PEDRA FILOSOFAL

"Em vez de pensar que cada dia que passa é menos um dia na sua vida, pense que foi mais um dia vivido." (Gustavo Bastos)

domingo, 8 de maio de 2011

FUNDAMENTOS DA BELEZA

Por onde vais? Por onde ficas?

Eu tenho o trovão nos olhos quando vejo

a vida na sua exuberância monumental.

Eu espero certa cadência

e me ponho a escrever

nos meus espasmos filosofais

em forma de poesia.

E quanto eu guardo

por não escrever!



Ah! Vai noite gelada!

Esqueço da penumbra em que me enfiei

e lembro de estar vivo,

mais vivo que o sol

que nos ilumina.



Dizem: o pensamento é privilégio

dos homens,

os outros seres vivem organicamente.

Mas é a natureza

que nos dá saúde,

e é dela a ordem do cosmos.

Nós, homens, somos o ápice do existir,

já que o pensar nos é facultado.



Por onde vou? Por onde fico?

A vida é a beleza de toda saudade,

e a saudade é a beleza de chorar,

e a beleza de toda canção

é por fim sorrir.



21/08/2009 Gustavo Bastos

Nenhum comentário:

Postar um comentário