PEDRA FILOSOFAL

"Em vez de pensar que cada dia que passa é menos um dia na sua vida, pense que foi mais um dia vivido." (Gustavo Bastos)

quinta-feira, 7 de maio de 2020

A PESTE – PARTE I

“a Gripe Espanhola chegou a causar a morte de 20 a 50 milhões de pessoas”

A Peste de Atenas ocorreu pela primeira vez em 430 a.C., ficou também conhecida como a Praga de Atenas ou a Peste do Egito, foi uma epidemia e seu primeiro registro foi dado por Tucídides em seu livro “História da Guerra do Peloponeso”, no qual ele descreve a doença que atingiu a polis Atenas, primeiro entre 430 a 429 a.C. e depois em 427 a.C., no cerco das tropas espartanas. Com origem na Etiópia, alcançou o porto de Pireu em 430 a.C., se espalhando rapidamente pela população de Atenas.
Por muito tempo se especulou sobre o que se tratava a peste, Tucídides descreveu muitos dos sintomas da doença, e muitos patólogos tinham dúvidas entre ser peste bubônica, tifo, varíola ou gripe, até que em janeiro de 2006, pesquisadores da Universidade de Atenas analisaram dentes recuperados de uma sepultura coletiva debaixo da cidade e foi confirmada presença de bactérias da febre tifoide.
A peste de Atenas ficou bem conhecida através da descrição de Tucídides, e neste também ficamos sabendo da crise política pela qual passava Atenas, que enfrentava o assédio dos lacedemônios durante a epidemia, esta que está relacionada com a segunda investida peloponésia, e que provoca a acusação sobre Péricles, governante de Atenas, pela guerra e pela doença, e a peste contribui diretamente para as derrotas de Atenas nesta época.
A Organização Mundial de Saúde define uma pandemia como uma determinada doença que rapidamente se espalhou por diversas partes de diversas regiões (continental ou mundial) através de uma contaminação sustentada. Deste modo, a gravidade da doença não é determinante e sim o seu poder de contágio e sua proliferação geográfica. E o conceito de pandemia difere da endemia e da epidemia. A endemia se caracteriza por ser uma doença que se encontra em uma determinada zona de maneira permanente durante anos e anos, e a epidemia é uma doença em que existe o aumento de casos até um máximo de infecções e depois uma diminuição dos mesmos.
Depois do caso da epidemia que ficou conhecida como a Peste de Atenas, temos a pandemia que ficou conhecida como a Peste de Justiniano, que ocorreu por volta de 541 a.C., se iniciando no Egito e chegando na capital do Império Bizantino, uma pandemia provocada por peste bubônica, transmitida por pulgas de ratos contaminados, matando entre 500 mil e 1 milhão de pessoas somente na Constantinopla, se espalhando pela Síria, pela Turquia, Pérsia (atual Irã) e parte da Europa. Estima-se que esta pandemia durou mais de 200 anos.
Outra grande pandemia foi a Peste Negra, uma das mais conhecidas e documentadas da História, e que aterrorizou o mundo medieval, com características apocalípticas, pois se deu num contexto de extrema superstição. Em 1343, a peste bubônica assolou os continentes asiático e europeu, tendo o seu auge no ano de 1353, reaparecendo de forma intermitente no século XIX, e que matou entre 75 e 200 milhões de pessoas, um terço ou mais da população europeia medieval.
A Peste Negra teve a sua origem provável na Ásia Central ou na Ásia Oriental, viajou pela Rota da Seda e chegou na Crimeia em 1343, e da Crimeia foi provavelmente transportada por pulgas que viviam nos ratos que vinham nos navios mercantes genoveses, de onde se espalhou pelo Mediterrâneo, pela península italiana e daí para o resto da Europa.
Em 1580, houve a primeira pandemia de gripe, que se espalhou pela Ásia, Europa, África e América, e séculos depois, a chamada Gripe Russa, já em 1889, e foi a primeira a ser documentada em detalhes, e que é descrita por sua proliferação inicial de duas semanas pelo Império Russo e que chega até o Rio de Janeiro, e foi estipulado que, ao todo, morreram 1 milhão de pessoas por conta de um subtipo da Influenza A.
Em 1918, por sua vez, a Gripe Espanhola chegou a causar a morte de 20 a 50 milhões de pessoas, afetando desde idosos e pacientes com sistema imunológico debilitado até jovens e adultos, e que se originou, provavelmente, nos Estados Unidos, e que no Brasil quase dizimou as populações indígenas e levou a óbito cerca de 35 mil brasileiros. Houve outras variáveis durante o século XX, que ocasionou surtos pandêmicos nos anos de 1957 e 1968. Já em 2009, uma variação da Gripe Suína – anteriormente evitada na década de 70 – assolou a América do Norte, Europa, África e Ásia Oriental.
A gripe espanhola foi, então, uma vertente pandêmica do vírus influenza, e que durou de janeiro de 1918 a dezembro de 1920, infectou 500 milhões de pessoas, e como dito, com cerca de 20 a 50 milhões de mortos, numa das epidemias mais mortais da História. Houve uma censura durante a Primeira Guerra Mundial, em que os primeiros relatos foram amenizados, em que a gripe já se espalhava na Alemanha, Reino Unido, França e Estados Unidos, e a divulgação na Espanha, que não estava na guerra, por outro lado, era livre, criando a impressão de que a gripe se centralizava na Espanha, daí a alcunha “espanhola” para esta doença que se espalhava pela Europa.
Os métodos de prevenção diante de pandemias tiveram uma evolução, isto é, foi durante a Peste Negra que a cidade de Veneza adotou o conceito de quarentena, copiando o isolamento bíblico do Velho Testamento, nos surtos de hanseníase na Antiguidade. O que ocorre com a prevenção da Covid-19 tem meios semelhantes de prevenção, isolamento social e cuidados com a higiene. O tema específico sobre a Covid-19 será exposto na segunda parte desta série.

