PEDRA FILOSOFAL

"Em vez de pensar que cada dia que passa é menos um dia na sua vida, pense que foi mais um dia vivido." (Gustavo Bastos)

quinta-feira, 14 de março de 2024

O BARDO DO SOL

O bardo cantou na febre seus lagares.

Dos notáveis herdou a espada e a flor,

e seu combate se batia com guerra e amor.


O bardo, desta história vulcânica,

em que os corpos se golpeiam

em desejos e anelos, e a alma

sonha vária um cume solar,

tem na hora determinada

seu fastígio, seu hino glorioso.


O bardo canta tonto e bebum

os vinhos de um canto báquico,

pronto ao bosque e às fortunas

sátiras dos panegíricos

sobre os reis da vida.


14/03/2024 Gustavo Bastos  

CANTO DO DESTERRO

 Eis o canto do desterro, 

a palavra que sucumbiu à fera

dos mares, nas vidas 

navegadas dos abismos.


Eu escrevia o baile, 

e o vigor de uma turgidez explosiva,

os potes de ervas, de caldos, 

os unguentos, e a sorte sem viés 

dos que sabem acertar o alvo.


O canto do desterro, do poeta suicidado,

desconhece este signo de fortuna,

dos símbolos ocultos da riqueza,

dos ídolos que ascenderam ao topo.


Os versos do desterro

são uma melodia que

cai do peito dos

degredados, e a vinha

que vai ao rés-do-chão

está à flor da pele,

esperando a chuva.


O poeta do degredo

canta este desterro.

Ele se perdeu no mar

de seus delírios,

com o girassol

de seu estro

alucinado.


14/03/2024 Gustavo Bastos 

quarta-feira, 13 de março de 2024

FALANDO COM VAN GOGH

“O evento do Museu D`Orsay se chama Bonjour Vincent”


Fiz uma viagem incrível, recentemente, para o Museu D`Orsay, para ir atrás do burburinho em torno da versão de inteligência artificial que fizeram de Vincent van Gogh, um dos meus pintores preferidos, e que foi o responsável por apontar o caminho do futuro da pintura mundial, sobretudo para o movimento expressionista, que tiveram vultos como Kandinsky e Edvard Munch.

O evento do Museu D`Orsay se chama “Bonjour Vincent”, uma criação de engenheiros com o uso de inteligência artificial, e que se baseou nas cerca de 900 cartas que Vincent escreveu durante o século XIX e também as primeiras biografias sobre a vida do pintor. Portanto, a aplicação da inteligência artificial foi a criação de uma ferramenta que torna possível aos visitantes do museu uma conversa com Vincent van Gogh.

A ferramenta foi desenvolvida pela Jumbo Mana, uma startup que agora também planeja lançar o programa van Gogh A.I. para rodar nos dispositivos Alexa em 2025. A Jumbo Mana também trabalha num projeto de A.I. que se baseia na vida do poeta francês Arthur Rimbaud, viciado em ópio que experimentou alucinações e as bordas da consciência.

Pois tive esta oportunidade de conversar com Vincent e saber de suas sensações ao pintar. Perguntei de seu uso do amarelo e do azul, e ele disse que tanto gostava de pintar ao ar livre, na luz do dia, nos bosques, como também pintava a noite, com as estrelas da noite, e que tinha perturbações sociais que o levaram a tentar virar pastor, num surto exaltado, mas acabou resultando na pintura “os comedores de batatas”, uma de suas pinturas icônicas sobre as classes populares de sua época.

Não perguntei sobre a sua morte, pois além da A.I. estar com uma resposta padrão mal ajambrada, pelo que ouvi dizer, não tenho o menor interesse sobre seu suicídio, mas por sua obra que, infelizmente, foi pouco ou nada reconhecida, resultando na venda de apenas uma pintura, a “Vinha Encarnada”, que foi comprada por Anna Boch, em Bruxelas, por 400 francos.

