“Quanto aos modelos psicodinâmicos, temos a relação do suicídio com experiências traumáticas individuais”
Nas definições de suicídio de Jean Baechler, ele começa por
tentar colocar o suicídio como a busca por uma solução existencial para um
problema, neste estudo ele começa por categorizar quatro tipos de suicídio, que
são o : evasivo ou escapista, agressivo, oblativo e lúdico.
Nos subtipos de suicídio temos onze definições. O suicídio evasivo
que se divide em fuga de uma situação, luto após uma perda e o castigo por
expiação. O suicídio agressivo de divide em crime, que tenta arrastar outro ou
outros, a vingança, que tenta colocar a culpa sobre outro, a chantagem, que
envolve a pressão sobre outra pessoa, o apelo, que envolve aviso e manipulação.
O suicídio oblativo se divide em sacrifício, este que tenta
atingir um valor superior à vida, e a passagem, que é a busca de algo mais
agradável. Por fim, o suicídio lúdico se divide em ordálico, que é o julgamento
dos deuses, e o jogo, que é brincar com a vida.
Falando da psicologia social, no século XX, temos o clássico
trabalho de David Philips, em que ele examina os dados estatísticos do
suicídio, ao passo que compilava primeiras páginas de jornal sobre suicídios no
jornal “New York Times’, entre 1946 e 1968.
Philips constatou um aumento de casos que logo associou ao
“Efeito Werther”, que vem do livro Os Sofrimentos do Jovem Werther, escrito
pelo alemão Goethe, no século XVIII, obra de ficção que desencadeou uma onda de
suicídios na Europa, afetando sobretudo jovens românticos.
Na psicologia social também se apresentam os casos de
suicídios coletivos de seitas religiosas, neste temos como exemplos clássicos as
seitas dos pastores Jim Jones, na Guiana, em 1978, David Koresch, nos EUA, em
1993, e Luc Jouret, na Suíça e no Canadá, em 1994.
Quanto aos modelos psicodinâmicos, temos a relação do
suicídio com experiências traumáticas individuais, e que implicam numa análise
intrapsíquica, de estudo do inconsciente, e que levariam a uma compreensão
sobre o fenômeno do suicídio, por sua vez, de uma forma diversa das concepções
sociais sobre o mesmo.
Freud, o pai da psicanálise, tematizou a sexualidade e o
suicídio, começando este trajeto em sua obra Luto e Melancolia, de 1917, se
referindo aos instintos sexuais, associado a Eros, que renovariam a vida, e os
instintos de morte, ligados a Thanatos, que teriam tendências autodestrutivas.
Freud, em Além do Princípio do Prazer, obra de 1920, sob o
impacto do período que houve da primeira grande guerra, que durara de 1914 a
1918, diante da brutalidade que foi este acontecimento, com o uso de novas
armas letais, como o gás mostarda, passa a teorizar sobre pulsões de vida e de
morte, se afastando das teorias da sexualidade.
Na obra O Ego e o Id, de 1923, por sua vez, temos a
teorização sobre um superego sádico e um ego masoquista, satisfazendo, assim,
as necessidades de punição e sofrimento.
Na segunda geração da psicanálise temos Karl Menninger, que
busca aprofundar a teoria psicanalítica sobre o suicídio, ele enumera os
desejos de matar, de ser morto e de morrer.
O desejo de matar seria um instinto de destruição e agressão,
ao passo que o desejo de ser morto, por sua vez, teria um aspecto masoquista de
submissão e ligados a uma resposta do superego que seria o reflexo de uma
necessidade de punição gerada por um sentimento de culpa, e o desejo de
regressar ao ventre materno, por fim, estaria ligado ao desejo de morrer, como um
tipo de impulso suicida transitório.
Menninger ainda distingue os comportamentos auto-lesivos como
formas de suicídio, enumerando três tipos de suicídio, que seriam o suicídio
crônico, que envolveria os psicóticos e os antissociais, o suicídio focal, ligado
à auto-mutilação, e o suicídio orgânico, que se relaciona ao portador de doença
somática, que evidencia uma vontade inconsciente de morrer.
Melanie Klein, por sua vez, coloca o suicídio como um ataque
seletivo, que tenta aniquilar a parte má do objeto, e preservar a parte boa,
que seria valorizada pelo self. Esta teorização de Melanie Klein, por sua vez,
também serve para explicar algumas condutas de automutilação.
Ao passo que Freud coloca a relação objetal como mais
universal e impessoal, Klein destaca os sentimentos diversos de paixão, ódio e
inveja, dentre outros, como determinantes para o deslocamento da agressão.
Falando dos neofreudianos, tais como Alfred Adler, Karen
Horney, Erich Fromm e Harry Stack Sullivan, podemos verificar um afastamento do
determinismo biológico e a valorização dos aspectos humanos das relações. Aqui se tem a contestação de conceitos de
Freud como a teoria da libido, as pulsões e os recalcamentos.
Adler coloca a ideia de fracasso como uma interpretação para
o fenômeno do suicídio, pois, com o isolamento do indivíduo, como um tipo de
patologia social, com a falta de cooperação social, temos o crescimento do
egoísmo e do egocentrismo.
Com Horney, temos o suicídio como resultado de uma
personalidade neurótica resultante de conflitos da infância. Fromm colocava o
pessimismo diante da vida como gerador do suicídio. Em Sullivan, o suicídio
aparece como um ato de agressão, direcionado tanto para dentro como para fora
do indivíduo.
A terceira geração psicanalítica, temos figuras como Winnicott
e Heinz Kohut. A organização do ego é garantida por uma boa relação com a mãe,
para Winnicott, e ele coloca um self verdadeiro e um self falso, cuja falência
deste self falso levaria ao suicídio.
Kohut, por fim, colocaria a ausência de empatia dos pais,
neste contexto da sociedade contemporânea, e dando valor para o espaço da
infância rumo ao caminho da maturidade, implicando os riscos, e indo aí na
direção de um self trágico, e que pode ser chamado também de ansiedade de
desintegração.
Gustavo Bastos, filósofo e escritor.
Link da Século Diário : https://www.seculodiario.com.br/colunas/o-suicidio-algumas-teorias-sobre-o-fenomeno
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