(continua)

Gustavo Bastos, filósofo e escritor.



segunda-feira, 4 de maio de 2020

MATILDE CAMPILHO E O MUNDO DA VIDA

“Jóquei é este tipo de tradução do mundo vivido em poesia”

Matilde Campilho é uma poeta que tem na vivência a sua fonte maior de poesia, ao contrário dos poetas pretensamente eruditos, que fazem de seu ofício mais uma exibição de seu conhecimento do que o registro fiel do que se é, o poeta sendo, como a fonte primordial para a poesia, aqui em Matilde temos aos montes. E esta vivência vem de seu hábito saudável de flâneur, com um olhar contemporâneo que funciona como uma antena de seu tempo e da poesia de seu tempo, Matilde vive intensamente o que escreve, e sua passagem pelo Rio de Janeiro prova isto, Matilde vive o que escreve.
A riqueza de suas imagens tem, além de um ar cool sem afetação, um conjunto de registros que passam pela coloquialidade entre temas dos mais diversos, uma miríade de curiosidades se forma nesta escrita criativa no verso, e caudalosa no poema em prosa. Jóquei, seu livro de 2014, tem este espírito fresco, que dá a sensação de poema ao ar livre, longe das afetações de gabinete e de toda a sua gabolice. “Jóquei” é o nome que se dá ao profissional que monta o cavalo de corrida.
Em Jóquei temos imagens em sua diversidade temática, desde publicitários com cotovelos gastos, vendedores de picolé, dólares amassados no bolso na forma da Beretta 92fs, o porteiro da loja de discos e até desemboca num poema em prosa que toma de tema o ácido desoxirribonucleico. Matilde nos indica, com seus poemas, uma leitura fluida entre temas do cotidiano e temas também de conhecimento, como o DNA, mas com uma cadência suave e interessante, a sua condução em seus poemas nos leva a um mundo aberto, como se víssemos tudo de uma janela aberta para o mundo, e lhe dando um forte abraço, ler Jóquei me dá a sensação de uma boa caminhada ao ar livre.
Tem muita poesia no mundo, e não somente nas mitologias, a sua origem, e Matilde nos dá a prova fiel de que ela está aí, e é possível decodificá-la, e Jóquei é este tipo de tradução do mundo vivido em poesia, com uma força original, um registro que renova o mundo, refazendo o que está dado, acabado, num acabamento novo, a poesia que fala e vive o mundo. E o espaço da fé, neste livro, não lhe dá forma de doutrina ou de um livro baseado em crenças, mas no sagrado envolvido no mundo da vida, na profana vida cotidiana, em seus objetos e demandas várias, o mundo da vida é soberano na poesia de Matilde Campilho.
A proximidade com o leitor, seu chamamento, acolhe este leitor, o coloca em plano familiar, numa intimidade, e esta linguagem do mundo da vida, coloca este chamamento e a ideia de proximidade e familiaridade como o modo de operar da poesia de Matilde, a sua dicção cool se junta a temas que nos aproximam cada vez mais de sua vivência, e tal viver nos é familiar, não há estranhamento desnecessário, não há uma complexidade gratuita, o simples aqui se dá como a verdade da vida, a sua vivência num primeiro take, os poemas aqui nos aparecem como instantâneos, registros que capturam uma impressão forte e sensorial, portanto, cheia de vida.
