se encerrado num susto, antes que o susto virasse tragédia ou algo próximo disto. Anne vai fotografar durante as filmagens, participa da equipe de filmagem, e faria um book especial com fotos dos bastidores do filme, as filmagens duram dois meses, Ziggy está concentrado, completamente mudado em relação ao que fizera na turnê louca do debut da The Spiders From Mars, Ziggy estava mais inteligente, e seu foco estava maior do que nunca, ele se sai muito bem em todos os takes, e a coisa toda se encerra bem, sem imprevistos, tudo dá certo, e o filme, depois de feitas as filmagens, seria editado e lançado em mais dois meses.
Então começam os preparativos para dois meses da turnê da The Spiders From Mars com a banda solo de Iggy Pop, eles estavam há um tempo sem se ver, e combinam as datas com seus empresários, tudo fica organizado, eles começariam em Los Angeles, depois a Bay Area, e toda a Califórnia, depois shows por todos os Estados Unidos, e um encerramento de dois shows em Londres. Iggy Pop andava muito alucinado, mas fica sabendo da história de Ziggy com o ácido e não oferece mais heroína para Ziggy, que estava bem, bebericando cerveja alemã. Iggy Pop conversa com Anne e a deixa tranquila para a turnê, Ziggy não seria influenciado por ninguém, e o próprio Iggy dá a sua palavra de que ficaria atento, mesmo sob efeito de todas as substâncias possíveis, uma vez que tinha mais resistência que um cavalo para tudo que entrasse em seu organismo.
Começam os shows em Los Angeles e depois na Bay Area, e a junção das duas bandas, e sobretudo das figuras quase míticas de Iggy Pop e Ziggy Stardust, é um sucesso, Ziggy estava mais focado, e nem lembrava o celerado que tinha se tornado em seus meses em que se entupiu de ácido. Iggy Pop estava tomando muita heroína, mas seu domínio de palco era público e notório, ele não se influenciava por nada, sua performance de palco era eletrizante, um frontman nato, e que esbanjava energia o tempo todo, até com bizarrices, como se cortar no palco. Ziggy, por sua vez, tinha uma persona elegante de seu alienígena com cabelo vermelho, roupa prateada e uma guitarra estilizada. Ziggy Stardust era a persona de Ziggy, que logo viraria também o alienígena Zoltar, no lançamento do filme em que era o protagonista. Ele comparece ao lançamento do filme, em meio desta turnê intensa com Iggy Pop, e é fotografado, especialmente por Anne. Ziggy estava com uma roupa extravagante e colorida, e colocou umas lentes na retina em que parecia realmente um ser do outro mundo.
A turnê de dois meses de Iggy Pop e da banda The Spiders From Mars se encerra muito bem em Londres, depois do último show, as bandas vão a um pub londrino e bebem litros de cerveja, Iggy Pop estava eufórico e fala para Ziggy que tudo estava dando certo, exceto seu vício em heroína, Ziggy resolve que iria ajudar, de algum jeito, Iggy a largar aquilo, antes que morresse. Iggy Pop tinha uma energia imensa, mas esta sombra da heroína, que já era um vício que se arrastava por anos, agora estava ficando cada vez maior, e Ziggy fica sabendo então, depois de voltar para Los Angeles, de um médico que tinha umas receitas de metadona e palfium, Iggy começa a tomar metadona, tem umas recaídas, toma palfium algumas vezes, toma demerol, tem um dia que fuma ópio, mas volta e meia, ainda usava heroína, ele não queria morrer de overdose, e estava cada vez mais assustado, Ziggy então lhe dá um esporro e que estava na hora de ele largar aquilo ou morrer, funciona, Iggy passa por um tratamento com metadona e fica limpo, Ziggy comemora bebendo cerveja com Anne.
A bilheteria de “Zoltar, o forasteiro” vai muito bem, e Ziggy agora se volta para seus planos de um novo álbum com a The Spiders From Mars, aonde já tinha composições prontas como “Starman” e “The Jean Genie”, e ele estava tendo novas ideias e daria o título de “Diamond Dogs” para este segundo álbum de sua banda, em meio disso, uns meses depois do fim da turnê com Iggy Pop, já pronto para entrar em estúdios com a The Spiders From Mars para gravar “Diamond Dogs”, seu filho nasce, e o nome dele é John Stardust, este segundo nome foi extravagância de Ziggy, que Anne teve que concordar, e achou interessante, um pouco depois. As gravações de “Diamond Dogs” duram três meses e o resultado fica melhor, na produção, do que o debut, que já tinha uma boa produção.
