Um jovem brilhante, que já se destacava na música, conhecia o
cientista Zetan, o jovem se chamava Ziggy, ele gostava de conversar com Zetan
sobre os estudos e aplicações dos novos sistemas de propulsão, e de como os
deslocamentos bruscos dos discos voadores criados pela indústria Martial
estavam cada vez melhores, cujo uso do vácuo fazia com que movimentos incríveis
fossem feitos ao anular o campo gravitacional, e em atmosferas planetárias, por
sua vez, a propulsão agia de modo a também anular a pressão atmosférica,
fazendo que tais discos voadores tivessem uma desenvoltura no céu que
desafiavam a velha física, e pudessem aparecer e desaparecer dentro de um vácuo
produzido artificialmente ao quebrar as moléculas da atmosfera do planeta em
que estivessem.
Estava prestes a começar uma nova guerra mundial no planeta
Medalha, e Ziggy queria fugir do planeta, e infernizou Zetan para que o
enviasse a outro planeta, o que Ziggy enfim consegue e acaba sendo contratado
pela empresa Kerrang para seu envio experimental à Terra, como um golpe de
marketing até seu retorno em três anos desta viagem espetacular. Lá, ele teria
que montar uma banda e virar um rockstar e registrar as suas turnês, fazer um
filme por lá, depois decretar o fim da banda e trazer os registros da Terra
para que sejam divulgados, no seu retorno, no planeta Medalha.
Ziggy então se veste com a sua armadura de astronauta, é treinado
durante um ano para se preparar para a longa viagem, que duraria cerca de oito
meses, até que alcançasse a atmosfera terrestre. Os treinos físicos são
intensos, apesar do corpo franzino de Ziggy, e sua habilidade na guitarra
elétrica também estava sendo aperfeiçoada, num ritmo alucinante, com
composições novas que seriam gravadas para um disco que seria lançado na Terra.
Zetan faz seus estudos sobre a trajetória do disco voador que
seria lançado, seus conhecimentos em astrofísica lhe fazem ter segurança sobre
o novo empreendimento, e que esta viagem de Ziggy também seria importante para
popularizar o conhecimento científico no planeta Medalha e para que todos
saibam da importância da ciência para o verdadeiro progresso da espécie
medalhista e de todo o universo conhecido.
As viagens das naves de Medalha estavam se expandindo em
várias frentes, inúmeras viagens foram realizadas até a Terra naquelas últimas
seis décadas, e havia ainda mais trinta e cinco planetas habitados por
civilizações tecnológicas que estavam sendo observadas e estudadas, com contato
direto com três destas civilizações, as quais, duas estavam no mesmo patamar
evolutivo de Medalha, e um planeta cujo avanço era inimaginável pelos próprios
medalhistas, que enviavam alguns cientistas para este planeta para que
adquirissem conhecimento, num contato direto que era mais eficiente que
qualquer engenharia reversa bem-sucedida.
Ziggy também passa a estudar física, e o painel de controle
da nave, pois teria que ser o piloto, e ele tinha noções de simuladores, que em
um ano teriam que ser aperfeiçoadas o mais rápido possível, e ele se dá bem,
pois sua curiosidade por música também se estendia com a mesma intensidade para
outros campos de arte e conhecimentos gerais, e Zetan lhe dá inúmeras aulas de
física, enquanto o piloto renomado Field lhe dá vários macetes que lhe fazem
cortar caminhos no exigente campo da pilotagem de discos voadores.
Zetan fala principalmente da física de propulsão, com a
fórmula de criação de vácuo dentro de atmosferas oxigenadas e nitrogenadas, que
era a composição da maioria dos planetas atmosféricos, noções de metereologia,
de campo gravitacional, de energia produzida para consumo das naves, de
engenharia espacial, e por fim, noções importantes sobre velocidade e controle
do corpo em condições extremas. Ziggy absorve tudo com uma rapidez e presteza
impressionantes, e quando passa um ano de seu treinamento, ele ganha a licença
para pilotagem de discos voadores, e também um diploma de astrofísica, e o
contrato com a Kerrang é refeito para um seguro vitalício quando de seu retorno
da Terra para Medalha com a divulgação de suas aventuras de músico alienígena.
A viagem é preparada, Ziggy se sente seguro, em terreno já
observado o suficiente, vai para a última semana de divulgação da grande
viagem, o canal de entretenimento Vulty pede entrevistas, ele é autorizado pela
Kerrang apenas para uma única entrevista, um dia antes da decolagem, suas
impressões de jovem piloto são enigmáticas, ele fala de muitas coisas ao mesmo
tempo, Zetan sorri ao ver tudo, pois sabia que muito do que estava sendo dito
tinha várias pontas que muitos não percebiam.
Chega o dia, a Kerrang prepara uma filmagem junto com a
Vulty, Zetan é o chefe de tudo, a ciência era ali a autoridade máxima, os
outros iam atrás. Zetan dá a palavra final antes da decolagem, Ziggy não é
incomodado, precisava se concentrar, pois a hora da decolagem era a mais
importante, o lançamento seria ao meio-dia, num céu azul e limpo, sem sinal de
chuva, tudo certo, começa a contagem regressiva de dez segundos, é feita a
decolagem, a propulsão faz seu barulho de metal zunindo, tudo muito rápido, em
trinta segundos o disco voador de Ziggy rompe a atmosfera, chega na ionosfera e
entra no vácuo espacial, na direção da Terra.