A parte filosófica da poesia de Matilde, por sua vez, vem neste influxo que não se liga à lógica ou ao campo propositivo, de argumentação para fazer inflexão conceitual, bem longe disso, mas colocando a própria filosofia neste jogo da poesia como algo possível para todos, no poema Veleiro, por exemplo, podemos ver isto, aonde se pode ler : “A filosofia é uma matemática muito esclarecedora e qualquer dia ainda vai salvar o mundo”. Em Jóquei se pode dizer que a filosofia aparece nas ruas, no ato do flâneur, este ser que vem povoar a poesia desde a fundação baudelairiana. Temos esta certa filosofia em “Rapariga que oferece à visão o hábito da escuridão e depois logo se vê” (“Descrição da cidade de Lisboa”), e também na frase : “subitamente tudo arde e então a única possibilidade é o desvio” (“A volta no cadillac de Billy J.”).
O pensamento cósmico, por sua vez, ganha um tratamento iconoclasta na poesia de Matilde, numa irreverência que lhe confere leveza. O conteúdo metafísico, portanto, tem um ar leve, que lhe tira de sua sisudez filosófica, de sua obscuridade originária, e entra no jogo poético para um divertimento que, novamente, coloca a proximidade como um dos meios em que opera a poesia de Matilde, um convite e chamamento para um encontro de vida e que coloca a palavra no serviço desta vida vivida, a parte filosófica, cósmica, metafísica, ou qualquer operação linguística que poderia se tornar complexa, ganha no jogo poético estabelecido por Matilde, cores leves de um mundo da vida que está próximo de todos nós.
As experiências de dor e de amor, por sua vez, trabalham na poesia de Matilde, como dois polos na tensão do encontro amoroso, experiências necessárias para seu fortalecimento. Nos vídeo-poemas de Matilde, o chamamento é para seus amigos de Portugal, era um envio como a possibilidade de um encontro. Uma poesia do encontro, que chama “vem dançar comigo, vem” (“Fevereiro”), como Drummond nos convoca com os versos “Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas”. Esta proximidade que se levanta o tempo todo na poesia de Matilde Campilho, que coloca no plano do mundo da vida o cosmos, a experiência do sagrado, a filosofia, trazendo para perto da vivência qualquer tema é o que coloca o sentido do livro Jóquei como um livro sobre a vida, além de ser um livro de poesia.

POEMAS :

ASCENDENTE ESCORPIÃO : O poema começa com o cenário do nascimento de Billy Ray, e aqui temos tal evento em um contexto poético próprio, que vem : “Na noite em que Billy Ray nasceu/(rua 28, cruzamento cm a 7, Nova Iorque)/não havia ninguém dedicado à contemplação dos gerânios/Havia, isso sim, o som do mundo que caía/como estalactites múltiplas/sobre as cercanias do hospital”. O contexto urbano, o que cercava este evento, a poeta aqui nos diz, no que segue : “Havia o caminhão varrendo todos os pedaços de lixo da rua/Havia o ruído das fichas de pôquer sendo lançadas/sobre a mesa verde-gasto, entre dedos e fumaça/Alguém gritando, na explosão da minúscula morte/Alguém cantando a canção sul-americana”. Esta noite especial, de tão especial, faz com que Matilde enumere tudo que está em volta disto, e temos : “Havia o rádio no on tocando algum barulhinho em onda média/Havia uma bruxa cozinhando azevinho & cobre na panela/do apartamento de paredes queimadas/Na noite do nascimento de Billy Ray/ao mesmo tempo que ele escutava o som gelatinoso/da placenta de onde era arrancado/e depois o som da passagem pelo canal uterino de sua mãe/e depois o som do primeiro toque em sua cabeça/e depois o som de seu próprio grito/o grito que inaugura a festa”. Esta descrição do parto em forma poética é de uma inteligência ímpar, a poesia num espaço inóspito e hospitalar, num evento extremo da vida, no que segue : “centenas de homens vergados/fazendo vênia à metafísica suficiente/que existe nos corredores do mundo/e se extrapola até o infinito luar.”. A coda evocando a metafísica, por fim, se esvai no infinito luar.

