PEDRA FILOSOFAL

"Em vez de pensar que cada dia que passa é menos um dia na sua vida, pense que foi mais um dia vivido." (Gustavo Bastos)

sexta-feira, 7 de outubro de 2022

SEGURANÇA DAS URNAS

“A segurança das urnas é feita em camadas”


Muito foi dito acerca da segurança das urnas eletrônicas, tanto no sentido de corroborar os avanços do uso tecnológico no escrutínio brasileiro como para criticá-lo e tentar retomar a discussão sobre a volta da eleição de voto impresso. A questão é importante e no que se refere às auditorias, este é o ponto chave em que podemos reafirmar que os avanços são evidentes e que os devidos esclarecimentos já foram dados e reforçados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

As auditorias servem para verificar a integridade e a autenticidade das urnas eletrônicas. No caso, o TSE já realizou seis vezes o chamado TPS (Teste Público de Segurança). Indo mais além, o prazo de abertura dos códigos-fonte foi ampliado de 6 meses para 12 meses, com a instituição da Comissão de Transparência Eleitoral. 

O último TPS (Teste Público de Segurança), por sua vez, foi feito no ano de 2021. Uma informação importante, também, é a de que no dia da eleição não há nenhum equipamento do sistema eletrônico de votação que tenha conexão com a internet, o que impede o acesso de terceiros aos dados gravados. No fim da votação, por sua vez, o presidente da seção eleitoral utiliza senha própria e encerra a votação e emite o Boletim de Urna (BU), que é o relatório impresso com ao menos cinco vias e que é fixado publicamente na seção eleitoral. 

Além da publicação dos arquivos do Boletim de Urna (BU), são publicados na internet os arquivos do RDV (Registro Digital do Voto) e os logs das urnas eletrônicas. O processo eleitoral ainda é aberto à fiscalização de diversas entidades, o que inclui coligações, federações, partidos políticos, órgãos de governo, departamentos de tecnologia da informação de universidades credenciadas ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), dentre outras entidades públicas e privadas (sem fins lucrativos).  

Outros mecanismos de segurança importantes na votação eletrônica são as chamadas assinatura digital e o resumo digital. A assinatura digital consiste em uma técnica criptográfica que visa garantir um conteúdo, neste caso, de um arquivo digital, em que se pode verificar a sua integridade, ou seja, que não sofreu modificação de seu programa de computador por falha de gravação ou leitura. A validação da assinatura digital se dá, portanto, pela constatação de que esta não teve o seu conteúdo modificado. 

No que se refere à autenticidade do programa, se confirma se este foi gerado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e, portanto, tem origem oficial. O resumo digital, por sua vez, é o chamado hash, um resumo criptográfico, que envolve uma técnica criptográfica que é semelhante a um dígito verificador. O resumo digital de um arquivo digital é calculado por um algoritmo público, isto é, um método matemático conhecido por todos. Os resumos digitais são publicados no portal do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) depois do cálculo dos hashs de todos os arquivos digitais. 

A segurança das urnas é feita em camadas, pois existem diferentes tipos de dispositivos de segurança, com cada um tendo uma finalidade específica. As barreiras de segurança no sistema eletrônico de votação conjugam o objetivo de tornar o sistema inviolável. Uma informação importante é a de que se o sistema sofre qualquer ataque, ocorre um efeito cascata, pois a urna eletrônica trava, impedindo que sejam gerados resultados válidos. 

A respeito do TPS (Testes Públicos de Segurança), o primeiro ocorreu em novembro de 2009, e o resultado é dito pelo TSE que até hoje “nenhuma tentativa de adulteração dos sistemas ou dos resultados da votação obteve êxito”. No período eleitoral, por sua vez, o acompanhamento é feito pela Justiça Eleitoral, pela sociedade civil, colaboradores que realizam o transporte, preparação e manutenção das urnas eletrônicas, e pelos mesários convocados. Os colaboradores e os mesários não têm acesso ao código-fonte dos sistemas eleitorais, ou seja, não terão como violar o software e o hardware da urna eletrônica. 

Os procedimentos do sistema eleitoral, quando se aproximam as eleições, consistem nas etapas como a de 30 dias antes do pleito, em que a versão final do programa de computador que será utilizado é assinada digitalmente e lacrada fisicamente, tudo feito em cerimônia pública em que se verifica a integridade e autenticidade dos programas instalados nas urnas eletrônicas. Também faltando 30 dias é nomeada a Comissão de Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas. 

