“O eu lírico, em Marília Garcia, ganha seu caráter nesta sua interação com personagens e com a construção de cenas”
Quando se questiona o estatuto do sujeito lírico ou eu lírico
na poesia, é muito comum se colocar este ente na dicotomia comum entre este
sujeito lírico e o sujeito biográfico, a lacuna que pode se abrir entre um e
outro, e que coloca o poeta e a poesia diante de um eu lírico que pode ser um
tipo de potência infra ou hiper de sujeito, e que a abordagem autobiográfica se
vê como insuficiente para esgotá-lo, um eu lírico que aparece muitas vezes
dentro de uma pluralidade e uma complexidade que não se limita a um eu
biográfico.
Marília Garcia, como tradutora, trabalhou os textos de poetas
como Nathalie Quintaine e Emmanuel Hocquard, sendo este último objeto de
investigação de sua tese de doutorado, ambos os poetas estão dentro do contexto
da poesia francesa, entrando Marília nesta discussão sobre a voz lírica na
França a partir da segunda metade do século XX, entrando, por conseguinte, na
discussão dos impasses desta voz lírica.
Marília Garcia, em diálogo com estes poetas que traduziu e
investigou, entra na senda poética que se coloca em uma poesia de estilo
literal, recolocando o eu lírico numa dimensão mais complexa, superando a
dicotomia entre abstração simbólica e um eu concreto, entre a linguagem mais
pura e metafórica e o mundo empírico.
Contudo, esta linguagem híbrida sai da esfera de uma
linguagem poética típica, buscando um universo de referências reais e
concretas, como locais e fatos concretos, misturando esta concretude com
processos criativos influenciados pelo cinema e pela fotografia, aparecendo aí
um eu lírico sem carga autobiográfica, sendo um tipo de eu lírico construído
pelo leitor.
Os poemas em Câmera Lenta são em sua maioria enunciados na
primeira pessoa, mas este eu não obscurece a presença do mundo real e exterior,
sendo este sujeito poético na poesia de Marília construído justamente nesta sua
interação com o outro, numa espécie de contraste, uma alteridade que reflete no
eu lírico e que o coloca como tal, não mais como um sujeito interiorizado ou
refugiado numa abstração simbólica.
O eu lírico, em Marília Garcia, ganha seu caráter nesta sua
interação com personagens e com a construção de cenas, o eu lírico aqui se
projeta no outro e nos cenários que aparecem nos poemas, os versos em Câmera
Lenta se desenvolvem numa ação.
A construção deste eu lírico, num mundo de cenários,
personagens e ações está, portanto, num movimento permanente, inacabado, é um
eu lírico ativo em seu mundo, uma poesia do real que mantém toda a intensidade
característica do eu lírico que existia neste outro contexto da linguagem
poética típica, que aqui neste projeto do Câmera Lenta, já está superado por
uma nova abordagem ativa, um eu lírico que agora tem um caráter performativo.
POEMAS :
TEM PAÍS NA PAISAGEM? (VERSÃO COMPACTA) : O tempo aparece neste poema numa
versão bem delineada, sem abstração, sem metafísica, na sensação que se dá
entre o registro e o que se vê depois deste mesmo registro, a relação, de
percepção, memória e imaginação ganha aqui um corpo poético que questiona, no
que temos : “aqui só tenho uma regra :/todos os dias às 10 h/tiro uma foto da
ponte./o resto é livre e gira/em torno da pergunta :/como ver o tempo/passar
neste lugar?”. A imagem da ponte, que evoca passagem, aqui vira passagem do
tempo, no que segue : “atravesso a ponte com 124 passos./quando um barco passa,/uma
onda se forma./escrevo a partir das fotos e/depois apago as fotos.”. As fotos
também são estas entidades próprias a evocar o tempo e seu enigma, a mistura
entre a sensação do momento e a imaginação desta passagem depois que este
momento se foi, no que vem : “antes de chegar,/ela me disse que o quarto era
iluminado./“é difícil olhar as coisas/diretamente”, penso.” (...) “no teto tem
uma claraboia/e todos os dias às 10 h/pergunto :/como ver este instante/passando?
