PEDRA FILOSOFAL

"Em vez de pensar que cada dia que passa é menos um dia na sua vida, pense que foi mais um dia vivido." (Gustavo Bastos)

sexta-feira, 13 de agosto de 2021

BANKSY

“Banksy mistura uma arte característica com estêncil a uma maestria de performance com ativismo político”

Banksy nasceu em Bristol, na Inglaterra, no dia 28 de julho de 1973, e que até hoje não teve a sua identidade revelada. O artista plástico apareceu junto com o grande boom do aerossol em Bristol no fim dos anos 1980, e se envolveu com o graffiti, se destacando por sua técnica com o estêncil.

Banksy logo teve a sua arte associada a influências como a de Blek le Rat, que começou a trabalhar em Paris com estêncil em 1981. Também pode estar ligado à campanha de graffiti que a banda anarco-punk Crass realizou no metrô de Londres no fim dos anos 1970.

Banksy seguiu a melhor tradição do graffiti, muitas vezes encarado como uma forma de vandalismo, e atuou em locais públicos, como ruas, paredes e usando objetos para expor a sua arte. Banksy não vende seus trabalhos diretamente, o que colocou certos problemas para alguns leiloeiros que tentaram vender suas obras públicas, mas tiveram dificuldades em como remover o desenho nas mãos dos compradores.

As obras de Banksy se concentram em Bristol, Londres, Nova Iorque, Los Angeles, Paris e muitas outras cidades, também incluindo a Palestina. O artista começou a se destacar pelos seus trabalhos de graffiti com estêncil já nos anos 1990.

A técnica de estêncil que consiste em aplicar um desenho através de um corte no papel por onde se passa a tinta ou spray aerossol, o que garante uma confecção bem rápida de uma obra de arte. A proteção da identidade de Banksy é garantida por uma equipe de colaboradores que montam tapumes ao redor do artista para ele pintar escondido vestindo um capuz.

Em Bristol um incidente deixou bem claro a valorização do artista como tendo a sua arte se tornado patrimônio da cidade, uma vez que funcionários contratados pela prefeitura de Bristol cobriram de tinta para combater a pichação o mural “artista guerrilheiro” de Banksy. A obra de pouco mais de 7 metros de comprimento foi coberta por uma tinta preta.

O resultado foi que o conselho municipal de Bristol abriu uma investigação sobre o erro e determinou que todas as obras de Banksy na cidade deveriam ser preservadas. O mural era um dos primeiros trabalhos artísticos de Banksy e já tinha uma de suas marcas registradas que é uma coleção de formas azuis. Depois deste incidente, a ordem era a de que nenhum mural de Banksy poderia ser removido.

Banksy é um artista que reúne crítica política e social com mensagens de efeito e pinturas de figuras icônicas, e antes de sua fama mundial, já tinha estampado a capa do sétimo álbum da banda de brit pop Blur, em 2003, e pintado notas de 10 libras com a imagem da princesa Diana no lugar da imagem original da rainha Elizabeth, notas que foram vendidas por 200 libras. Além de ter acrescentado penetras em museus.

A atuação de Banksy na Palestina, por sua vez, também se destacou, por exemplo, em obras como o mural “Soldier Throwin Flowers” de 2005, umas das obras icônicas do artista, a qual mostra um cidadão com o rosto coberto por um lenço, em um gesto atirando um ramo de flores, ao invés de uma bomba. Por sua vez, no mural “Stop and Search” de 2007, em Bethlehem, na Palestina, o artista pintou um soldado encostado no muro sendo revistado por uma menina.

Na Disneylândia, em 2006, o artista entrou como turista levando um boneco inflável na mochila, o boneco trajava um uniforme dos detentos da prisão de Guantánamo. E as interações de suas obras independentes com acervos de museus se destacou quando Banksy fez uma intervenção em 2009, que foi a exposição “Banksy vs Bristol Museum”, que atraiu cerca de 300 mil pessoas em 12 semanas, em que as obras de Banksy interagiam com o acervo permanente do museu.

Em 2010, Banksy dirigiu o documentário “Exit Through the Gift Shop”, que conta a história de Thierry Guella, um imigrante francês que mora em Los Angeles e a sua visão sobre a arte de rua, documentário que estreou no Festival Sundance em janeiro de 2010 e foi premiado com o Spirit Award, que é como um Oscar do cinema independente.

Em 2013, Banksy esteve em Nova Iorque e espalhou seu trabalho pelas paredes da cidade, e fez um protesto contra a construção do novo World Trade Center, em seguida o jornal The New York Times se recusou a publicar um artigo de opinião do artista, e então Banksy escreveu numa parede : “Esse local contém mensagens bloqueadas”.

Obras de protesto são numerosas na arte de Banksy, como o trabalho “A Selva”, num campo de refugiados na França, e outra com Steve Jobs com um Macintosh antigo em uma das mãos e uma sacola preta na outra para lembrar que o pai de Jobs era imigrante sírio.

Outra obra tem uma livre interpretação de “Le Radeau de la Méduse", em uma cena de naufrágio, mas com um iate de luxo ao fundo, aonde Banksy escreve em seu site : “Não estamos todos no mesmo barco”.

Em 2012, Banksy pintou o mural Slave Labor (Trabalho Escravo) na parede lateral de uma loja de Poundland em Wood Green, Londres, em que o mural mostra uma criança ajoelhada no chão trabalhando em uma máquina de costura, como um protesto contra o uso do trabalho escravo para a fabricação de lembrancinhas para o Jubileu de Diamante da Rainha e para as Olimpíadas de Londres de 2012.

Em 2017, em Dover, no sudeste da Inglaterra, apareceu um painel que faz referência à saída da Inglaterra da União Europeia, com a imagem de um trabalhador em cima de uma longa escada, na imagem ele está apagando uma das estrelas da bandeira da comunidade europeia. Por sua vez, uma de suas obras mais icônicas se encontra em Londres, feita em 2002, que é o mural intitulado "Girl With Ballon".

A polêmica, contudo, veio no dia 5 de outubro de 2019, quando no salão da Sotheby’s, a mais famosa casa de leilões de arte do mundo, o quadro de Banksy intitulado “Garota com Balão" foi vendido, Banksy pintou a imagem que reproduz o grafite pintado no muro de Londres, em 2002.

O evento polêmico da Sotheby`s se deu quando o leiloeiro bateu o martelo na mesa, pois logo em seguida um mecanismo começou a funcionar e a parte de baixo do quadro foi picotada. A performance dobrou o valor do quadro.

A especulação mais comum sobre a identidade de Banksy gira em torno do músico Robert Del Naja, da banda de trip hop Massive Attack, que muitos dizem ser Banksy, mas o que se sabe é de sua origem em Bristol. Sua arte tem uma assinatura forte, podendo ser percebida assim que aparece em qualquer lugar do mundo.

O legado de Banksy para a arte também se passa pelo chamado “efeito Banksy” para nomear o interesse em outros artistas de rua que saíram do circuito oficial de galerias de arte, o que demonstra a sua enorme influência na arte e também na cultura pop.

Com intervenções incômodas e quando menos se espera, Banksy mistura uma arte característica com estêncil a uma maestria de performance com ativismo político bastante original e polêmica.

Link recomendado : Banksy Artwork Shredded After Selling at Auction May Have Increased in Value : https://www.youtube.com/watch?v=eXKE0nAMmg4

Gustavo Bastos, filósofo e escritor.

Link da Século Diário :  https://www.seculodiario.com.br/colunas/banksy