PEDRA FILOSOFAL

"Em vez de pensar que cada dia que passa é menos um dia na sua vida, pense que foi mais um dia vivido." (Gustavo Bastos)

domingo, 14 de novembro de 2010

O FOGO POÉTICO


Calcinado e ferro em brasa

trago os ouropéis de poeta antigo

qual longe o abismo e o sol

estou em todos os relógios

que perguntam

por suas horas

perdidas



Calcinado e ferro em brasa

dou-me de todo ao meu verso

caindo sem resposta e navegando

vou entrando nos versos súbitos

da pena que não tem pena de ninguém

volteando as ideias e as parcas do destino

qual cozido e holocausto

figuras sintonizam a minha arca e o meu vento



Calcinado e ferro em brasa

vou à Europa decifrar Paris

vou à China falar mandarim

e perco as estribeiras

no vão da epopeia de comidas típicas

um desfile de filosofias e dúvidas carnais

sou o tempo em meu hausto e desespero

sou o homicida do homem racional animal

Aristóteles é o grande e a compilação máxima

e Sócrates é o pensador sem escrita

a maldita escrita dos escritores

eu sou poeta e me refiro ao mundo

eu sou poeta e canto as dores e as vitórias



Calcinado e ferro em brasa

vou embora numa ambulância

sou resgatado depois de rasgar

as minhas vestes porque hei pecado

e me arrependo

do batismo que me ungiu

poeta devastado



Calcinado e ferro em brasa

sou a fogueira desejosa sequiosa

arma e pedra e paus para barricadas

enfermo

deserto

sem eiras

devoto das colinas

eu sou a coisa pensante

o que pensa

e o que se faz poema



Calcinado e ferro em brasa

não temerei a existência

não ouvirei a tristeza

darei vivas para toda felicidade que existe

e num momento qualquer
vou com minhas asas voar


vou viver planando volteando insurgindo



Calcinado e ferro em brasa

serei a marca de minha época

o poeta e seus segredos

o poeta e sua canção

o poeta simplesmente poeta

o que é simplesmente poeta

o poema que poetiza a poesia

o poeta da montanha

o poeta do vale

o poeta da curva

o poeta da pele

o poeta do osso

o poeta do corpo

o poeta da alma

o poeta da morte

o poeta da vida

o poeta poeta

calcinado e ferro em brasa



16/03/2009 Gustavo Bastos

Nenhum comentário:

Postar um comentário