PEDRA FILOSOFAL

"Em vez de pensar que cada dia que passa é menos um dia na sua vida, pense que foi mais um dia vivido." (Gustavo Bastos)

domingo, 30 de janeiro de 2022

O DELÍRIO DA BARCA

A barca segue estrépito e ranger

de suas hostes benditas,

o maligno adormece

neste campo silente.


De outrora a aurora

despontava e a raiva

dos poetas se acalmava.


Brotos espoucavam,

a floração do canto imberbe

mordiscava o néctar

e o sentimento onírico.


Venha, as ruas intumescidas

deste ópio matinal

correm das artérias

às veias e a gota

deste orvalho azul

campeia o sol.


Dentre o poema e o mar,

estou nesta navegação

em que o sol me queima

e me bronzeia, como a 

garra de espuma de uma

onda de cristal brilhoso,

este mistério que quebra

e desmonta a empáfia.


Leve-me deste calabouço

alagadiço e das trombetas

trêmulas deste pastiche

e deambulação mortiça,

tenho estado em missas

e os meus castiçais

se acendem na noite

das garrafas e dos

cantos líricos,

como a boêmia madura

do poeta e seu delírio.


30/01/2022 Gustavo Bastos  

Nenhum comentário:

Postar um comentário