Ziggy vê o painel de controle e fica fascinado, no setor de
bagagem, alguns objetos de sua preferência, a guitarra ele compraria na Terra,
o disco voador ganha uma velocidade absurda, em três dias contados da rotação
de Medalha, que era de trinta horas a cada dia, ele rompe a última fronteira do
sistema solar que sustentava Medalha e mais dez outros planetas, que tinha dois
gigantes gasosos, os quais ele passa rente, posa na lua de um deste planetas, tanto
para refrigerar os propulsores para que não danificassem com o calor extremo,
como para observar a vista surreal naquela lua de gelo em frente a um planeta
gasoso que brilhava um amarelo ácido inusitado.
Depois desta estadia de apenas uma hora, mais um dia, e ele
rompe a fronteira do sistema planetário em que estava Medalha, entra no
universo aberto, em direção a um outro sistema com dois sóis, aonde havia órbitas
irregulares de planetas desabitados. O disco voador da Martial era o mais
avançado de Medalha, última geração feita com propulsores poderosíssimos, cujo
poder de manipulação tanto do plasma como de sua capacidade de criar vácuo em
diversas atmosferas, fazia com que aquela nave tivesse uma forma de movimento
bem livre e desimpedida em qualquer condição astral ou atmosférica e
meteorológica, com uma estrutura de diamante, chumbo, aço, e metais de terras
raras, que faziam o disco voador de Ziggy ser indestrutível, a não ser por um
cataclismo inesperado.
A passagem pelo sistema de dois sóis da nave de Ziggy é
propriamente caótica, as órbitas irregulares daqueles planetas malucos exigiam
decisões rápidas, com conhecimento, e de uma reflexão e reflexos mais rápidos
ainda, Zetan entra em contato com Ziggy pelo computador do painel de controle e
deixa Ziggy calmo, havia um cinturão de meteoros pela frente, e a nave teria
que contornar por uma volta enorme, após um planeta gasoso que era a visão do
inferno. Um planeta que urrava e regurgitava lava, calor, fogo, e parecia que
era habitado por uma hoste de demônios. Zetan orienta Ziggy, é o suficiente
para que o cinturão de meteoros não danificasse a nave de Ziggy, ele consegue
romper o cinturão e deixa aquela vista infernal do planeta gasoso para trás.
Ziggy segue por várias semanas no espaço aberto, com uma
visão de estrelas distantes, e tomando frente na direção de um outro sistema,
este com um sol, e também com planetas gasosos, e um planeta habitado por
homens que ainda não faziam História, conhecido pelos medalhistas, que enviavam
alguns poucos antropólogos para a região, habitantes primitivos que ainda
balbuciavam e somente gritavam coisas incompreensíveis, desenhando em cavernas
e caçando coelhos (estes um pouco maiores que os da Terra e com um padrão
evolutivo que os fazia ter mais pelos que os coelhos terrenos) e bichos
silvestres (os quais não havia pares na Terra, a não ser pequenos esquilos com
aspecto esquisito e uns protótipos de cachorros que eram um misto de bicho do
mato com uma mistura genética incompreensível por medalhistas e também para quem
mora na Terra).
Zetan envia mais orientações para Ziggy, ele se aproxima do
sistema solar em que está a Terra, a empresa Kerrang fala para Ziggy digitar as
primeiras impressões do sistema solar em que está a Terra, Zetan diz a Ziggy
que aquele texto seria divulgado em um periódico científico patrocinado pela
Martial que tinha consumo interno e público, também seria publicado como artigo
em uma revista com a marca da Kerrang como divulgadora. Ziggy escreve assim que
entra no sistema solar, já permeando Netuno e a lua Tritão. O texto digitado é
bem escrito, um tanto poético e floreado, mas também com informações
importantes sobre a vista e os efeitos da entrada por estas bandas no corpo e
consciência de Ziggy, que se encontrava eufórico e pronto para voltar a tocar
música, uma vez que na nave ele não tinha tempo para fazer isto.
O disco voador ganha uma propulsão mais forte ao passar por
Saturno e Júpiter, os conhecimentos de Ziggy são auxiliados pela experiência de
Zetan, que se comunica com ele por vídeo no painel de controle, o piloto Field
se apresenta também em outra transmissão para dar as orientações finais, para a
entrada na atmosfera terrestre, a nave pousaria no deserto do Arizona, nos
Estados Unidos, e Ziggy seguiria de transporte terrestre até Los Angeles, na
Califórnia, para encontrar músicos para a sua banda, que ele já tinha batizado,
a The Spiders From Mars, na qual ele seria o líder, voz, guitarra e principal
compositor.
Zetan encerra a última transmissão pelo painel de controle,
já com o disco voador na atmosfera terrestre, e dali para frente seria com
Ziggy e sua câmera de filmar, com a qual levaria os registros de volta ao
planeta Medalha depois de sua estadia de três anos na Terra, com uma banda e
turnê pelos Estados Unidos, e lançamento de dois álbuns sob o nome de Ziggy
Stardust, e que seria a sua passagem pela Terra como um alienígena artístico,
sendo que ninguém saberia que ele era de fato um alienígena de verdade, uma vez
que suas características humanoides eram de evolução semelhante aos seres
humanos da Terra, o parentesco genético deles com os habitantes de Medalha era
grande, contudo, de origem desconhecida na História.
