PEDRA FILOSOFAL

"Em vez de pensar que cada dia que passa é menos um dia na sua vida, pense que foi mais um dia vivido." (Gustavo Bastos)

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Sketche n°2 – O homem morto.

Um homem entra no cartório para fazer um reconhecimento de firma de que receberá uma herança, o atendente se dirige a ele:
__ Olá, como vai o senhor, o que deseja?
__ Quero fazer o reconhecimento de firma de que receberei uma herança do meu irmão mais velho que faleceu recentemente.
__ OK, me passe o seu CPF e a sua identidade, preciso checar a sua situação aqui no cartório, só um minuto.
(O homem espera, logo o atendente se dirige a ele novamente)
__ Ora, aqui no cadastro consta que o senhor está morto, deixa eu ver isso direito.
(Foi nos arquivos do cartório e encontrou uma certidão de óbito do homem que estava vivo)
__ Ora, aqui está a sua certidão de óbito, o mais estranho disso tudo que vejo sua identidade e me parece que pela foto se trata mesmo do senhor, como isso foi ocorrer ... bom, não importa, o senhor terá que provar que está vivo, se não, não poderei reconhecer a sua firma, pois a certidão de óbito é mesmo autêntica, onde o senhor esteve esse tempo todo? Não ficou sabendo que a sua família fez essa sua declaração de óbito? Não entendo, mas, agora o senhor terá que provar que essa certidão de óbito está errada, e vai ver que o senhor é um impostor, está se passando por alguém que morreu por quê? Essa herança não poderá ser sua enquanto não provar ao Estado de que está vivo e de que o senhor é realmente o senhor, quando o senhor conseguir provar isso poderá reconhecer firma aqui no cartório.
__ Meu Deus! Eu não sou um impostor! Estive 2 anos em outro país, não sei de onde surgiu esta maldita certidão de óbito, como posso provar que estou vivo? Como posso provar que eu sou eu mesmo? Meu irmão gêmeo morreu, meu nome é Ronaldo, e o dele Arnaldo, somos univitelinos, deve haver algum engano, eu não morri, estou aqui falando com você!
__ Mas agora terá que provar que não morreu, e outra, terá que provar que o senhor é o senhor mesmo e não outra pessoa, terá que provar que não é um impostor.
__ Este país é uma ruína burocrática, meu Deus! Meu Deus! Não é possível! É uma situação completamente esquizofrênica! Eu sou eu mesmo caramba!
__ Estou começando a desconfiar de que o senhor não é o senhor mesmo e que se trata de um impostor que está querendo a herança do Sr.Arnaldo, estou seriamente considerando a ideia de que o senhor não é o senhor mesmo coisa alguma! Vou telefonar para a Polícia Civil para averiguar o caso, e enquanto isso o senhor ficará detido aqui no cartório até a chegada dos policiais. Seguranças, segurem este homem, ele é um impostor! Está com documentos de uma pessoa morta para receber a herança de outra pessoa morta.
__ Mas eu sou eu! Eu não sou outra pessoa! Você pode ver na foto!
__ Parece na foto que é o senhor, mas a foto é antiga e isto não prova nada! Terá de prestar contas à polícia, impostor! Falsário! Biltre!
__ Meu Deus! Meu Deus! Eu só vim fazer um reconhecimento de firma e descubro que morri e que eu não sou mais eu e sim um impostor, só posso estar num pesadelo, ou melhor, estou ficando louco, é isso, eu estou louco, completamente louco, podem me prender então, ou melhor, me joguem no hospício.
__ É exatamente isso que vou fazer se o senhor não ficar quieto até a chegada dos policiais, o senhor está morto, e pior, o senhor não é mais o senhor mesmo, o senhor terá que provar que não morreu, e pior, o senhor terá que provar que o senhor é realmente o senhor e não outra pessoa, agora fique quieto, espere e será preso como falsário, não cairemos neste golpe, usar documentos de uma pessoa morta passando por ela para receber uma herança ... francamente! O senhor não esperava por essa, né? Descobrir que a sua vítima estava morta e que sua certidão de óbito estava aqui, por essa o senhor não esperava, mesmo!
__ Meu Deus! Meu Deus! Estou ficando louco, estou louco!
__ O senhor não está nada bem mesmo, deve ser um louco mesmo, vou chamar o SAMU para interná-lo, descobri que você é um louco, além de celerado é louco!
__ Meu Deus! Meu Deus!
(Chegam os policiais civis, eram dois investigadores)
__ Tá aqui, esse cara é completamente louco, disse ser uma pessoa e não é, pegou os documentos de um morto sabe-se lá como e está dizendo que é uma pessoa que está morta, aconselho interná-lo num hospício antes de seu julgamento como falsário, vai saber quais não serão seus outros crimes.
__ Meu Deus! Meu Deus! Não façam isso comigo, só pode ser um pesadelo, estou louco! Estou louco!
(Chega o SAMU, imobilizam-no numa maca, ele é levado ao hospital psiquiátrico)
(Passam dois meses e a investigação desfaz o mal-entendido, Ronaldo era mesmo Ronaldo, mas agora o próprio pensa que é outra pessoa, e ninguém consegue convencê-lo de que ele é ele mesmo e não outra pessoa).

31/10/2012 Paranoide (Comédia/ Série de vinte sketches para teatro) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário