PEDRA FILOSOFAL

"Em vez de pensar que cada dia que passa é menos um dia na sua vida, pense que foi mais um dia vivido." (Gustavo Bastos)

sábado, 16 de julho de 2011

O MUNDO

Eu entendo o mundo.

O mundo é sempre este trivial

e enigmático território

de pessoas e sentimentos.

O mundo carnal das formas

infinitas dos corpos

e suas almas encarnadas.



Eu sinto o mundo.

O mundo da matéria,

não o mundo etéreo.

O além não é uma compreensão

senão do mundo que está

e se faz da terra.



O mundo é o pensamento.

O mundo é a ação.



Minha vontade de abarcar

o mundo com uma mordida

acaba com a fome de mundo

do meu poema,

e o poema diz o mundo

com o tempo necessário

de um mundo cão.



Eu quero conhecer este pleno mundo,

que da plenitude da areia

e do solo nos desvenda

o céu e as estrelas

estando eu preso à terra.



10/09/2010 Gustavo Bastos

Nenhum comentário:

Postar um comentário