Diamond Dogs é lançado, depois do promo vídeo de “Starman” e de seu respectivo single, que já tinha sido lançado, e que foi para a trilha do filme “Zoltar, o forasteiro”, Ziggy Stardust e sua banda gravam mais um vídeo, desta vez para “The Jean Genie” e mais um vídeo para “Is There Life On Mars?”, que são bem divulgados e se saem bem como promoção do álbum Diamond Dogs, que vende ainda mais do que o bem sucedido debut. É organizada uma turnê de quatro meses, que iria por todos os Estados Unidos, depois o Japão, depois vários países da Europa, e retornaria para shows na Bay Area e dois shows sold out em Los Angeles.
A turnê vai bem, Ziggy decide fazer todos os shows sóbrio, e só bebe depois no camarim, suas cervejas alemãs, enquanto Ronson só fuma seu baseado também depois do show, e Trevor bebe junto com Ziggy, enquanto o baterista Mick, exausto, cai no sono. A banda sempre fora muito harmônica desde o início, e até na fase do ácido de Ziggy, a peteca não caiu, e Ronson, mesmo muito preocupado, não conseguiu nem brigar e nem romper com seu amigo, e ainda bem, Ziggy teve uma bad trip que foi um verdadeiro filme de terror, que o acordou do transe místico em que vivia absorto. Ziggy agora era a mesma figura despachada do início, engraçado sem querer, e com seu inglês próprio, de uma pronúncia bizarra.
A turnê se encerra bem em Los Angeles, o penúltimo show sold out é épico, com uma performance histórica de Ziggy com sua guitarra elétrica, e no último show, que durante todo o setlist correu bem, tudo muito certo e funcionando, Ziggy toca a última música e, sem avisar os outros músicos da banda, ele anuncia que aquele era o último show da The Spiders From Mars, o que leva todos ao choque, ninguém entendeu absolutamente nada, e o show terminou com esta declaração que ninguém sabia se era verdadeira, ficou uma incógnita no ar, Ronson não entendeu nada, e foi falar com Ziggy, e Ziggy disse que estava tudo acabado, que tinha outros planos, ninguém estava entendendo nada, Trevor fica puto e quebra seu baixo, Mick, o baterista, começa a chorar.
Enquanto Ziggy deixava para trás um rastro de caos após o show derradeiro da The Spiders From Mars, organizava as suas coisas rapidamente no seu flat alugado no hotel, juntou todas as gravações que tinha de sua passagem com a banda, dentre outros registros, como das cidades em que passou, e do filme que foi protagonista, preparou tudo meticulosamente, arrumou as coisas, e partiu de ônibus para o Arizona, não encontrou com Anne e nem seu filho John, pois ele sabia que se fizesse isto poderia desistir de sua viagem de volta para Medalha, portanto, evitou isso, e foi direto para o deserto do Arizona, caminhou pela madrugada fria do deserto até a pequena mata seca aonde ainda estava lá a sua nave, o disco voador que lhe levara de Medalha para a Terra, ele veste a sua roupa de astronauta, coloca o capacete, dá uma última olhada para o horizonte, fica analisando tudo friamente, teria que ter uma perícia imensa dali para frente, e não titubeia, entra no disco voador, aquece os motores de propulsão, e parte de volta para o planeta Medalha.
Ronson, no dia seguinte, procura Ziggy e não acha, depois é Anne, que, desesperada, chama a polícia para encontrar Ziggy, Trevor, que estava indignado com Ziggy, não estava nem aí, e Mick chorava novamente, achando que Ziggy tinha se suicidado. Ziggy segue em sua nave por longos oito meses em direção de seu planeta Medalha, a procura dele pela Califórnia e depois por todos os Estados Unidos dura meses, ele é dado como desaparecido, e depois de dez anos sumido do mapa, a polícia americana decide decretar seu óbito oficial, nunca saberiam do que se tratava seu desaparecimento, nem sequer poderiam imaginar. Ziggy chega ao planeta Medalha, traz toda a documentação que captara da Terra, a empresa Kerrang e a indústria espacial Martial lhe dão as condecorações, ele é recebido como herói em seu país, e ali montaria uma nova banda, que se chamaria Earth.