Ziggy faz um movimento de propulsão louco, e quando chega a 1
Km de altura da superfície terrestre, desacelera, e pousa levemente no deserto
vazio, no meio da madrugada, ele então vai a um lugar de mato seco para
esconder a nave, pousa novamente, e a deixaria ali até seu retorno para
Medalha, faz o trabalho de refrigeração do motor da nave, que é facilitado pelo
frio do deserto na madrugada do Arizona, a nave esfria, Ziggy sai da nave, faz
uns alongamentos, tira seu capacete, tira seu uniforme, veste uma roupa nos
padrões terrestres, faz uns exercícios aeróbicos, olha para o grande deserto do
Arizona e sente um prazer imenso. Ziggy então segue até a estrada, com duas
malas com seus pertences, pega um ônibus e vai em direção de Los Angeles, em
sua mala havia uma carteira com dois milhões de dólares, que a equipe de Zetan
havia deixado para ele não passar dificuldades na Califórnia até que sua banda
desse lucro.
Ziggy chega a Los Angeles ao meio-dia e vai para um hotel
três estrelas, no flat começa o seu plano de montar uma banda e ficar famoso
nos Estados Unidos e na Terra, Ziggy pesquisa em um jornal de Los Angeles, e vê
um guitarrista, de nome Mick Ronson, eles se conhecem na semana seguinte, Ziggy
não diz que é de outro planeta, mas Ronson acha Ziggy engraçado e que parecia
um alienígena, mas Ronson pensou que talvez Ziggy fosse um tipo de alienado
criativo, que não sabia bem das coisas práticas, mas que valia como músico e
estava curioso para ver que ideias este Ziggy estranho e com a língua enrolada
para falar inglês poderia oferecer. Ziggy gosta muito de Ronson e no dia
seguinte em que se conheceram e beberam vinho tinto seco, eles combinam de
tocar um som na casa de Ronson, Ziggy impressiona Ronson muito bem, e ali
começa a se gestar o que seria a banda The Spiders From Mars.
Ziggy apresenta as suas composições para Ronson nos dias
subsequentes, ele se junta com Ziggy, um tempo depois, novamente, trazendo
arranjos para estas composições, eles sabiam que aquilo não pararia ali, e
teriam que encontrar um baixista e um baterista, e Ziggy diz a Ronson que já
tinha uma plataforma comercial pronta para esta nova banda e que esta se
chamaria The Spiders From Mars. Duas semanas depois desta junção das
composições de Ziggy com os arranjos de Ronson, chegam o baixista Trevor Bolder
e o baterista Mick Woodmansey, estava pronta a banda The Spiders From Mars, e
Ziggy, a partir dali, encarnaria a persona artística de Ziggy Stardust.
A plataforma comercial de Ziggy tinha sido preparada pela
Kerrang ainda em Medalha, e Mick Ronson, que não sabia daquilo, fica estupefato
com todo o plano, e que a figura de Ziggy Stardust seria a chave para que tudo
desse certo, pois Ronson já tinha percebido o faro comercial de Ziggy e sabia
que estava com a pessoa certa para ter uma banda de sucesso. Trevor e o
baterista Mick também trazem ideias para o que viria a ser a The Spiders From
Mars, e o negócio fica pronto quando eles vão ao estúdio e pagam dez dias de
ensaios, terminam de fazer doze músicas e apresentam o projeto para empresários
do showbiz, um destes logo percebe a mina de ouro que era aquela ideia sobre um
alienígena chamado Ziggy Stardust e faz a ponte dos músicos com a Castle Music,
o contrato é assinado e eles vão gravar o álbum de estreia da banda, gravações
estas que duram um mês, e em semanas o trabalho é editado, mixado, masterizado
e o lançamento ganha destaque num jornal local de Los Angeles como um novo tipo
de rock espacial feito por um líder alienígena de nome Ziggy Stardust.
Ziggy veste uma roupa prateada e pinta o cabelo de vermelho,
o lançamento é acompanhado da música “Ziggy Stardust and The Spiders From
Mars”, depois temos a música “Rock`n´Roll Suicide” e Ronson, agora eufórico,
faz seu solo como uma criança que acabava de descobrir seu próprio mundo, o
rock se abria para uma nova história, a The Spiders From Mars agora era a banda
de Los Angeles que tomaria a frente do cenário, de lá para Hollywood e depois
para toda a Califórnia. Dentro de um mês, depois de mais uns shows pela
Califórnia, Ziggy vai passear uma semana por Nova York, havia ouvido muito
sobre esta cidade por muitos anos em sua juventude no planeta Medalha, e ele vai
para a cidade mítica, cai em Manhattan, fica enlouquecido e toma um ácido após
uma noite num pub de jazz, amanhece e ele era um alienígena de verdade tomando
ácido no meio de Manhattan, vai para as ruas urbanas, no meio do burburinho, e
sua viagem psicodélica se mistura às faces e silhuetas que via passando nesta
cidade enorme.
Ziggy volta para Los Angeles, encontra com Trevor num bar,
eles cantam a noite toda e são parados por groupies que queriam tirar fotos a
toda hora, Ziggy é meio desajeitado, não sabia ainda alguns códigos sociais e
não entende, às vezes, o que as pessoas estão dizendo, mas tinha uns livros de
História dos Estados Unidos, só que não teve muito tempo de ler, pois já tinha
sido engolido pelo turbilhão que agora era a sua banda nova e esta onda de rock
espacial que eles estavam capitaneando e que Ziggy Stardust agora era a sua
persona, e seu perfil nefelibata agora combinava com este personagem que era,
ao fim, um alienígena. Ziggy sempre pedia ajuda para Trevor, que era o que
tinha mais traquejo social para lhe ajudar a entender gírias que o deixavam sem
entender nada, e aos poucos Ziggy até arriscava umas galimatias entre os novos
músicos que conhecia no cenário de Los Angeles e Hollywood.