Faltando 20 dias, todos os TREs(Tribunais Regionais Eleitorais) informam em edital e divulgam em seus sites os locais em que se realizarão as auditorias, devendo expedir ofícios para os partidos políticos sobre horário e local em que será feito o sorteio das urnas eletrônicas que serão auditadas. Um dia antes das eleições, por sua vez, são sorteados pela Justiça Eleitoral algumas seções em que se retiram urnas que são instaladas nos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) em salas com câmeras de filmagem. As urnas retiradas das seções são substituídas por novos equipamentos. 

Na véspera das eleições a comissão providencia o número de cédulas de votação que deverão ser preenchidas pelos representantes dos partidos políticos, coligações e terceiros, vetada a participação de servidores da Justiça Eleitoral. Após este preenchimento as cédulas são guardadas em urnas eletrônicas lacradas.  

No dia das eleições, em cerimônia pública, a auditoria faz a emissão dos relatórios da zerésima (comprovante da inexistência de votos) que são verificados e assinados pelo juiz eleitoral, partidos e coligações, OAB, Ministério Público, e demais entidades fiscalizadoras. No fim da votação temos a emissão do Boletim de Urna (BU), como dito anteriormente. 

Neste domingo de eleições, pouco antes das 17 h, o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Alexandre de Moraes, visitou a sala de totalização dos votos das Eleições Gerais de 2022, no edifício-sede da Corte, em Brasília. O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) veio acompanhado da presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministra Rosa Weber, e dos ministros do TSE, Cármen Lúcia e Benedito Gonçalves. O secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Julio Valente, recebeu a comitiva e explicou sobre o trabalho realizado, que tem o objetivo de observar e monitorar as informações da votação em todo o país. 

A sala da Seção de Totalização é destinada à contabilização dos números do pleito, em que os sistemas de totalização são desenvolvidos e é feita a divulgação dos resultados. Uma equipe de 20 servidores trabalha nesta sala, em parceria com outros setores da Corte dos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais). Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a contagem de votos é feita eletronicamente, sem o concurso de ação humana, ou seja, a totalização é feita por um computador, que fica no Centro de Processamento de Dados, sem a interferência humana. 


Gustavo Bastos, filósofo e escritor.

Link da Século Diário :

https://www.seculodiario.com.br/colunas/seguranca-das-urnas

quarta-feira, 5 de outubro de 2022

ENIGMA DA ESCRITA

Batuta do jogral, faz do templo

sua arte, monta a peça matreira,

os personagens são caracteres

da mais sacal vilania de sketches,


o poema faz de conta,

pinta psicodelia,

viaja, voa,

delira,


um idiota pode ler

cada verso com 

um riso aparvalhado,

os idiotas gostam

de ver Deus e diabos

em tudo e por toda parte,


os delírios dos navegantes

são os diletos pelos poetas,

numa noite de santelmo,

em que o mastro 

fagulha no marulho,

e o convés come 

carne podre,


sim, o idiota pode ler

tudo e não entender

nada, o seu nadir

é uma visão chapada,

como um parvo beatífico

antes de sua convulsão,


aos idiotas os versos

soam como enigmas,

um hieróglifo

de língua hierática,

cheia de mistério.


05/10/2022 Gustavo Bastos 


OS CANTOS PROFANOS

Quermesse dos vendilhões do templo,

alavanca das relíquias, o sacerdote

junta seus tesouros, o livro de Ezequiel

na queda, um Elias mouro,

Jeremias febril.


Pois, tem a palavra jogada

aos leões, que cava uma cova

para Daniel, regurgitando Jonas,

numa saraivada enfadonha

do códice redigido

em papiro.


Pousa o anjo, seu nome

de arcanjo anuncia,

vai ter tua cruz

mais a sina,

e liberar-se

ao fim,

com o vinho

da vitória,


eis o santo

beberrão,

e seu poema

ébrio,

 

eis o vate 

na noite

em que se eleva

o luar e a sorte

lançada.


05/10/2022 Gustavo Bastos 


VIDA DE POETA

Manda ver toda a arte

que agita em teu corpo,

vai da consciência limpa

ao mais ético da estética,

filosofia, programa artístico,

mirada, meta, desiderato,

fortuna da poesia.


Manda em toda a avenida aberta,

faz este acerto de vida de poeta,

martelada, mata no peito,

taca fogo, vira a mesa!


Todo verso martela e mata,

vive e doura ao sol,


todo poeta escreve

como quem

bebe na noite,

fumando

a noite

e esperando

a aurora.