Link recomendado : David Bowie - Ziggy Stardust - live 1972 (rare footage / 2016 edit) : https://www.youtube.com/watch?v=3qrOvBuWJ-c

Pronto em 24/04/2020

Contos Psicodélicos – Volume I

Gustavo Bastos, filósofo e escritor.







  








quarta-feira, 22 de abril de 2020

GURUS E CURANDEIROS – PARTE XXVI

“No dia 13 de maio de 2017, o Papa Francisco preside à celebração eucarística e canoniza os pastorinhos 
beatos Francisco e Jacinta Marto.”

A aparição mariana mais importante deste fenômeno que se deu em Fátima com as crianças videntes aconteceu em 13 de Outubro de 1917, como prometido pela própria Nossa Senhora nas aparições precedentes, e este dia foi o mais intenso de todos, incluindo o que viria a ser chamado de “Milagre do Sol”. Houve a presença de cerca de 50 mil pessoas na Cova da Iria, pois as crianças já tinham avisado do milagre que ocorreria neste dia.
Em meio de uma chuva torrencial, apareceu Nossa Senhora sobre a carrasqueira. Depois de Nossa Senhora travar mais um diálogo com Lúcia, a aparição se eleva e tem o reflexo de sua própria luz projetando-se no sol. Lúcia diz então para os presentes para olhar para o sol. E segue o relato de Lúcia : “Desaparecida Nossa Senhora, na imensa distância do firmamento, vimos, ao lado do Sol, S. José com o Menino e Nossa Senhora vestida de branco, com um manto azul." Era a Sagrada Família. Houve ainda mais dois quadros de visões, com Lúcia vendo todos e Jacinta e Francisco vendo apenas o primeiro. O que a multidão pode observar, contudo, foi o Milagre do Sol.
A chuva que caía cessou e se abriu um sol entre as nuvens, o qual se podia observar diretamente sem se cegar, e a bola começou a girar sobre si mesma como uma roda de fogo, e esta luz intensa se refletia nas pessoas presentes, nas árvores e no solo do local, o que incluía um conjunto de tonalidades brilhantes de diferentes cores. Este globo de luz do sol então seguiu um movimento abrupto, tremeu e depois precipitou em zigue zague de volta a seu lugar, e tais fenômenos foram observados tanto no local como a quilômetros dali. O relato da aparição deste dia foi publicado na imprensa por jornalistas que também tiveram presentes para testemunharem o fenômeno.
O fenômeno foi controverso, com contestações de diversos lados, uns negando a sua existência, e outros tratando este conjunto de fenômenos como não sendo de cunho religioso, e a própria Igreja Católica resistiu, até que em Outubro de 1930 reconheceu as aparições como dignas de crédito. Era, contudo, estranho o efeito destes eventos sobre as crianças videntes, revelando mais a influência de um Deus exigente do Velho Testamento do que o do amor do Evangelho.
Lúcia disse que Jacinta e Francisco eram capazes de passar dias inteiros sem comer, davam a merenda às ovelhas, não bebiam água, mesmo em pleno mês de Agosto, andavam o dia todo, e mesmo durante o sono da noite, com uma corda permanentemente amarrada à cinta, até fazerem sangue, numa espécie de masoquismo religioso. Lúcia acabou sendo retirada de sua terra e para sempre impedida de levar uma vida normal, foi no início internada no Asilo de Vilar, no Porto, e depois foi mandada para a Espanha para viver na clausura como freira pelo resto da vida.
Em 23 de dezembro de 1918 Francisco e Jacinta adoecem de pneumonia e em 4 de abril de 1919 morre Francisco. Em 21 de janeiro de 1920, Jacinta é levada para Lisboa, e fica internada no Orfanato de Nossa Senhora dos Milagres, em fevereiro do mesmo ano se muda para o Hospital de Dona Estefânia, também em Lisboa. Em 20 de fevereiro deste mesmo ano Jacinta morre neste Hospital. Os fenômenos continuam repercutindo e em 3 de maio de 1922 a Provisão do Bispo de Leiria manda instaurar o processo canônico sobre os acontecimentos de Fátima.