O APARECIMENTO DAS CAVEIRAS NO LENÇOL DA VIA LÁCTEA : O poema coloca a poeta em sua decadência, seu envelhecimento, e aponta para o evento bíblico de Jonas e a baleia, no que temos : “Minha cara está envelhecendo/antes de mim/Reconheço meus deuses/e se supõe que Jonas/também tenha reconhecido a baleia/antes da grande meditação/antes do grande silêncio”. A poeta é uma aventureira, e dá seu mergulho, a descrição do cenário natural é rico, e nos dá então seu seguimento : “Pratico mergulho-prego/desde a rocha mais alta/como é próprio da estação/E antes do salto/sempre peço a Deus/que a guerra não me seja/de todo indiferente/Porque foi assim/que me ensinou a santa/Foi assim que me segredou/a estrada de fogo/da oitava região/Há uma seleção de catástrofes/se apresentando firmes”. E do segredo aprendido, o mais importante, é conhecer bem as catástrofes, e a poeta segue : “Minha cara está marcada/por revoluções e iodo/por estilhaços de cobre/e pelo silêncio profundo” (...) “Carrego nas costas/a espada de plástico/que corta o friso nublado/entre signo e ascendente/Sim eu me aproximo/cada vez mais de meu ascendente/enquanto faço pazes com meu sol/Reconheço meus heróis/mas pelo sim pelo não/ainda guardo em meu bolso/a nota de cinco dólares/que me ofereceu o nômade/que cantava no deserto.”. A poeta está em metamorfose, a sua transição para seu ascendente astrológico marca esta transformação, sua nova imagem, ela está envelhecendo, sua cara está marcada.

VELEIRO : O poema se abre num circuito filosófico, no que vem : “Bem : as palmeiras brilham mais que o ouro. Walter Benjamin tinha razão sobre os círculos – quanto mais se roda em volta do amor, mais o amor se expande. A filosofia é uma matemática muito esclarecedora e qualquer dia ainda vai salvar o mundo.”. A filosofia aparece aqui como instrumento de salvação e não mais do pensamento, e então vem a liberdade, dar ao toque do poema, seu jogo com a palavra, no que temos : “A liberdade se faz inteira debaixo da palavra, entre um músico Tang e um jarro de Oaxaca. Os continentes se aproximam docemente e, como você me explicou, o selvagem europeu ainda vai soltar seu esplendor.”. Aqui o encontro do tom, como numa banda de música, para que o conjunto dos instrumentos funcione, tem também no exemplo das baleias e a frequência de seu canto, a importância da harmonia na vida para que ela aja em uníssono, no que temos : “Todo canto tem um tom, e a maioria dos mamíferos se agrupam pelo reconhecimento de uma musicalidade comum. Sim, o fadista vai escolher o fadista, e as manadas de baleias costumam espalhar seu sopro de cerca de 20 hertz por oceanos infinitos. Em comunhão. Mas imagine você que em 1989 alguém descobriu uma baleia que canta solitária a 52 hertz”. A história da baleia solitária é comovente, incompreendida, ela canta fora do tom, no que temos : “Depois do surgimento da baleia solitária, depois dos círculos de Benjamin,”. E o poema evoca o brilho natural da terra, como vê-lo, e inverte a profecia de Eliot, curando a sua Madame Sosostris, e para além da paixão e do desejo, o amor salva do afogamento a alma humana, no que temos : “me diga, como não acreditar no brilho natural que diariamente resplandece no peito da terra? Bem, seu rosto de espanto frente ao sorvete de morango numa tarde de domingo é a manobra que puxa o lustro à pele do planeta. Benzinho, estamos invertendo a profecia de Eliot. Estamos curando o resfriado de Madame Sosostris, e esta coisa da alegria ainda vai dar muito certo. Seja como for, dê por onde der, seguimos usando o colar de pérolas que é feito dos olhos do marinheiro fenício. No que depender do amor, para além da paixão e para além do desejo : ninguém mais se afogará.”.