Numa noite em Los Angeles, depois de beber uns conhaques e
uns uísques, Ziggy acaba sendo atacado por uma groupie que tinha pintado o
cabelo de vermelho em homenagem ao alienígena Ziggy Stardust, ele toma um
susto, mas, em seguida tem um acesso de riso que o deixa soluçando, a groupie
pede então uma cerveja alemã, Ziggy começa a ficar tonto e de tanto soluçar,
vomita no salão do bar em que estava, a groupie acha aquela figura engraçada,
parecia que Ziggy nunca entendia nada e vivia sempre perdido, ela diz se chamar
Anne, e vai com ele para um show, ainda naquela noite, de Iggy Pop, Ziggy olha
aquele show e acha o vocalista bem legal, vai ao camarim, e ali começava uma
amizade intensa.
Ziggy e Anne, que naquela noite do show já trocaram beijos,
conhecem Iggy, e ele acha Ziggy bem esquisito, e conclui que aquela figura dava
pano para manga, convidou ele e Anne para uma volta por Los Angeles, disse que
era de Detroit e que vivia em Los Angeles há um ano, eles vão para uma praça,
bebem cerveja, Iggy fala de seu tempo de The Stooges, sua primeira banda antes
de partir para a sua carreira solo, Ziggy ri de tudo que Iggy falava, até o que
ele não entendia, pois o modo com que Iggy dizia as coisas, colocava um ar
hilariante em Ziggy, Anne bebia e ouvia aquelas conversas sem nexo entre Iggy e
Ziggy, a noite inteira, até o amanhecer, numa praça em que só estavam os três,
Anne ouvia tudo aquilo e achava tudo muito surreal e curioso, sabia que ali
havia três almas semelhantes, de algum modo, que tinham se encontrado em um
único dia.
Ziggy segue para a casa de Anne ao meio-dia, depois deles,
com Iggy, terem tomado um imenso café-da-manhã num estabelecimento de lanches,
Ziggy fica com o contato de Iggy, os dois se convidam para seus respectivos
shows, contudo, acabam combinando um mês de turnê conjunta, Anne fica radiante
e disse que tinha uma máquina fotográfica, tira uma foto com Iggy e Ziggy
fazendo poses bizarras no sol que já despontava. Meio-dia e meia Ziggy e Anne
chegam à casa dela, Anne coloca um disco do The Stooges, o Raw Power, e diz que
aquela era a tal banda que Iggy mencionou, Ziggy fica elétrico e desiste de
dormir depois de ter virado a noite com Anne e seu novo amigo Iggy, Anne dorme,
Ziggy fica a tarde inteira ouvindo os LPs que estavam na sala de Anne, que era
uma jovem abastada, trabalhava com fotografia de moda, mas tinha herdado uma
fortuna do pai aviador que morrera há dois anos.
Dentre os LPs que havia na sala de Anne, além do The Stooges
que ela havia lhe apresentado, Ziggy fica fascinado com um disco de Jazz, o
Kind Of Blue do Miles Davis, e fica ouvindo So What dez vezes seguidas até
imitar o trompete de Miles com a boca de modo perfeito, Anne acorda e acha que
tem alguém tocando trompete na sala, mas era Ziggy viajando com Miles e fazendo
som de sopro com a boca, Anne ainda estava meio tonta de sono e pede uma pizza,
Ziggy disse que no dia seguinte tinha um compromisso comercial envolvendo o
produtor e o empresário da banda e que depois se encontraria com Anne no mesmo
bar em que se conheceram para comemorar de noite, depois falariam novamente com
Iggy, que nesta noite teria mais um show e sumiria para Detroit por duas
semanas para visitar amigos e parentes.
Ziggy sai de noite da casa de Anne e nesta primeira noite se
encontraria com a sua banda, não teria ensaio, era um encontro entre os músicos
da banda para beber e jogar conversa fora, Ronson sabia de um bar especial que
tocava delta blues, e sugere que todos se encontrassem lá para tomar umas
cervejas caras e jogar sinuca. Ziggy iria paramentado com uma roupa metálica, a
mesma que tinha usado em seu último show, seu cabelo vermelho, ao fim da tarde,
ganha novo tingimento, e fica meio alaranjado, dali para frente Ziggy usaria
esta gradação e um estilo de cabelo arrepiado e uns gestuais estranhos de
alienígena, pois agora se sentia um verdadeiro norte-americano, e sua memória
do planeta Medalha agora se misturava às cervejas e hambúrgueres que consumia
sem parar neste seu novo país.
