PEDRA FILOSOFAL

"Em vez de pensar que cada dia que passa é menos um dia na sua vida, pense que foi mais um dia vivido." (Gustavo Bastos)

domingo, 8 de maio de 2011

POEMA SOBRE O AMOR DO MAR

Sempre o mar, com o seu caldo inaugural

e suas algas e peixes.

Bela época aquela de que recordo

o marulho e a vida que era bela!

Seu límpido azul verde se pintava

de anzóis e de liberdade desmedida.

Toda a prece era para um Deus

silente e terrível de escamas

e recifes na profunda tempestade.



Lembro-me, por agora, de cantar

ao permanente céu que te cobria,

mar indestrutível,

na doçura de me banhar

na eternidade de vidas submersas.

Eu ouvia a gaivota em suas sondagens

de fome, pássaro pronto ao mergulho

fatal de sua caça.

As algas eram infinitas,

e o meu corpo bronzeado.



Fiz da areia o meu maior sonho,

e da minha morte,

uma praia risonha.



Não falta nada ao mar,

não falta o sal,

não falta o sol,

não falta a onda,

não falta o abismo,

não falta a nudez,

não falta o horizonte.



Estava no meu livro

a sua emoção de ser imenso,

Netuno bem o quis,

um mar que é o portento,

um mar que é intenso.



Das vidas que levou embora,

o mar as quis,

como destino,

afogamento submarino.



Tuas delícias, ó mar,

eu as tive em todas as minhas

lágrimas de sal.

E digo então:

Tua é a morada da travessia,

o desvelamento de tuas entranhas

é o nascimento de teu momento

mais líquido de encontrar

depois uma terra virgem,

onde eu possa me deitar

e te olhar,

horizonte impreciso,

lar da barcarola

rumo ao infinito,

lembrança que és

de minha memória oceânica,

mar que guarda

tudo dentro de si,

para então afundar

o meu corpo.



Eu bem o quis!

O mar é este ser total

que o sal batizou,

é o tempo das redes de pesca,

e a hora do mergulho final.

Tu, ó mar, é o sonho

da sereia,

aventuras de Ulisses,

descoberta de Colombo,

mar aberto, enseada,

golfo, delírio bruto

de sua maresia,

eu sou livre

em teu refúgio,

livre sempre

ao te amar,

ó mar.



08/10/2009 Gustavo Bastos

Nenhum comentário:

Postar um comentário