PELE DE COURO : A descrição raiz deste poema evoca o mundo primitivo na ilha de Saint Naumpke, no que temos : “Foi no tempo em que/(como apontou Herbert)/adormecíamos/com uma mão debaixo da cabeça/e com a outra/num aterro de planetas/Morávamos na ilha/De Saint Naumpke/no palácio de estacas e cal/construído por nós mesmos”. O cotidiano da vida aqui é descrito, e seus dons revelados, no que temos : “O pão era feito de alecrim/Os pescadores vinham/ensinar-nos os dons/E isso era tudo/o que precisávamos”. A experiência direta com a terra também é evocada : “Por vezes eu pintava/minha cara de amarelo/só para perceber/a consciência telúrica/que trazem consigo alguns/jaguares e cobras corais”. O poema encerra com o enigma deste tempo inóspito, o poema aqui quase arqueológico, se conclui na descoberta de que são feitas as omoplatas dos amantes : “Existiam heróis daquela pátria/mas eu nunca soube quais/Havia um beato sem rosto/a quem tinham feito um altar/junto à primeira rocha de Naumpke/Sua estátua era de aço/e a todas as manhãs/alguém deixava a seus pés/uma esteira de rosmaninho./Aquele foi o nosso tempo,/o tempo da descoberta dos aterros/e das cavernas de que são feitas/as omoplatas dos amantes.”.

TIGER BALM : O poema fala do amor e de como se dá a sua importância, e segue se expandindo para várias frentes, no que temos : “O brasileiro acha que o amor é importante porra, eu cá não acho nada, só fui arranhando poemas, alinhando conchas, tirei o relógio nos últimos anos para escrever, para ler os textos norte-americanos, guaranis e siríacos. Disse que era índio mas nunca me despi na rua. Entendi que não existe um poeta maior e espero ter entendido que um esquiador, um pescador, um astrólogo e um boxeur são quase sempre a mesma coisa.”. As atividades aqui não são idealizadas, todos valem a mesma coisa, e segue o poema : “Soube de histórias de ladrões que foram os primeiros a entrar no céu logo depois de Cristo, e também soube de um anjo que não estava acostumado a fazer de cicerone a esse tipo de gente. Descobri que o cirílico não é tão difícil assim se se prestar atenção à forma como são escritos os nomes.”. As descobertas da poeta aqui são inúmeras, no que segue : “Aquela frase sobre o amor está escrita em cartazes espalhados por todas as cidades onde já estive. Tinha também uma frase sobre tigres, mas essa ficou num só cartaz, numa cidade só. Li sobre pássaros e passei a saber que os pássaros medem a distância em unidades de corpo e não em metros : a densidade de cada corpo não importa, o que importa é a distância entre eles.”. A poeta enumera e explica as suas descobertas, seu estudo se adensa e se aprofunda, no que vem : “Em determinado momento achei que K. era o homem mais bonito do mundo. Quando não pude mais com o silêncio escutei as canções. Soube da morte no mesmo dia em que soube que o amor sim é importante, mas não é imutável. Acho que chorei. Telefonei a meu primeiro rapaz e lhe contei tudo isso. Lembro-me que ficou muito tempo calado e depois escutou-se pelo país o ruído de uma garganta seca. Entre nós será a guerra, foi o que ele disse, mas isso foi muito tempo antes. Aconteceu também que eu pedi esse tal em casamento : uma vez, outra vez e depois outra vez. Ele negou três vezes mas nem por isso deixei de achar que ele era o poeta mais bonito do mundo.”. A poeta enumera também suas aventuras amorosas, num misto de seriedade e anedotário, uma curiosidade para leitores, e bem interessante, e segue o poema : “Apaixonei-me por bandeiras no verão de dois mil e dez, quando os meninos dançavam um transe muito psicodélico feito do som dos ramos das araucárias varando no ar.”. A paixão pelas bandeiras, e o transe psicodélico, tudo num mesmo espaço, como se fossem a mesma coisa, e o poema segue : “Aprendi a contar pelas manchas múltiplas de uma papaia e acentuei a palavra açaí muitas vezes. Vi dois leões roçando os focinhos um no outro e vi dois leões rugindo contra Deus quando repararam que seus focinhos eram exatamente o mesmo focinho. Decidi que astronauta era a palavra mais incrível de todas, mais ainda do que açaí, e então resolvi que todos os poemas a partir dali seriam escritos no centro de um círculo desenhado num capacete. Já não sei o que acha o brasileiro porque hoje eu acho que brasileiro ou argelino são precisamente a mesma coisa : tudo o que respira, brota. Acho que a ternura é importante.”. O poema, ao fim, celebra a vida, tudo o que respira, brota.