sempre tinha tentado/pular as etapas da vida/e apagar o entre.”. A captura
impossível, deste vão entre uma coisa e outra, o entre dos instantes, a poeta
Marília aqui se esgarça em sua luta temporal, e volta novamente à fotografia,
no que vem : “a fotografia divide futuro/e passado – seria possível ver o que/está
no meio?”. A fotografia coloca Marília novamente em sua busca desvairada por
uma fração que se perde nesta divisão entre passado e futuro, e a desorientação
no tempo, fenômeno comum da questão que se coloca com tal intensidade neste
poema, se torna inevitável, no que temos : ““um mês depois/ainda pareço um
zumbi”,/ela me diz e estamos no dia/7 de fevereiro.” (...) “todos os dias agora/um
novo vocabulário se espalha./todos os dias tento entender/o que as pessoas
dizem/seria [terrorismo] ou [terremoto]?/todos os dias agora/uma linha de
sombra/por onde passo e aquela/poeira cinza/e colante.”. A imagem da ponte,
neste poema, é tanto a referência de passagem, moldando a ideia de tempo
contida no poema, como seu enigma que ecoa e reverbera em seu mistério, temos :
“procuro a foto da ponte/feita um mês antes./seria possível ver/algum indício
do que aconteceu?” (...) “olho agora para este texto que digito./como ver
alguma coisa aqui?” (...) “a data 13 de novembro é a data/13 de novembro e na
quarta vez/que repito 13 de novembro/eu vejo esta/data.”. Aparece um espectro,
pode ser uma explicação, em vão, a poeta divaga novamente, o poema se torna
evanescente, de súbito, diante desta aparição do fantasma de uma mulher, no que
temos : “por fim, vou até ela :/hoje é dia 13 de novembro/e saio de casa às 9 h
55./quando chego ao rio,/sinto um vento nas costas/e lembro do fantasma que
ronda a ponte./ela era casada com um homem/que estava na guerra/e teve um
amante que lutava/pelo país inimigo.” (...) “contam que, em uma noite de
inverno,/uma noite fria e escura,/ela ficou na ponte esperando o amante/durante
muitas horas/e ele não veio./ela morreu congelada/ou caiu no rio.”. O tal
fantasma some entre os carros, o poema se mistura entre o mundo real e o
imaginário e se esvai numa coda indefinida, o poema não se responde, deixa tudo
em aberto, e termina com a ideia perturbadora do desaparecimento : “agora me
sento no parapeito da ponte/e olho para o outro lado do rio./tem país na
paisagem?,/pergunto,/e, enquanto isso, ao longe,/o fantasma vai indo embora/no
meio dos carros,/ela caminha/em plena luz do dia/e some.”.
PLANO B : O poema possui um caráter espacial complexo e evoca o mar, novamente o
spleen, e Marília Garcia navega aqui com uma tonalidade concreta e
desconcertante, no que temos : “hola, spleen, disse. nos cruzamos/no fundo do
mar. você sentado no banco de trás/olhando pelo vidro azul-cobalto/a 3 mil
quilômetros do ponto em/que eu o deixara.”. A ideia de espaço está bem presente
no poema, que é um poema anguloso, com meandros, e que se expande com a firmeza
de imagens inteligentes, no que vem : “pensava na carta sem remetente,/pensava
em alguma maneira de dizer,/pensava nas/esculturas sonoras” (...) “era como
descobrir o sulco/fechado de um disco e ficar/rodando no loop daquela melodia/circular.
preciso de uma língua/que defina isso.”. O poema não fala da latitude, mas fala
do mar, segundo a poeta Marília, e que tem : “hola, spleen, disse,/mas não
falava da latitude/no mapa, eram peixes/no fundo do oceano com a cartilagem/luminosa
derretendo nos olhos” (...) “a vingança começa num/aquário :/é como furar a
realidade/com a realidade, ele dizia,/ficar no quarto/medindo o nível do mar/para
descobrir onde pôr/os peixes”. A realidade é furada com o olhar poético, aqui
tudo é possível, medir o nível do mar para, simplesmente, resolver um problema
trivial, onde pôr os peixes.
UM QUADRADO QUE CEGA : A ideia de desorientação, a composição da luz, e o leitmotiv
do poema, um quadrado que cega, temos :“aqui a luz faz o contrário de/iluminar
: é como/a desorientação ou a serendipia. blind/light, um quadrado que/cega.”.
Tentar aplainar o esférico, ideia estrambótica do poema, e que gera buracos, no
que temos : “o último jantar era silencioso,/só conseguia pensar em uma escala/que
planificasse o esférico./o mundo já não seria redondo/mas uma superfície plana/cheia
de buracos.”. Buraco, queda, hélices, a ideia do giro, a hélice? A queda de um
corpo, o título do livro, câmera lenta, poema estranho, angustiante, e que
termina : “o que eu penso ao lembrar/de você é um buraco./só um buraco./um
buraco cegando tudo./diante do buraco, as hélices desenham a/cena em pleno ar :/imagina/que
desce durante o giro, o corpo em/câmera lenta caindo.”.
POEMAS :
TEM PAÍS NA PAISAGEM?
(VERSÃO COMPACTA)
1.
aqui só tenho uma regra :
todos os dias às 10 h
tiro uma foto da ponte.
o resto é livre e gira
em torno da pergunta :
como ver o tempo
passar neste lugar?
penso no infra –
- ordinário do georges perec
e todos os dias
vou até a ponte
e tiro uma foto
que possa me dizer
alguma coisa
sobre estar aqui.
a ponte tem três arcos.
a água o rio é verde.
atravesso a ponte com 124 passos.
quando um barco passa,
uma onda se forma.
escrevo a partir das fotos e
depois apago as fotos.
(você poderia imaginar uma foto
do primeiro dia?
isso aqui é uma
expedição)
2 .
antes de chegar,
ela me disse que o quarto era iluminado.
“é difícil olhar as coisas
diretamente”, penso.
são muito luminosas ou muito
escuras.
no teto tem uma claraboia
e todos os dias às 10 h
pergunto :
como ver este instante
passando? sempre tinha tentado
pular as etapas da vida
e apagar o entre.
como atravessar os meses neste lugar
e ver o que acontece?
a fotografia divide futuro
e passado – seria possível ver o que
está no meio?