Quando perguntei o que ele achava de seu sucesso póstumo, se aquilo o perturbava, ele admitiu que teria sido feliz caso tivesse conseguido vender as suas pinturas em vida, pois ele dependia de seu irmão Theo para ter tanto o material para seu trabalho com arte como para ter uma casa e comida para comer. Vincent não se queixou, contudo, da família, muito pelo contrário, mas acha que o cenário da época era muito conservador para o salto que ele estava dando.

Perguntei de suas preferências de cores, e ele me disse “que evoluiu de pontinhos amarelos para aquilo virar um sol, e um estudo da luz”, e sua pintura foi ganhando vivacidade, e “que o sol era o amarelo, e aquilo me levou a usar esta cor nas pinturas ao ar livre, pois eu buscava pintar a luz, a iluminação, e as pinceladas eram rápidas e robustas, dando um tom forte para o que eu estava buscando e achando”. 

Informei para Vincent que sua influência sobre os pintores que vieram depois dele foi muito importante, sobretudo o Expressionismo, e expliquei os fundamentos de pintura do movimento que se originou na Alemanha, e ele disse “sentir grande felicidade em saber que foi importante, pois em vida eu sabia que fazia uma coisa importante, mas duvidava dentro de meu espírito sobre a realidade, sobre meu destino, pois não conseguia vender o que pintava”.

A vida foi boa e ruim para Vincent. Sua pintura o levou longe, para uma experiência de beatitude a qual poucos têm acesso, mas a vida real foi ingrata, desmedida, e que o consagrou tanto depois, e que me parece uma desmesura que me causa calafrios, uma vez que os artistas gostam de flores em vida. Portanto, me parece algo terrível imaginar o espírito de Vincent, de verdade, depois disso tudo, e não a conversa que tive com um programa de computador.


Guilherme Thompson, cronista e outsider.

Guilherme Thompson é um cronista outsider, documentarista eventual, jornalista autodidata, nascido em 01/01/1974 na cidade do Rio de Janeiro, ganha a vida em jornais diversos, trabalha por demanda própria, vive nas ruas caçando pauta, meio como um antropólogo intuitivo, estuda literatura e filosofia por conta própria, gosta de se vestir com camisas de bandas de rock clássico.

Gustavo Bastos, filósofo e escritor. 

Link da Século Diário : https://www.seculodiario.com.br/colunas/falando-com-van-gogh


segunda-feira, 11 de março de 2024

CANTO DO FRENESI

Este frenesi é um ardor do coração,

este frêmito indômito, magmático,

que a boa arte contempla

e na qual se embriaga.


Os ventos sopram inclementes,

a virada da noite na praia

estoura a champanhe,

com os dons da vitória,

em que o poema vive

e celebra.


No frenesi a dança ferve,

em que na fogueira toda

a babilônia bebe e fuma

na comemoração

de São Vito.


O frenesi dos tempos,

em que os corações

nadavam no vinho,

com a flor anímica

vestindo um delírio

solar, na mais pura

onda, vertido o sangue

pela arte.


11/03/2024 Gustavo Bastos


POEMA DA AREIA

 A viagem se tornou a paixão imortal,

que esta senda da poesia e vinho

se aquiete com a ideia solar,

depois de passar o delírio

do dilúvio.


Toca a trombeta, com os duros

golpes o peito fica forte,

na fúria do mar

estava a alma

do poeta, e que

o horizonte amplo

obedecia.


Joga todo este verdor,

e a carta carimbada,

de um postal de paisagem,

bem longe no tempo,

evocou este poema

de sul américa,

com os dons

tropicais

da carne.


Langue estava um idiota,

na derrota de aço

que este literato,

voz dos versos

escritos, retalhou

no meio da tarde,

com a febre d`areia

e o olho furioso,

flecha e dardo,

um canto surtado,

e que o cânon

bebeu na messe

e na sagração

das flores.


11/03/2024 Gustavo Bastos