POEMAS :

ASCENDENTE ESCORPIÃO

Na noite em que Billy Ray nasceu
(rua 28, cruzamento cm a 7, Nova Iorque)
não havia ninguém dedicado à contemplação dos gerânios
Havia, isso sim, o som do mundo que caía
como estalactites múltiplas
sobre as cercanias do hospital
Automóveis, alguns a 90 km/hora, outros a 30 km/hora
Bombeiros correndo para salvar o cachorro
preso na escotilha do bote atracado no Hudson
O imigrante rendendo o caixa da loja de conveniência
para roubar alguns dólares e chicletes
Aquele casal na esquina à direita, os dois chorando,
terminando com razão o arrastado namoro de cinco anos
Rosa Burns entrando em casa sem pressa nenhuma,
lançando investidas à fechadura com a chave muito mais velha
que seu rosto – tremendo, tremendo, quase desistindo
desse negócio de viver e atirar no alvo
Havia o caminhão varrendo todos os pedaços de lixo da rua
Havia o ruído das fichas de pôquer sendo lançadas
sobre a mesa verde-gasto, entre dedos e fumaça
Alguém gritando, na explosão da minúscula morte
Alguém cantando a canção sul-americana
Alguém afagando o pescoço do pombo sem dono
Alguém jogando a bola de tênis contra a parede do quarto,
repetidamente, repetidamente, repetidamente
Havia o rádio no on tocando algum barulhinho em onda média
Havia uma bruxa cozinhando azevinho & cobre na panela
do apartamento de paredes queimadas
Na noite do nascimento de Billy Ray
ao mesmo tempo que ele escutava o som gelatinoso
da placenta de onde era arrancado
e depois o som da passagem pelo canal uterino de sua mãe
e depois o som do primeiro toque em sua cabeça
e depois o som de seu próprio grito
o grito que inaugura a festa
O mundo se reunia inteiro
entre a rua 28 e a rua 7
em Nova Iorque
para rezar a oração dos pequenos gestos
o aleluia da existência ocidental :
centenas de homens vergados
fazendo vênia à metafísica suficiente
que existe nos corredores do mundo
e se extrapola até o infinito luar.

O APARECIMENTO DAS CAVEIRAS NO LENÇOL DA VIA LÁCTEA

Minha cara está envelhecendo
antes de mim
Reconheço meus deuses
e se supõe que Jonas
também tenha reconhecido a baleia
antes da grande meditação
antes do grande silêncio
ou antes de escavar
a costela de sal
Pratico mergulho-prego
desde a rocha mais alta
como é próprio da estação
E antes do salto
sempre peço a Deus
que a guerra não me seja
de todo indiferente
Porque foi assim
que me ensinou a santa
Foi assim que me segredou
a estrada de fogo
da oitava região
Há uma seleção de catástrofes
se apresentando firmes
Coisas do tipo
A figura da menina russa
que passa no parquinho
acenando 3 pêssegos
dentro da bolsa de plástico
Como se fosse um arqueiro
fazendo show-off
de suas setas douradas
no fio solar de agosto
Minha cara está marcada
por revoluções e iodo
por estilhaços de cobre
e pelo silêncio profundo
de los angelitos negros
à hora do café com açúcar
Carrego nas costas
a espada de plástico
que corta o friso nublado
entre signo e ascendente
Sim eu me aproximo
cada vez mais de meu ascendente
enquanto faço pazes com meu sol
Reconheço meus heróis
mas pelo sim pelo não
ainda guardo em meu bolso
a nota de cinco dólares
que me ofereceu o nômade
que cantava no deserto.