Chega a noite, Ziggy chega no tal bar que tocava delta blues,
ouve um som tosco e mal gravado, pergunta ao garçom o que era aquilo, ele diz
para Ziggy que era Robert Johnson, Ziggy fica curioso, o rock que conhecia de
vídeos pirateados para Medalha sobre o cenário musical da Terra antes que
fizesse esta longa viagem não incluiu este gênero em seus estudos, que se
resumiu, em geral, a rock clássico ou psicodélico. Ziggy tenta se acostumar
àquele som, pede uma cerveja, e nisso chega Trevor, depois Mick, e por último,
atrasado, Ronson, que disse estar resolvendo um problema doméstico com sua
namorada, pois havia um encanamento estourado em sua casa, que foi resolvido só
no começo daquela noite. Ronson traz uns charutos cubanos, Cohibas contrabandeados
de Havana, ou melhor, ele disse ter trazido aquilo em sua mala, numa viagem
para a República Dominicana, sabia que tais Cohibas e Monsantos eram proibidos,
mas que todos os presidentes norte-americanos os fumavam, era um maço cheio,
ele acendeu seu Cohiba, baforou todo o bar como um cavalo de terreiro e pediu
uma cerveja cara, uma das mais caras, cerveja artesanal alemã, e desatou um
alemão macarrônico e deu umas risadas como se estivesse possuído, Ziggy entra
na onda e começa a falar a sua língua original de seu país em Medalha, ninguém
entende nada e acham que Ziggy tinha o dom de línguas.
Quando acaba aquela dança desengonçada de Ziggy e Ronson,
eles se sentam com Trevor e Mick, conversam bastante, a banda andava muito
unida, e a liderança e destaque de Ziggy Stardust não provocava ciumeira, pois
a postura despachada de Ziggy faria qualquer um que o olhasse e não soubesse da
história nem desconfiar de que ele era a figura que ficava sempre em destaque,
pois parecia ser mais um tipo falhado de comediante do que um líder de uma
banda importante, e seu inglês bizarro não contribuía para que Ziggy fosse
olhado, num primeiro lance, como alguém que se tornou importante no cenário
rock da Califórnia e, aos poucos, no rock norte-americano e mundial.
Ronson decide ir para um palco que tinha neste bar de delta
blues e pede um violão que tinha lá ao garçom, e toca Son House com voz e
violão, Ziggy continuava achando aquele som estranho para seus ouvidos, e
depois Ronson conta toda a história dos spirituals e das fazendas de algodão e
tudo que envolvia o delta blues para Ziggy, que acha a história fascinante, mas
continuava achando Robert Johnson algo bizarro e terrivelmente mal gravado,
nada que se parecesse com o disco bem produzido que ele tinha acabado de lançar
com o The Spiders From Mars, para Ziggy, ouvir Robert Johnson ou ainda Son
House não fazia o menor sentido para ele, que tinha curtido mesmo o LP do Kind
Of Blue que descobrira na casa de Anne.
Depois de tocar novamente mais uma música de Son House e
depois uma de Blind Lemon Jefferson, Ronson não consegue que Ziggy curtisse o
delta blues, e então quebra a tradição do bar e toca ao violão “Ruby Tuesday”
dos Rolling Stones, que Ziggy tinha ouvido no planeta Medalha, depois de
receber versões piratas do comando central da astronáutica de seu país, que
captava o sinal de internet da Terra e de outras civilizações, e o material era
exclusivo para Ziggy, que o usou como material de estudo para compor para a The
Spiders From Mars, tudo num plano metrificado e feito para dar certo. Ziggy
fica eufórico com Stones e Ronson agora fica mais tranquilo, não queria que seu
estranho amigo e companheiro de banda saísse daquela noite sem ouvir algo que
gostasse.
No fim da noite, já bêbados, Ziggy, Ronson, Trevor e Mick cantam
juntos o hino dos Estados Unidos, e saem logo após do bar para as ruas de Los
Angeles falando alto pela madrugada até ao amanhecer, quando Trevor aperta um
baseado e Ziggy fuma um pouco, mas não tinha o hábito de fumar maconha, fica
meio zonzo, e Ronson, desta vez para perturbar Ziggy, começa a cantar Son House
em seus ouvidos, Ziggy fica desorientado e pensa estar ouvindo um zumbido, o
delta blues à capela de Ronson ganha um aspecto bizarro dentro da cabeça
chapada de Ziggy, que, pela manhã, ao bater na casa de Anne, falava um inglês
incompreensível, Anne sorri e vê que Ziggy estava completamente bêbado e
chapado e lhe dá um banho de mangueira com a água no máximo, mexendo em seus
cabelos vermelhos alaranjados e ligando o som no máximo que tocava The Stooges,
desta vez seu LP do Fun House.
Ziggy só dorme um pouco, logo acorda e segue para o
compromisso comercial com o produtor e o empresário da banda, eles discutem a
tal famosa plataforma comercial de Ziggy, preparada em Medalha, e que eles não
faziam ideia de que era um projeto de outro mundo, elogiam as ideias e dizem
para Ziggy se preparar, pois seria convidado para filmar, seu personagem seria
um alienígena vindo de um planeta dourado, com tecnologia avançada, uma
produção cara e Ziggy seria Zoltar, o personagem principal do filme, um
extraterrestre que chega na Terra para ter novas experiências. Ziggy Stardust,
que já era a persona alienígena de sua banda The Spiders From Mars, agora seria
mais um duplo, o alienígena Zoltar, vindo de um planeta dourado e avançado, num
disco voador que pousaria nos Estados Unidos, ali ele teria mil aventuras como
um alienígena meio traquinas e com armas laser e gestos robóticos. O nome do
filme seria “Zoltar, o forasteiro”.
