PEDRA FILOSOFAL

"Em vez de pensar que cada dia que passa é menos um dia na sua vida, pense que foi mais um dia vivido." (Gustavo Bastos)

quarta-feira, 11 de maio de 2011

INEXPLICANDO O INEXPLICÁVEL

Nestes termos, meu senhor,

eu recuso a paz bendita.

Fizeste do meu poema um negócio

pouco lucrativo,

obedeceste à lógica dos carniçeiros

com várias interrogações

sobre o que é a minha obra.

Ora, não posso defini-la.

Não tenho um propósito claro

e nem posso dar respostas concisas

sobre algo que me escapa ao tempo e à razão.

Também não poderei

enumerar uma prolixa multiplicação

de explicações do porquê

que sou poeta.



Meu senhor, te enganas quanto

ao que é uma boa obra,

nem podes vislumbrar

um poema valoroso.



Tenho pouca paciência

com os determinantes

do conteúdo que te dou.

Não sei ao certo,

mas um fuzil ou uma dinamite

serviriam para acordar

vossa arrogante pretensão

de "definições da obra".

Sou poeta, e não sei me explicar.



03/11/2009 Gustavo Bastos

Nenhum comentário:

Postar um comentário