PEDRA FILOSOFAL

"Em vez de pensar que cada dia que passa é menos um dia na sua vida, pense que foi mais um dia vivido." (Gustavo Bastos)

quinta-feira, 3 de julho de 2025

O TELEGRAM E A PRISÃO DE DUROV - FINAL

 “Telegram enfrentou problemas de bloqueio e possível banimento”


O Telegram teve seus principais problemas em países europeus e na China. Sendo que, no Reino Unido, a plataforma foi usada na organização de protestos anti-imigração, depois que três meninas morreram no norte da Inglaterra. Canais do aplicativo foram utilizados por extremistas para propagação de ódio contra muçulmanos e o compartilhamento de informações sobre alvos de ataques. 

O Reino Unido considera agora o uso da Lei de Segurança Online, visando restringir o acesso a aplicativos de mensagens privadas, mas o Telegram ainda não foi proibido. O governo tem a intenção de agir contra plataformas que estimulam agitações políticas extremistas, contudo, o Telegram continua funcionando no país. 

Na Espanha, por sua vez, um juiz do país baniu temporariamente o Telegram, depois de reclamações sobre divulgação sem permissão de conteúdos protegidos por direitos autorais. Após solicitar informações sobre o caso e não receber respostas da plataforma, este juiz ordenou o bloqueio da mesma. A decisão acabou revertida depois de críticas sobre o possível impacto desta sobre milhões de usuários.

A Alemanha cogitou banir o Telegram diante da descoberta de dezenas de canais que possivelmente violavam leis do país contra discursos de ódio e no meio deles existiam canais antissemitas. Por fim, a plataforma acabou multada em 5 milhões de euros por descumprimento da legislação, sendo que esta afirmou que iria cooperar na remoção de conteúdos ilegais.

Na Ucrânia, após a invasão russa, o Telegram se tornou o principal meio de comunicação do país, sendo usado nas linhas de frente dos campos de batalha e pelo próprio presidente Zelensky. Por outro lado, a plataforma é usada por russos para disseminar desinformação. O banimento do Telegram, então, entrou na pauta ucraniana, a não ser que a empresa abrisse um escritório no país e removesse conteúdos nocivos. Por fim, O Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia restringiu o uso da plataforma em dispositivos oficiais após receber evidências de que o serviço especial russo poderia espionar as mensagens e os usuários.

Por sua vez, na China, o Telegram está bloqueado desde 2015. A censura da plataforma no país teve como causa, segundo alguns relatos, um ataque de negação de serviço distribuído (DDoS) sobre a mesma. Outros dizem, no entanto, que o bloqueio do aplicativo foi para barrar críticas contra o governo e o Partido Comunista Chinês. Portanto, o Telegram enfrentou problemas de bloqueio e possível banimento diversas vezes e em diferentes países, muito se devendo ao fato de que o algoritmo da plataforma faz recomendações tóxicas.

Como foi dito, no aplicativo temos a presença de grupos antissemitas e supremacistas, fraudes, pedofilia, terrorismo e tráfico de drogas e de armas. Quando se faz uma busca por “Donald Trump”, por exemplo, segundo demonstração da pesquisadora-chefe do SPLC, Megan Squire, se chega logo a indicações de canais promovendo o Q-Anon. Isso faz parte de uma investigação de 28 mil canais no aplicativo para o relatório chamado “As Recomendações Tóxicas do Telegram”.

Foi feita, ainda, outra pesquisa de busca sobre revoltas no Reino Unido que levaram a sugestões de canais de grupos violentos de extrema direita. O Telegram, mais uma vez, relatou que suas equipes de moderação, além de sua ferramenta de inteligência artificial, removem milhões de conteúdos considerados ilegais ou tóxicos diariamente. Sendo que o usuário só recebe pelos conteúdos que assina, uma vez que a plataforma não faria promoção de conteúdo.

Em 2020, por sua vez, o negacionismo científico, durante a Covid-19, tomou como plataforma principal o Telegram, uma vez que o Parler, apesar de ser, até então, o aplicativo preferido da extrema direita, ficou, por um tempo, fechado. Com o protagonismo do Telegram na presença de usuários de extrema direita na pandemia, a plataforma se tornou um foco de campanhas de desinformação e fake news, sobretudo de cunho negacionista da ciência.

O caráter de sigilo da informação propagado pela administração da plataforma, por sua vez, sendo então o Telegram conhecido por sua segurança de dados, no entanto, não se configura desta forma na prática, tal como imagina a maioria de seus usuários. Na verdade, no quesito confidencialidade de conteúdo, a plataforma está atrás de outras semelhantes.

O Telegram, para deixar claro, não possui a propalada criptografia ponto-a-ponto. Tal criptografia existe, de fato, nos aplicativos WhatsApp e Signal, em que os dados são mantidos encriptados entre emissor e receptor, sem a participação de um terceiro. No caso do Telegram, entretanto, a criptografia se dá entre o emissor e o servidor e daí entre o servidor e o receptor. E o problema reside na falta de clareza da comunicação do Telegram sobre isso, pois a mensagem, ao chegar no servidor, é desencriptada, e aparece no formato de texto.