Ziggy sai da reunião radiante e teria que se preparar para a
filmagem que seria após o fim da turnê do debut da The Spiders From Mars, ele
volta para a casa de Anne, e a noite saem para o mesmo bar em que se
conheceram, Anne leva seu LP do Fun House e coloca na vitrola do bar, os gritos
rascantes de Iggy Pop invadem o local, Anne e Ziggy curtem o som e dançam meio
tontos de cerveja por duas horas, lá toca Fun House, e depois uns LPs que tinham
no bar, Janis Joplin e Jimi Hendrix, Ziggy conheceu estas músicas no seu
material em Medalha, e era seu som preferido, dali ele sairia para compor
“Starman” e lançar a música no tal filme que faria. Anne sabia que Ziggy tinha
acabado de ter uma nova ideia, pois Ziggy tinha um riso frouxo, e Anne sacou
que Ziggy tinha uma carta nova na manga, Jimi tocava “Spanish Castle Magic” e
Ziggy virava sua cerveja alemã potente.
Iggy Pop voltaria em duas semanas, e uma semana antes Ziggy
trabalha na sua composição de “Starman”, ele chama Ronson, que faz uns
arranjos, a banda vai para estúdio e grava a música, que seria lançado como
single e depois na trilha sonora do filme “Zoltar, o forasteiro”, Ziggy acha
aquela a sua melhor composição como Ziggy Stardust, e o lançamento vem
acompanhando de um vídeo que também é divulgado na data de lançamento do
single, Ziggy consegue então compor esta música e depois faz “The Jean Genie”,
que também é um petardo e que entraria no próximo disco do The Spiders From
Mars, que seria gravado dali há oito meses, depois da turnê do disco “Ziggy
Stardust And The Spiders From Mars”, que duraria seis meses, e que estava no
meio, e ainda passaria pelos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, França,
Itália, e depois um pulo rápido na Austrália, e passando rapidamente pelo
México e depois Canadá, retornando para dois shows finais e sold out em Los
Angeles, os quais seriam gravados para lançamento de filme da turnê.
Iggy Pop volta de sua viagem para Detroit se sentindo
renovado e procura Ziggy para combinar como seria a turnê conjunta da banda
solo de Iggy com a The Spiders From Mars, eles entram num acordo que a cada
show uma banda abriria e a outra fecharia, ou seja, haveria um revezamento de
headliners, e seria um show com apenas as duas bandas, Ronson fica sabendo da
ideia por Ziggy e acha aquilo genial, que a união das duas bandas numa mesma
turnê de um mês faria bem para ambas as bandas. Iggy Pop fala com os músicos de
sua banda solo e com o seu empresário, Ziggy também fala com o empresário da
The Spiders From Mars e a turnê é uma ideia bem recebida corporativamente, a
Castle Music também compra a ideia, e começaria a tal turnê conjunta após a
turnê do debut da The Spiders From Mars, que estava para terminar, em três
meses, com os shows sold out de Los Angeles.
A The Spiders From Mars faz então mais três meses de turnê do
debut, Ziggy começa a tomar muito ácido nestes últimos três meses de shows, e
quando chegam as datas para os dois shows sold out de Los Angeles, Ziggy tinha
umas ideias estrambóticas sobre a decoração do show, um certo estrelismo
histriônico que já não parecia o Ziggy despachado de quando iniciara a banda,
até Anne, que ficou um mês sem vê-lo, estranhou aquela figura meio postiça que
não parecia o Ziggy que ela tinha conhecido, ele viu Anne antes do primeiro
show sold out e ofereceu um ácido para ela, que recusou e disse para Ziggy
acordar de seu transe antes que fosse tarde, Ziggy não deu ouvidos e foi fazer seu
show.
O primeiro show de Los Angeles é gravado com 15 câmeras, 12
posicionadas, três gruas, e mais uma câmera que ficava na mão de um
profissional dentro do palco para fazer closes e filmar os músicos de perto e
seus instrumentos, havia vários captadores de som, e o público era gigantesco,
Ziggy estava alucinado de ácido e começa a falar uns poemas antes do início do
show, parecia alguém declamando sob uma iluminação esotérica, pois a luz vermelha
que lhe cobria fazia com que Ziggy parecesse de fato de outro mundo, e de fato,
sua mente encharcada de ácido o fazia flutuar num mundo místico e perigoso.
Ziggy começava a se afetar com o próprio sucesso.
O segundo show tem um padrão caótico, era o último da turnê
do debut, e Ronson, que sempre gostou do jeito de Ziggy, começa a achar o clima
estranho, fala com Anne, que lhe relata a sua péssima impressão desta história
de Ziggy com ácido, que era para ela e Ronson tentarem tirar Ziggy deste
caminho, Anne tinha falado com Iggy Pop, mas desiste, Iggy era mais louco
ainda, e tomava muita heroína, ela então faz umas orações antes deste show, e o
caos reina do início ao fim, tanto que o vídeo que foi lançado dois meses
depois são registros do penúltimo show, o sold out concentrou a sua edição
nesta noite, que foi maravilhosa, sendo este último show um fiasco, com Ziggy
interrompendo as músicas para fazer palhaçadas ou declamar poesia de improviso,
coisa que ele inventava na hora e que, em geral, terminavam num circunlóquio
sem nexo algum, parecia um ator dadaísta dando galimatias que ninguém era capaz
de entender.