VELEIRO

Bem : as palmeiras brilham mais que o ouro. Walter Benjamin tinha razão sobre os círculos – quanto mais se roda em volta do amor, mais o amor se expande. A filosofia é uma matemática muito esclarecedora e qualquer dia ainda vai salvar o mundo. Bem, quatrocentos anos depois e você & eu ainda somos uma espécie de Ferris Bueller`s Day Off. Ó, você viu os coros dos meninos na avenida? A alegria é um carro de bombeiros todo enfeitado de penas e cavalos bravos, atravessando tudo. A liberdade se faz inteira debaixo da palavra, entre um músico Tang e um jarro de Oaxaca. Os continentes se aproximam docemente e, como você me explicou, o selvagem europeu ainda vai soltar seu esplendor. Acredito muito naquilo que ninguém mais espera, principalmente depois que dei de caras com o dorso da baleia solitária. Todo canto tem um tom, e a maioria dos mamíferos se agrupam pelo reconhecimento de uma musicalidade comum. Sim, o fadista vai escolher o fadista, e as manadas de baleias costumam espalhar seu sopro de cerca de 20 hertz por oceanos infinitos. Em comunhão. Mas imagine você que em 1989 alguém descobriu uma baleia que canta solitária a 52 hertz – sem primos, sem irmãos, sem melhor amigo, sem ilha onde fazer um pit stop. Ninguém vocaliza na sua frequência, ouvido nenhum escuta seus 52 pontos. Há milagres. Depois do surgimento da baleia solitária, depois dos círculos de Benjamin, depois do desdobramento do poema XIX, depois do berlinde de Seymour Glass sendo girado no dedo do jogador de basquete, me diga, como não acreditar no brilho natural que diariamente resplandece no peito da terra? Bem, seu rosto de espanto frente ao sorvete de morango numa tarde de domingo é a manobra que puxa o lustro à pele do planeta. Benzinho, estamos invertendo a profecia de Eliot. Estamos curando o resfriado de Madame Sosostris, e esta coisa da alegria ainda vai dar muito certo. Seja como for, dê por onde der, seguimos usando o colar de pérolas que é feito dos olhos do marinheiro fenício. No que depender do amor, para além da paixão e para além do desejo : ninguém mais se afogará.

PELE DE COURO

Foi no tempo em que
(como apontou Herbert)
adormecíamos
com uma mão debaixo da cabeça
e com a outra
num aterro de planetas
Morávamos na ilha
De Saint Naumpke
no palácio de estacas e cal
construído por nós mesmos
durante os trinta dias de agosto
Lá os anos nunca eram bissextos
O pão era feito de alecrim
Os pescadores vinham
ensinar-nos os dons
E isso era tudo
o que precisávamos
e precisaríamos mais tarde
para entender a língua de fogo
que se falava nas pracinhas
Por vezes eu pintava
minha cara de amarelo
só para perceber
a consciência telúrica
que trazem consigo alguns
jaguares e cobras corais
Nesse tempo
alguém preferia o relento
à escuridão das casas
e portanto saía para o parque
armado com binóculos
de lentes-diamante
só para se deparar
constantemente
com a fórmula exata
do tempo de crescimento
das folhas de laranja-lima
“O couro de Golias
foi deixado aqui,
há cinco séculos
atrás” era o que ele dizia
no regresso ao palácio
à hora da refeição
Vinha sujo e coberto de areia
Trazendo flores velhas
em seu balde metálico
Existiam heróis daquela pátria
mas eu nunca soube quais
Havia um beato sem rosto
a quem tinham feito um altar
junto à primeira rocha de Naumpke
Sua estátua era de aço
e a todas as manhãs
alguém deixava a seus pés
uma esteira de rosmaninho.

Aquele foi o nosso tempo,
o tempo da descoberta dos aterros
e das cavernas de que são feitas
as omoplatas dos amantes.