Embora seja possível mudar a configuração para permitir a criptografia ponto-a-ponto no Telegram, não é algo fácil de fazer, e não funciona para todos os tipos de chats. Acabe que quase tudo que é escrito na plataforma é armazenado em seus servidores, com acesso de Durov e de sua equipe a este conteúdo, o que coloca o Telegram, na verdade, como um aplicativo bem vulnerável em termos de privacidade. Outro agravante é o fato de se ignorar onde tais servidores estão localizados, uma vez que o Telegram não divulga esta informação.

Outra dificuldade é que o Telegram não foi fundado nos Estados Unidos, como a maioria dos outros aplicativos de mensagens, sendo administrada por Durov, um russo que deixou seu país para evitar pressão do governo e que, a partir daí, mudou a sede da empresa por diversas vezes, passando por Berlim, Londres e Singapura, até finalmente se instalar em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. 

Tais mudanças podem implicar um modo de evitar os agentes da lei. Por sua vez, a sede em Dubai dá credibilidade a Durov em relação aos usuários da plataforma, pois denota a independência da empresa de influências dos poderes estatais, uma vez que, por exemplo, o CEO não pode ser tão facilmente perseguido por autoridades alemãs e norte-americanas. Por outro lado, o fato da administração do Telegram ser inacessível prejudica os usuários, pois caso alguém seja vítima de um  golpe dentro da plataforma, por exemplo, não tem a quem recorrer. Tal distância, por fim, só beneficia os usuários criminosos, pois, caso alguma autoridade tente identificá-los, terão dificuldades de acesso a informações para fazer isso.


Gustavo Bastos, filósofo e escritor.

Blog : poesiaeconhecimento.blogspot.com 


terça-feira, 1 de julho de 2025

POEMA AMERICANO

A taça já foi levantada, de Miami a Los Angeles,

por Seattle ou Charlotte, uma copa e uma bola,

um passo a outro lugar, e novo horizonte,

e o mundo no campo, na defesa e no ataque.


Cada sonho um sonho, e que se realiza ao vivo,

no instante da resenha, no canto do poema.


E então comemora, com a cara no vento,

tua vida, na cara do gol, pois aqui tem

de Bárbara a milhão, e o povaréu

que bebe suas vitórias e derrotas.


E como tem sol e chuva

nesta Terra de Tio Sam!

E a água na grama, e o dia

anunciando a América.


The best way of life!

Because in Brazil 

we used to play soccer.

Nice. So we are champions

on football.


01/07/2025 Vibe (Gustavo Bastos)

segunda-feira, 30 de junho de 2025

SUPERVIA

Verme das estepes, a rua entulhada, 

toda a xepa miserere com este 

urbanismo abismal.


A peste, os ídolos da noite suja,

em campanha estavam os ladrões,

toda a trupe, a chusma basbaque,

se empanturrando de birita, de carne,

de sobremesa, ao lado estes banguelas.


Os indigentes com erisipela, 

com difteria, protozoários na barriga, 

fumando crack, delirando de febre 

na beira do trem, como no terror 

do espanto e do macabro.


Começou o canto diabólico 

que o estulto entoava 

na alta madrugada diante 

da grande fogueira, em meio

à terra arrasada, e o vagão

que passava com seu estalo

de carroça enferrujada.


30/06/2025 Monster (Gustavo Bastos) 

TRANSE NOTURNO

Estes rios passando ao longe, este jardim florido,

que a varanda toda ruma em fruteira e rede balançando.

De noite se toca o violão, o vinho aquece o peito,

de todo ardor e do gozo vem poesia, e toda esta

estrela pousa na vinda constelação de abóbada.


Ergui o castelo e a torre, no canto do mais altiplano,

por toda nuvem de toda chuva, a verve tonitruante

borra a pintura, e toda esta borrasca vem como

alavanca, tal é o sopro, e o tremor da terra.


Terra ignota, o incógnito ser de toda bússola,

em teu mistério adormece, como em idílio

pincelado, pois os poemas estão em transe

na noite estrela estrela.


30/06/2025 Estrela Estrela (Gustavo Bastos)

POEIRA CÓSMICA

Mira esta estrela, o sétimo céu que a leva,

este estandarte, ao páramo constelado,

debalde os reis, os fanfarrões, os idiotas,

todo este poema vigora, esteta do clã,

espiralado, tribal, em uma horda primal.


Canto vívido, esta estrela ponta de lança,

ao poema mais que sol, ao poema toda lua,

e tua estrela cantante, no sonido bruma,

espumante, todo vinho bebendo vento,

da estrela mártir, embriagada de galáxia.


30/06/2025 Estrela Estrela (Gustavo Bastos)