Termina o show e Anne voa em cima de Ziggy aos berros, ele se
encontrava desorientado, estava mais uma vez viajando de ácido, Anne sugere o
adiamento da turnê dele com Iggy Pop e começa a perceber que Iggy poderia se
configurar como uma nova ameaça à saúde de Ziggy. Dito e feito, na semana
seguinte Ziggy se encontra com Iggy, e eles tomam heroína, Ziggy fica fascinado
com a droga e, inadvertidamente, no dia seguinte, oferece heroína para Anne,
que quase tem uma síncope, expulsa Ziggy de sua casa, Ziggy vai para o hotel,
em seu flat alugado, e toma a heroína sozinho, acorda no dia seguinte
arrependido, mas decide que naquela manhã tomaria um ácido e sairia flanando
por Los Angeles sob a luz do sol, no meio do caminho, Ziggy tem alucinações
sinistras e corre de volta para o hotel, vai para seu flat, e enfrenta três
horas de uma bad trip assustadora, a partir daquele dia ele nunca mais toma
ácido.
Ziggy espera uma semana para falar com Anne de novo, eles se
encontram no bar em que se conheceram e Anne logo percebe que Ziggy estava
normal, bem diferente de seu rito alucinado no fim da turnê do debut de sua
banda, eles bebem cerveja e Anne fica feliz ao saber que Ziggy parou com ácido,
ela até faz uma zombaria ao saber da bad trip de Ziggy, e este admite que
estava fora de si, não lembrava de seu último show, teve uma verdadeira
amnésia, e seu flerte com a heroína tinha sido bem rápido, passam duas semanas,
e Anne descobre que está grávida, Ziggy, neste dia, bebe uma quantidade razoável
de cerveja alemã, e vai para casa de Anne ouvir seus LPs de sua famosa sala.
Ziggy, uma semana depois, começa a fazer as filmagens de “Zoltar,
o forasteiro”, estava bem sóbrio, voltou ao seu costume de beber cerveja e sua
história toda com o ácido tinha se encerrado num susto, antes que o susto
virasse tragédia ou algo próximo disto. Anne vai fotografar durante as
filmagens, participa da equipe de filmagem, e faria um book especial com fotos
dos bastidores do filme, as filmagens duram dois meses, Ziggy está concentrado,
completamente mudado em relação ao que fizera na turnê louca do debut da The
Spiders From Mars, Ziggy estava mais inteligente, e seu foco estava maior do
que nunca, ele se sai muito bem em todos os takes, e a coisa toda se encerra
bem, sem imprevistos, tudo dá certo, e o filme, depois de feitas as filmagens,
seria editado e lançado em mais dois meses.
Então começam os preparativos para dois meses da turnê da The
Spiders From Mars com a banda solo de Iggy Pop, eles estavam há um tempo sem se
ver, e combinam as datas com seus empresários, tudo fica organizado, eles
começariam em Los Angeles, depois a Bay Area, e toda a Califórnia, depois shows
por todos os Estados Unidos, e um encerramento de dois shows em Londres. Iggy
Pop andava muito alucinado, mas fica sabendo da história de Ziggy com o ácido e
não oferece mais heroína para Ziggy, que estava bem, bebericando cerveja alemã.
Iggy Pop conversa com Anne e a deixa tranquila para a turnê, Ziggy não seria
influenciado por ninguém, e o próprio Iggy dá a sua palavra de que ficaria
atento, mesmo sob efeito de todas as substâncias possíveis, uma vez que tinha
mais resistência que um cavalo para tudo que entrasse em seu organismo.
Começam os shows em Los Angeles e depois na Bay Area, e a
junção das duas bandas, e sobretudo das figuras quase míticas de Iggy Pop e
Ziggy Stardust, é um sucesso, Ziggy estava mais focado, e nem lembrava o
celerado que tinha se tornado em seus meses em que se entupiu de ácido. Iggy
Pop estava tomando muita heroína, mas seu domínio de palco era público e
notório, ele não se influenciava por nada, sua performance de palco era
eletrizante, um frontman nato, e que esbanjava energia o tempo todo, até com
bizarrices, como se cortar no palco. Ziggy, por sua vez, tinha uma persona
elegante de seu alienígena com cabelo vermelho, roupa prateada e uma guitarra
estilizada. Ziggy Stardust era a persona de Ziggy, que logo viraria também o
alienígena Zoltar, no lançamento do filme em que era o protagonista. Ele
comparece ao lançamento do filme, em meio desta turnê intensa com Iggy Pop, e é
fotografado, especialmente por Anne. Ziggy estava com uma roupa extravagante e
colorida, e colocou umas lentes na retina em que parecia realmente um ser do
outro mundo.
A turnê de dois meses de Iggy Pop e da banda The Spiders From
Mars se encerra muito bem em Londres, depois do último show, as bandas vão a um
pub londrino e bebem litros de cerveja, Iggy Pop estava eufórico e fala para
Ziggy que tudo estava dando certo, exceto seu vício em heroína, Ziggy resolve
que iria ajudar, de algum jeito, Iggy a largar aquilo, antes que morresse. Iggy
Pop tinha uma energia imensa, mas esta sombra da heroína, que já era um vício
que se arrastava por anos, agora estava ficando cada vez maior, e Ziggy fica
sabendo então, depois de voltar para Los Angeles, de um médico que tinha umas
receitas de metadona e palfium, Iggy começa a tomar metadona, tem umas
recaídas, toma palfium algumas vezes, toma demerol, tem um dia que fuma ópio,
mas volta e meia, ainda usava heroína, ele não queria morrer de overdose, e
estava cada vez mais assustado, Ziggy então lhe dá um esporro e que estava na
hora de ele largar aquilo ou morrer, funciona, Iggy passa por um tratamento com
metadona e fica limpo, Ziggy comemora bebendo cerveja com Anne.