3 .
“um mês depois
ainda pareço um zumbi”,
ela me diz e estamos no dia
7 de fevereiro.
chego na ponte às 10 h para
a foto diária e tem
um caminhão em cima
da faixa de pedestre.
espero alguns segundos
até ele andar
e aperto o clique.
volto para casa com pressa
e leio o aviso na porta
de entrada.
há um mês colocaram
este aviso ali e o país
entrou em estado de alerta.
todos os dias agora
um novo vocabulário se espalha.
todos os dias tento entender
o que as pessoas dizem
seria [terrorismo] ou [terremoto]?
todos os dias agora
uma linha de sombra
por onde passo e aquela
poeira cinza
e colante.
4 .
procuro a foto da ponte
feita um mês antes.
seria possível ver
algum indício do que aconteceu?
procuro a foto do dia seguinte :
um caminhão e quatro pessoas.
tento ver alguma mudança
de um dia para
o outro.
olho agora para este texto que digito.
como ver alguma coisa aqui?
tento me fixar no desenho das letras,
na tinta impressa sobre
o papel do livro.
a data 13 de novembro é a data
13 de novembro e na quarta vez
que repito 13 de novembro
eu vejo esta
data.
5 .
por fim, vou até ela :
hoje é dia 13 de novembro
e saio de casa às 9 h 55.
quando chego ao rio,
sinto um vento nas costas
e lembro do fantasma que ronda a ponte.
ela era casada com um homem
que estava na guerra
e teve um amante que lutava
pelo país inimigo.
contam que, em uma noite de inverno,
uma noite fria e escura,
ela ficou na ponte esperando o amante
durante muitas horas
e ele não veio.
ela morreu congelada
ou caiu no rio.
olho para a esquina
em busca do espectro dela.
olho ao redor e a ponte tem três arcos.
a água do rio é verde.
atravesso a ponte com 124 passos.
quando um barco passa,
uma onda se forma.
ouço o barulho da onda
e o do barco.
agora me sento no parapeito da ponte
e olho para o outro lado do rio.
tem país na paisagem?,
pergunto,
e, enquanto isso, ao longe,
o fantasma vai indo embora
no meio dos carros,
ela caminha
em plena luz do dia
e some.
PLANO B
hola, spleen, disse. nos cruzamos
no fundo do mar. você sentado no banco de trás
olhando pelo vidro azul-cobalto
a 3 mil quilômetros do ponto em
que eu o deixara.
hola, spleen, disse. uma linha esconde
outra linha, a voz esconde o que
existe entre os dois. pensava na carta sem remetente,
pensava em alguma maneira de dizer, pensava nas
esculturas sonoras (não havia
um plano c? para onde
seguia)
era como descobrir o sulco
fechado de um disco e ficar
rodando no loop daquela melodia
circular. preciso de uma língua
que defina isso.
hola, spleen, disse,
mas não falava da latitude
no mapa, eram peixes
no fundo do oceano com a cartilagem
luminosa derretendo nos olhos
e a única preocupação quando
entrou ali era o som por detrás da voz dela :
saber se está triste há um ano
ou há 24 horas.
(na volta, passa a colecionar
os objetos. a vingança começa num
aquário :
é
como furar a realidade
com a realidade, ele dizia, ficar no quarto
medindo o nível do mar
para descobrir onde pôr
os peixes)
UM QUADRADO QUE CEGA
aqui a luz faz o contrário de
iluminar : é como
a desorientação ou a serendipia. blind
light, um quadrado que
cega.
a pergunta
certa podia ser :
o que você está fazendo enviando postais
de tão longe? mas emudecia,
congelava quando as coisas
ficavam assim.
o último jantar era silencioso,
só conseguia pensar em uma escala
que planificasse o esférico.
o mundo já não seria redondo
mas uma superfície plana
cheia de buracos.
deste ponto de vista,
o verde não seria mais verde.
precisa agora de
24 dimensões para caber e, então,
ela entra em cena
silêncio.
aqui a luz faz o contrário de
iluminar. – você já disse isso,
ele murmura e me encara.
mais uma vez aparecem o 2 e o 4 :
primeiro para somar 48.
depois as placas riscam o ar e se repetem
a cada esquina. 2. 4. 2. 4.
não sabe dizer que lugar é esse,
mas segue colecionando os objetos.
se o portão se deformasse,
talvez pudesse ser direta, pensa.
se procurar as palavras -
- chave encontrará
números, mas também
seres marinhos, cílios, quilômetro, retina e
eletricidade. 2. 4. 2. 4.
o que eu penso ao lembrar
de você é um buraco.
só um buraco.
um buraco cegando tudo.
diante do buraco, as hélices desenham a
cena em pleno ar :
imagina
que desce durante o giro, o corpo em
câmera lenta caindo.
Gustavo Bastos, filósofo e escritor.
Link da Século Diário : https://www.seculodiario.com.br/cultura/marilia-garcia-e-o-novo-eu-lirico
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