“tal estro poético logo ganhou o nome de gongorismo”
Luís de Góngora y Argote, nascido em Córdoba, sul da Espanha,
em 1561, e falecido na mesma cidade em 1627, foi um poeta espanhol do chamado
Siglo de Oro das letras espanholas. Góngora será o poeta mais importante da que
seria a chamada poesia aguda, e líder da corrente literária autodenominada de
cultismo.
Góngora então segue tal estilo rebuscado, de uso acentuado da
hipérbole, de metáforas complexas, complicadas e obscuras, também uma poesia
que praticava a dubiedade, tal estro poético logo ganhou o nome de gongorismo. A
denominação desta poesia de aguda, por sua vez, vinha da paixão da poesia
gongórica pela metáfora, e isto se dando ao paroxismo e como uma obsessão por
uma linguagem rebuscada e de alta abstração.
O que se denomina o Siglo de Oro era o contexto
extraordinário em que se deu a produção artística do século XVII espanhol, pois
foi o meio em que nasceu um fenômeno literário único nas letras espanholas, com
obras de autores importantes como Quevedo, Lope de Vega, Cervantes e do próprio
Góngora.
Góngora tinha então a escrita produzida no castelhano
imperial, língua que tinha, por sua vez, ocorrências de helenismo, latinismo,
uma língua bem retórica e que também trazia alusões mitológicas. E em 1581, já
na corte de Filipe III, Luís de Góngora cria algumas inimizades literárias,
sobretudo com Francisco de Quevedo y Villegas, um escritor que pertencia ao
conceptismo, que cultuava a sutileza dos conceitos, ao contrário do gongorismo
que se voltava para a complexidade da forma poética. Já famoso como poeta em
1585, Góngora é citado por Miguel de Cervantes em La Galatea.
Poesia de profunda abstração intelectual, tal estilo cultista
de Góngora passa a ser considerado uma poesia fria e de mau gosto a partir do
século XVIII. Como exercício ocioso de uma vida cortesã, passa a ser vista como
uma poesia frívola, tendo a poesia aguda sido somente readmitida ao plano
crítico somente no século XX, já no contexto do Modernismo. A poesia de
Góngora, de um rebuscamento extremo, repelia a presença de leitores vulgares,
destinada somente àqueles que tivessem a erudição exigida para a decifração de
tais labirintos metafóricos que produziram obras como a Fábula de Polifemo e
Galateia e as Soledades.
Por sua vez, na Fábula de Polifemo e Galateia, de 1612, temos
a narração de um episódio mitológico descrito no livro XIII das Metamorfoses de
Ovídio : os amores do ciclope Polifemo pela ninfa Galateia. A versão gongórica
de tal mito nos vem, por sua vez, com uma complexidade de recursos
estilísticos, com latinismos, figuras de linguagem de alta elaboração, e uma
grande ocorrência de referências da mitologia grega e clássica.
POEMAS :
FÁBULA DE POLIFEMO E
GALATEIA
I : Este poema abre já no culto de
Talia, musa da poesia ligeira, no que temos : “Estas que me ditou rimas
sonoras,/culta embora bucólica Talia,”. O ditado é de rimas sonoras, o poema é
fluido, como Talia, no que se vê, então : “Em que a alva é rosas, rosicler o dia,” (...)
“Ouve-as, que minha avena principia,/Se já os muros não te veem de Huelva/Pentear
o vento, fatigar a relva.”. A visão bucólica reina neste começo de fábula.
II : O pássaro emerge, e o poema se abre
tal qual :“Pronto alise do amestrador na mão/O generoso pássaro sua pluma,”
(...) “Tascando o freio de ouro alveje-o então/Do cavalo andaluz a ociosa
espuma;/Gema o lebrel em seu cordão de seda/E à trompa enfim a cítara suceda.”.
Neste poema, que dá seguimento à fábula, mais uma vez temos uma descrição
rápida e curta, em que o falcão está pronto para caçar, embora se queira que a
cítara (poesia) possa suceder a trompa (caça), o que o poema esperançoso nos
aponta, ao fim.