Em outubro de 1925 Lúcia é admitida, na Espanha, no Convento das Doroteias, como postulante de noviciado, recebe o hábito e adota o nome de Maria Lúcia das Dores. Lúcia continua tendo as suas visões, e em dezembro de 1925, depois de uma visão, Nossa Senhora pede a Lúcia a divulgação da prática e da comunhão reparadora nos primeiros sábados. Em abril de 1929 se conclui o processo canônico sobre as aparições que tinha se iniciado em maio de 1922.
Lúcia continua tendo visões, e numa delas, em junho de 1929, Nossa Senhora pede a ela a consagração da Rússia ao Seu Imaculado Coração. O Bispo de Leiria torna público em outubro de 1930, além de oficial, as aparições de Fátima, elas passam a ser dignas de fé pela Igreja Católica, e é permitido o culto público a Nossa Senhora de Fátima. Em dezembro de 1935 Lúcia escreve o texto sobre a vida de Jacinta, que fica conhecido como “Primeira Memória da Irmã Lúcia”. Em novembro de 1937, Lúcia conclui os escritos sobre a sua vida e as aparições e que fica conhecido como “Segunda Memória da Irmã Lúcia”, aonde se revela pela primeira vez as visões do Anjo.
O Bispo de Leiria tem seu pedido atendido em agosto de 1941, e Lúcia redige novos fatos sobre Jacinta e revela, então, a Primeira e a Segunda parte do Segredo, e ainda existia uma Terceira parte que iria se divulgar mais tarde, o qual seria a “Terceira Memória da Irmã Lúcia”. Em 1941 sai a “Quarta Memória da Irmã Lúcia”, aonde aparece o texto definitivo das Orações do Anjo. Em janeiro de 1944, por ordem do Bispo de Leiria, Lúcia escreve a Terceira parte do Segredo, que é envelopado e selado, e acaba guardado pelo Bispo de Leiria.
Em março de 1948, Lúcia volta para Portugal e ingressa no Carmelo de Santa Teresa, em Coimbra, com o nome de Irmã Maria Lúcia do Coração Imaculado. Em outubro de 1950 o Papa Pio XII, às 16:00 h, presencia o Milagre do Sol nos jardins do Vaticano, relata ter visto um globo opaco girando em torno dele, o fenômeno se repete mais três vezes para o Pontífice ainda entre outubro e novembro daquele ano. O Pontífice disse ser uma confirmação celestial à proclamação solene do dogma da Assunção de Maria de corpo e alma aos céus.
Em abril de 1957, o envelope selado com a Terceira parte do Segredo é entregue ao Arquivo Secreto do Santo Ofício, e a Irmã Lúcia é avisada pelo Bispo de Leiria, mas Pio XII não chega a abrir o documento. Em agosto de 1959, o Papa João XXIII toma conhecimento da Terceira parte do Segredo, mas ainda não o torna público. Em maio de 1989, o Papa João Paulo II publica o decreto que proclama a heroicidade das virtudes dos videntes Francisco e Jacinta Marto. Em maio de 2000, o Papa João Paulo II visita Fátima pela última vez para a beatificação dos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto.
Em junho de 2000, o Vaticano publica o texto integral do Terceiro Segredo, acompanhado por um comentário teológico da autoria do então Cardeal Joseph Ratzinger, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé. Em fevereiro de 2005, morre no Carmelo de Coimbra a Irmã Lúcia do Coração Imaculado, da Ordem das Carmelitas Descalças. Em fevereiro de 2008 começa o início da fase diocesana da causa da beatificação de Lúcia, transcorridos apenas três anos da sua morte.
Em março de 2017, o Papa Francisco aprova o milagre necessário para a canonização dos beatos Francisco e Jacinta Marto. Em maio de 2017, o Papa Francisco visita como peregrino o Santuário de Fátima, na comemoração do centenário das Aparições. No dia 13 de maio de 2017, o Papa Francisco preside à celebração eucarística e canoniza os pastorinhos beatos Francisco e Jacinta Marto. Os dois irmãos são os mais jovens santos não mártires na História da Igreja Católica.

(continua)

Link recomendado : Medjugorje - Milagre do Sol | Medjugorje Brasil : https://www.youtube.com/watch?v=CR8rdUxWbNs

Gustavo Bastos, filósofo e escritor.