TIGER BALM

O brasileiro acha que o amor é importante porra, eu cá não acho nada, só fui arranhando poemas, alinhando conchas, tirei o relógio nos últimos anos para escrever, para ler os textos norte-americanos, guaranis e siríacos. Disse que era índio mas nunca me despi na rua. Entendi que não existe um poeta maior e espero ter entendido que um esquiador, um pescador, um astrólogo e um boxeur são quase sempre a mesma coisa. Escutei muitos ícaros e entendi alguns quando me esqueci de tentar entender. Reparei no rosto daquele moço pintado de azul e vi como o pirata lhe apontava uma arma ao alvo. Acho que toda a gente sabe que o alvo é o lugar entre uma sobrancelha e outra, o olho. Frequentei gabinetes de dermatologia mas não percebi nada antes de ter lido o poeta chinês. Soube de histórias de ladrões que foram os primeiros a entrar no céu logo depois de Cristo, e também soube de um anjo que não estava acostumado a fazer de cicerone a esse tipo de gente. Descobri que o cirílico não é tão difícil assim se se prestar atenção à forma como são escritos os nomes. Aprendi que desenhar montanhas e a palavra espera são lugares muito semelhantes e que ambos podem ser comparados à dormida de um gavião no olho de Deus. Conheci um jogador de críquete que largou o esporte para dedicar-se à prosa porque acreditava na sorte. Reparei que o seu traje se manteve inalterado nas duas profissões : camisa branca e luvas brancas funcionam como músculo em qualquer eremita. Estudei muito sobre a prática do assobio, ainda não concluí nada e acho que é por isso que sei assobiar de três formas diferentes. Aquela frase sobre o amor está escrita em cartazes espalhados por todas as cidades onde já estive. Tinha também uma frase sobre tigres, mas essa ficou num só cartaz, numa cidade só. Li sobre pássaros e passei a saber que os pássaros medem a distância em unidades de corpo e não em metros : a densidade de cada corpo não importa, o que importa é a distância entre eles. Ainda assim me perguntei muitas noites sobre qual seria a medida de uma asa. Em determinado momento achei que K. era o homem mais bonito do mundo. Quando não pude mais com o silêncio escutei as canções. Soube da morte no mesmo dia em que soube que o amor sim é importante, mas não é imutável. Acho que chorei. Telefonei a meu primeiro rapaz e lhe contei tudo isso. Lembro-me que ficou muito tempo calado e depois escutou-se pelo país o ruído de uma garganta seca. Entre nós será a guerra, foi o que ele disse, mas isso foi muito tempo antes. Aconteceu também que eu pedi esse tal em casamento : uma vez, outra vez e depois outra vez. Ele negou três vezes mas nem por isso deixei de achar que ele era o poeta mais bonito do mundo. Descobri que o eixo de uma aldeia pode muito bem ser o eixo de um corpo de mulher. Soube que se faziam procissões perto do mar mas que estas nunca chegavam ao mar. Fotografei a mulher mais linda da procissão e apontei o foco à linha que divide as suas omoplatas – foi aí que aprendi a rezar. Apaixonei-me por bandeiras no verão de dois mil e dez, quando os meninos dançavam um transe muito psicodélico feito do som dos ramos das araucárias varando no ar. Descobri que meu pai nem sempre teve razão sobre as pessoas, mas que a terra onde meu pai me educou talvez sim. Tremi quando me disseram que o único imperador era o imperador do sorvete. Também me comovi quando entendi que o xisto nascia laminado nalgumas praias e que isso quer dizer escultura. Aprendi a contar pelas manchas múltiplas de uma papaia e acentuei a palavra açaí muitas vezes. Vi dois leões roçando os focinhos um no outro e vi dois leões rugindo contra Deus quando repararam que seus focinhos eram exatamente o mesmo focinho. Decidi que astronauta era a palavra mais incrível de todas, mais ainda do que açaí, e então resolvi que todos os poemas a partir dali seriam escritos no centro de um círculo desenhado num capacete. Já não sei o que acha o brasileiro porque hoje eu acho que brasileiro ou argelino são precisamente a mesma coisa : tudo o que respira, brota. Acho que a ternura é importante.

Gustavo Bastos, filósofo e escritor.