III : O poema segue contando a fábula, e
logo nos apresentará o personagem central, no que temos : “Dá trégua ao
exercício teu robusto,/Ócio atento, silêncio doce, enquanto/Debaixo escutas de
dossel augusto/Do músico alto e forte o fero canto.” (...) “Teu nome escutarão
os fins do mundo.”. Portanto, Polifemo aqui já nos aparece, este que é o músico
alto e forte, cuja fama ecoa não inferior ao som do clarim da poesia.
VI : Na gruta está Polifemo, este que
conduz seu rebanho, nos ásperos cumes dos montes, Polifemo é o pastor desta sua
grei de cabras, no que segue : “Daquele formidável pois da terra/Bocejo, o
melancólico vazio/A Polifemo, horror daquela serra,/Bárbara choça é, pouso
sombrio” (...) “Grei de cabras esconde : cópia bela,/Que um silvo junta e que
um penhasco sela.”. A fábula nos dá agora o mundo em que está inserido o músico
e pastor Polifemo.
VII : Aqui temos o ciclope, Polifemo, e
que era obedecido até pelo mais valente pinheiro, no que temos : “Um monte era
de membros eminente” (...) “Ciclope, a quem pinheiro o mais valente,/Bastão lhe
obedecia tão ligeiro,/E ao grave peso junco tão delgado,/Que um dia era bastão
e outro cajado.”. Por fim, o ser filho feroz de Netuno, de um olho, tem seu
poder de gigante.
VIII : Aqui temos a descrição física do
gigante, do ciclope, de Polifemo, no que segue : “Negro o cabelo, imitador
undoso/Das tão obscuras águas do Leteu,” (...) “Voa sem ordem, pende sem
asseio;/Caudal é a sua barba impetuoso,/Que (adusto filho deste Pireneu)/Seu
peito inunda, ou tarde, ou mal, ou em vão/Sulcada só dos dedos de sua mão.”.
Temos aqui imagens como o do Lete, rio dos mortos, ciclope que aqui é
impetuoso, a descrição é então grandiosa.
XII : Aqui temos então a descrição da
música poderosa de Polifemo, que altera o mar e rompe o caracol de Tritão, no
que segue : “Cera e cânhamo uniu (que não devera)/Cem canas, cujo bárbaro
ruído,/De mais ecos que uniu cânhamo e cera” (...) “A selva se confunde, o mar
se altera,/Rompe Tritão seu caracol torcido,/Surdo foge o baixel a vela e remo
:/Assim é a música de Polifemo!”. Eis, mais uma vez, a descrição
desproporcional deste gigante de um olho, do ciclope que altera o mar com a sua
música.
XIII : Agora a fábula nos apresenta
Galateia, esta que reúne em si as três Graças, filha de Dóris, ninfa, também pavão
de Vênus e cisne de Juno, no que segue : “Ninfa, de Dóris filha, e entre as
mais bela,/Adora, que já viu o reino da espuma./Galateia é seu nome, e doces
nela/Vênus as Graças três junta em só uma.” (...) “Pavão de Vênus é, cisne de
Juno.”. A descrição é sublime, e coloca a ninfa no cume da graciosidade.
XVI : Palemo é o jovem do mar, mas
Galateia não lhe concede o seu favor, embora nos desdéns o atinja menos do que
a Polifemo, no que segue : “Jovem do mar, fontes cerúleas tens,/E as cinges de
coral tenro, ó Palemo,” (...) “se nos desdéns/Perdoado algo mais que Polifemo,/Pela
que, mal te ouviu, calçada plumas,/Tantas flores pisou como tu espumas.”. A
fábula segue seu tom de encantamento, na descrição precisa deste mito.
XVII : Aqui temos a descrição da fuga da
ninfa, na sua carreira longe do enamorado, e segue ligeira, no que temos : “Foge
a bela; e bem quer ser o marino/Amante nadador, deixando a esteira,” (...) “Mas
que dente mortal, que metal fino/Poderá a fuga suspender ligeira/Que o desdém
solicita? Ó, quanto erra/Delfim que segue n`água corça em terra!”. A fábula
aqui se mantém como uma descrição do mito em detalhes, e que Góngora nos
proporciona com sua mestria metafórica.