05/10/2022 Gustavo Bastos 


POEMA PIRATA

Avante o vate ao mar

no mármore de gesso

da escultura que funde

toda a instalação,


rente à goiva 

molda a face

e o sol a pino

suando na cara

a arte solar,


faz uma toada

na carne o prêmio

de fancaria

de concurso,

o beijo hipócrita

da negociata,


gira este poema xucro,

uma pústula que decai,

equimoses da pancadaria,

a guerra demanda astúcia,

a escultura foi destruída

pelos mercenários,

uma bancada de corsários

roubou Guernica,

Monalisa, O Grito,

a Capela Sistina

foi pichada em

protesto,


uma noite distópica,

um conto cyberpunk,

hackers levam 

seus NFTs embora,

saquearam toda 

a coleção,

anarcocapitalistas

venderam o Rodin

na deep web,

finda o poema

pirata.


05/10/2022 Gustavo Bastos 


SEMEADURAS

Semeia sem querer

descobrir toda a 

colheita, semeia

tudo o que faz

como quem

faz sua 

própria ponte,

sua própria porta,


o porvir não vem

num pacote, todo

pronto, é o que 

chamam de miragem,

que cega os olhos

que não semeiam,


semeia tuas plantas,

teus anseios semeia

em teus planos, 

teus anelos semeia

em teu chão,

mirando sua nuvem,

seu voo,

seu platô,


semeia como

passarinho,

semeia como

bem-te-vi,

como 

beija-flor,


semeia

teu amor

à vida,

teu canto

geral.


05/10/2022 Gustavo Bastos 


ROSA DE TÓQUIO

Em Edo abre a cerejeira,

a floração é imensa,

mesmeriza o broto

que serve a refeição,

e os idílios que refulgem

no Monte Fuji

são rebuscados,


vem uma ciranda

em que surge

Bárbara,  

que acerta

como seta

em hora

precisa,


amor em Tóquio

tem ar de Shibuya,

na flor brotada

que bebe Sapporo,


vagueia com

seu hashi,

dando

ippon seoi nage

em desavisados,


por fim, 

o perfume

bebe chá

e acorda

no sol nascente

seu novo ciclo,


a rosa de Tóquio

é uma rosa

é uma rosa.


05/10/2022 Gustavo Bastos 



NOITE DO ZÊNITE

O frêmito que urge do frio

e do gelo, na noite que funda

e avança no canto boêmio,

este é o poema mais

azul do zênite

em que se supera

o nadir,


do auge que comemora

brumoso o brilho

de seu orvalho 

e o estalo 

no peito

que ama,


assim vai a belonave,

e os violetas que 

encantam

os girassóis,


o vermelho

que escarlate

manda o verso

na escala quente

do pincel,


não tem noite

mais noiteira, 

após a esbórnia,

que não tenha

as cores frias

de um azulado

paranormal

e misterioso

em águas-furtadas,

em colunatas

rijas, e que 

a anedota dos

anacoretas

elencam

nas 

meditações

ascetas,


faz o poeta

a sua ascese,

numa lua

abscôndita

de sua 

loucura,

como um rei

doido

e o hino

imaginário

de seu

épico. 


05/10/2022 Gustavo Bastos 


VIOLÊNCIA FEBRIL

Contra o magma os ossos que derretem,

a carne queimada e o vírus que 

detona o peito na masmorra,


brio que faz a espada cortar como

uma seta, adaga precisa,

do mártir que morre

nas mãos do carrasco,


febre da borrasca,

miasma, que é dogma

e um segmento

de sodoma

e gomorra,


que o ato final

morra, neste

ímpeto de

atalaia,

bruma que

escarra,

violenta,

com o vento

da cimitarra.


05/10/2022 Gustavo Bastos


segunda-feira, 3 de outubro de 2022

FESTA MACABRA

Neste comício temos 

a esbórnia como

método,


faz do escrutínio 

a festa do bebum

que balança,


borra a foto

com este 

esterco,


os cavalos

vão de caravana

ao sítio

da guerra

e do morticínio,


o poeta vate

vagabundo,

por fim,

sente

o cheiro

do cano

do revólver,

flertando

com a sua 

nuca.


03/10/2022 Gustavo Bastos 


IMPLOSÃO DA FARSA

Ventava na aurora campestre,

matava-se o lobo no nascedouro,

com lida e uma força bruta,

a messe era funda 

e risonha,


tem este tempo fabril

e de colheita,

passa ao vento este

sereno de orvalho,


vai ao poema na chuva,

com prosódia verbosa,

flexões e consoantes,

brilhos de estilo,

e um ritmo

estourado,


passa pelo estuário

o rigor, vende

este livro 

no passaredo,

sangra o touro

e um requinte

de verso

implode

a farsa.


03/10/2022 Gustavo Bastos