A bilheteria de “Zoltar, o forasteiro” vai muito bem, e Ziggy
agora se volta para seus planos de um novo álbum com a The Spiders From Mars,
aonde já tinha composições prontas como “Starman” e “The Jean Genie”, e ele
estava tendo novas ideias e daria o título de “Diamond Dogs” para este segundo
álbum de sua banda, em meio disso, uns meses depois do fim da turnê com Iggy
Pop, já pronto para entrar em estúdios com a The Spiders From Mars para gravar “Diamond
Dogs”, seu filho nasce, e o nome dele é John Stardust, este segundo nome foi extravagância
de Ziggy, que Anne teve que concordar, e achou interessante, um pouco depois.
As gravações de “Diamond Dogs” duram três meses e o resultado fica melhor, na
produção, do que o debut, que já tinha uma boa produção.
Diamond Dogs é lançado, depois do promo vídeo de “Starman” e
de seu respectivo single, que já tinha sido lançado, e que foi para a trilha do
filme “Zoltar, o forasteiro”, Ziggy Stardust e sua banda gravam mais um vídeo,
desta vez para “The Jean Genie” e mais um vídeo para “Is There Life On Mars?”,
que são bem divulgados e se saem bem como promoção do álbum Diamond Dogs, que
vende ainda mais do que o bem sucedido debut. É organizada uma turnê de quatro
meses, que iria por todos os Estados Unidos, depois o Japão, depois vários
países da Europa, e retornaria para shows na Bay Area e dois shows sold out em
Los Angeles.
A turnê vai bem, Ziggy decide fazer todos os shows sóbrio, e
só bebe depois no camarim, suas cervejas alemãs, enquanto Ronson só fuma seu
baseado também depois do show, e Trevor bebe junto com Ziggy, enquanto o
baterista Mick, exausto, cai no sono. A banda sempre fora muito harmônica desde
o início, e até na fase do ácido de Ziggy, a peteca não caiu, e Ronson, mesmo muito
preocupado, não conseguiu nem brigar e nem romper com seu amigo, e ainda bem, Ziggy
teve uma bad trip que foi um verdadeiro filme de terror, que o acordou do
transe místico em que vivia absorto. Ziggy agora era a mesma figura despachada
do início, engraçado sem querer, e com seu inglês próprio, de uma pronúncia
bizarra.
A turnê se encerra bem em Los Angeles, o penúltimo show sold
out é épico, com uma performance histórica de Ziggy com sua guitarra elétrica,
e no último show, que durante todo o setlist correu bem, tudo muito certo e
funcionando, Ziggy toca a última música e, sem avisar os outros músicos da
banda, ele anuncia que aquele era o último show da The Spiders From Mars, o que
leva todos ao choque, ninguém entendeu absolutamente nada, e o show terminou
com esta declaração que ninguém sabia se era verdadeira, ficou uma incógnita no
ar, Ronson não entendeu nada, e foi falar com Ziggy, e Ziggy disse que estava
tudo acabado, que tinha outros planos, ninguém estava entendendo nada, Trevor
fica puto e quebra seu baixo, Mick, o baterista, começa a chorar.
Enquanto Ziggy deixava para trás um rastro de caos após o
show derradeiro da The Spiders From Mars, organizava as suas coisas rapidamente
no seu flat alugado no hotel, juntou todas as gravações que tinha de sua
passagem com a banda, dentre outros registros, como das cidades em que passou,
e do filme que foi protagonista, preparou tudo meticulosamente, arrumou as
coisas, e partiu de ônibus para o Arizona, não encontrou com Anne e nem seu
filho John, pois ele sabia que se fizesse isto poderia desistir de sua viagem
de volta para Medalha, portanto, evitou isso, e foi direto para o deserto do
Arizona, caminhou pela madrugada fria do deserto até a pequena mata seca aonde
ainda estava lá a sua nave, o disco voador que lhe levara de Medalha para a
Terra, ele veste a sua roupa de astronauta, coloca o capacete, dá uma última
olhada para o horizonte, fica analisando tudo friamente, teria que ter uma
perícia imensa dali para frente, e não titubeia, entra no disco voador, aquece
os motores de propulsão, e parte de volta para o planeta Medalha.
Ronson, no dia seguinte, procura Ziggy e não acha, depois é
Anne, que, desesperada, chama a polícia para encontrar Ziggy, Trevor, que
estava indignado com Ziggy, não estava nem aí, e Mick chorava novamente,
achando que Ziggy tinha se suicidado. Ziggy segue em sua nave por longos oito
meses em direção de seu planeta Medalha, a procura dele pela Califórnia e
depois por todos os Estados Unidos dura meses, ele é dado como desaparecido, e
depois de dez anos sumido do mapa, a polícia americana decide decretar seu
óbito oficial, nunca saberiam do que se tratava seu desaparecimento, nem sequer
poderiam imaginar. Ziggy chega ao planeta Medalha, traz toda a documentação que
captara da Terra, a empresa Kerrang e a indústria espacial Martial lhe dão as
condecorações, ele é recebido como herói em seu país, e ali montaria uma nova
banda, que se chamaria Earth.
Link recomendado : David Bowie - Ziggy Stardust - live 1972
(rare footage / 2016 edit) : https://www.youtube.com/watch?v=3qrOvBuWJ-c
Pronto em 24/04/2020
Contos Psicodélicos – Volume I
Gustavo Bastos, filósofo e escritor.
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