POEMAS :
FÁBULA DE POLIFEMO E
GALATEIA
I
Estas que me ditou rimas sonoras,
culta embora bucólica Talia,
Ó excelso Conde, nas purpúreas horas
Em que a alva é rosas, rosicler o dia,
E quando com áurea luz Niebla decoras,
Ouve-as, que minha avena principia,
Se já os muros não te veem de Huelva
Pentear o vento, fatigar a relva.
II
Pronto alise do amestrador na mão
O generoso pássaro sua pluma,
Ou tão mudo na alcandora, que em vão
Até o guiso desmentir presuma;
Tascando o freio de ouro alveje-o então
Do cavalo andaluz a ociosa espuma;
Gema o lebrel em seu cordão de seda
E à trompa enfim a cítara suceda.
III
Dá trégua ao exercício teu robusto,
Ócio atento, silêncio doce, enquanto
Debaixo escutas de dossel augusto
Do músico alto e forte o fero canto.
Com as Musas hoje alterna o gosto justo,
Que caso a minha possa ofertar tanto
Clarim – e à própria fama não segundo –
Teu nome escutarão os fins do mundo.
VI
Daquele formidável pois da terra
Bocejo, o melancólico vazio
A Polifemo, horror daquela serra,
Bárbara choça é, pouso sombrio
E espaçoso redil no qual encerra
Quanta dos montes o áspero feitio
Grei de cabras esconde : cópia bela,
Que um silvo junta e que um penhasco sela.
VII
Um monte era de membros eminente
Este (que, de Netuno fero herdeiro
Com um olho ilustra a testa, esse orbe ingente,
Êmulo quase do maior luzeiro)
Ciclope, a quem pinheiro o mais valente,
Bastão lhe obedecia tão ligeiro,
E ao grave peso junco tão delgado,
Que um dia era bastão e outro cajado.
VIII
Negro o cabelo, imitador undoso
Das tão obscuras águas do Leteu,
Ao vento que o penteia proceloso,
Voa sem ordem, pende sem asseio;
Caudal é a sua barba impetuoso,
Que (adusto filho deste Pireneu)
Seu peito inunda, ou tarde, ou mal, ou em vão
Sulcada só dos dedos de sua mão.
XII
Cera e cânhamo uniu (que não devera)
Cem canas, cujo bárbaro ruído,
De mais ecos que uniu cânhamo e cera
Alboques, duramente é repetido.
A selva se confunde, o mar se altera,
Rompe Tritão seu caracol torcido,
Surdo foge o baixel a vela e remo :
Assim é a música de Polifemo!
XIII
Ninfa, de Dóris filha, e entre as mais bela,
Adora, que já viu o reino da espuma.
Galateia é seu nome, e doces nela
Vênus as Graças três junta em só uma.
São uma e outra luminosa estrela
Luzentes olhos de sua branca pluma :
Se rocha de cristal não é de Netuno,
Pavão de Vênus é, cisne de Juno.
XVI
Jovem do mar, fontes cerúleas tens,
E as cinges de coral tenro, ó Palemo,
Rico de quantos a água engendra bens
Do Faro odioso ao promontório extremo;
Porém na graça igual, se nos desdéns
Perdoado algo mais que Polifemo,
Pela que, mal te ouviu, calçada plumas,
Tantas flores pisou como tu espumas.
XVII
Foge a bela; e bem quer ser o marino
Amante nadador, deixando a esteira,
Já que não áspide ao seu pé divino,
Dourado pomo a sua veloz carreira;
Mas que dente mortal, que metal fino
Poderá a fuga suspender ligeira
Que o desdém solicita? Ó, quanto erra
Delfim que segue n`água corça em terra!
Gustavo Bastos, filósofo e escritor.
Link da Século Diário : http://seculodiario.com.br/38448/17/gongora-a-paixao-da-metafora
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