“o design da internet é um sistema complexo”
O rewilding se refere à restauração de ecossistemas saudáveis, no sentido da criação de biodiversidade, pois visa o ecossistema inteiro, com a abertura de espaço para redes alimentares complexas, pois aqui temos a perspectiva do todo ao invés das partes.
Tal qual temos redes de computadores, no ecossistema existem interações multifacetadas e generativas. No caso aqui vamos falar do rewilding aplicado à internet, em que há uma mudança de pensamento linear para um pensamento sistêmico.
No rewilding temos a criação de espaços que promovem ecossistemas complexos e auto-organizados. No rewilding se pratica a gestão conhecida pelos bons gestores, isto é, se contratam os melhores e, por sua vez, se fornece os meios deles prosperarem, e por fim, os gestores saem do caminho deles, sendo aqui uma filosofia de trabalho oposta ao do comando e do controle.
Entender o rewilding aplicado à internet é conceber uma estrutura e um plano, e aqui se supera a ideia de controle, com novos meios de correção de problemas. Aqui se deve saber que acabar com os monopólios e duopólios da internet não se restringe a uma operação feita intelectualmente ou somente por meios racionais, mas sim sendo encarado também como uma questão emocional.
Será com o rewilding que se mudará a percepção de domínio das big techs para uma nova visão positiva referida a iniciativas independentes na internet, encarando com otimismo dinâmico este desafio de mudança deste cenário. O aspecto emocional aqui, portanto, se refere a esta mudança subjetiva e intersubjetiva de percepção e sensação.
A percepção de uma internet mais variada e aberta, em que usuários tinham blogs, visitavam mais sites no varejo, e podiam ainda programar computadores para a criação de jogos básicos, sendo superada por um controle de algumas mídias sociais e aplicativos de mensagens, dividiu gerações em que uma tem esta primeira memória e a outra nunca conheceu esta internet mais difusa e distribuída.
Portanto, o rewilding, como esta mudança emocional de percepção, é um trabalho em andamento. Não se trata, contudo, da restauração literal de algo que existiu na primeira versão da internet para usuários civis, mas de retomada de uma resiliência do sistema, em seu todo.
Esta retomada poderá gerar complexidade através da restauração da autonomia de iniciativas dentro deste sistema, permitindo que a partir da multiplicação de players na internet, esta mudança ganhe escala e a internet tenha novamente abertura e uma estrutura resiliente.
Esta retomada, como não é um retorno, não se refere às interfaces antigas da internet, como o FTP e o Gopher, por exemplo, e nem mesmo de servidores de e-mails corporativos ou de organizações, pois a ideia não é combater soluções prontas e práticas como o G-Suite, mas entender quais recursos da internet podem estar disponíveis sem a mediação e controle das big techs.
Alguns recursos dinâmicos que persistiram podem ser aproveitados, tal como temos o ressurgimento de feeds RSS, que servem como boletins informativos por e-mail e blogs, o que evita o risco de se expor a falhas ao depender de um único aplicativo para hospedagem de conversas. Por sua vez, temos novos sistemas que se expandem como o Fediverse e também o Bluesky, este que possui possibilidade de escolha algorítmica e moderação combinável.
A internet se tornou possível como um sistema geral ligado em rede, para o acesso de todas as pessoas, e isso possibilitou o seu crescimento inicial. Por sua vez, este gerenciamento centralizado pelas big techs pegou esta estrutura pronta e a modificou para seus interesses.
Contudo, o design da internet é um sistema complexo, com interações abertas, e sua simplificação em setores fechados diminui a resiliência do sistema e a sua inovação. Por fim, as big techs entregam o seu serviço a seus usuários, por um lado, ao passo que lhes retiram a autonomia, por outro.
(continua)
Obs :
1 - O protocolo FTP surgiu no MIT (Massachusetts Institute of Technology) no início dos anos 1970, tendo como desenvolvedor Abhay Bhushan. Ele funciona como um protocolo de rede para a transmissão de arquivos entre computadores, é uma aplicação para download e upload de arquivos em conexões do tipo cliente/servidor. O FTP é um dos protocolos mais simples e antigos para uso de transferência de dados.
2 - O Gopher Protocol é um protocolo de rede desenvolvido nos anos 1990 como uma alternativa ao WWW (World Wide Web), criado por uma equipe da Universidade de Minnesota, sendo muito utilizado antes do surgimento do HTTP e do HTML.
O Gopher Protocol tem uma forma simples de navegação com menus hierárquicos para acesso de documentos de texto. Portanto, este protocolo armazena apenas textos simples, sem suporte para recursos multimídia, como imagens, áudios e vídeos, sem interatividade avançada como formulários e scripts.
O Gopher Protocol foi amplamente utilizado nos anos 1990 para compartilhamento de informações na internet, também sendo utilizado em universidades, instituições acadêmicas, com vastas coleções de documentos e recursos educacionais.
3 - Fediverse (este será tematizado em texto futuro aqui na coluna).
Gustavo Bastos, filósofo e escritor.
Link da Século Diário :
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