PEDRA FILOSOFAL

"Em vez de pensar que cada dia que passa é menos um dia na sua vida, pense que foi mais um dia vivido." (Gustavo Bastos)

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Sobre o novo álbum do Alice In Chains


A NEW BEGINNING




O novo álbum do Alice In Chains (Black Gives Way To Blue) é o primeiro da banda sem o grande vocalista Layne Staley, lembrando que a sua voz era a marca registrada das músicas da banda, salvo algumas exceções com o guitarrista Jerry Cantrell nos vocais (lembrando que o guitarrista é o cérebro da banda, o principal compositor, que até então dividia as letras com Layne).

Bom, Layne Staley morreu de overdose de heroína e cocaína em abril de 2002, e sua voz faz muita falta tanto para o Alice In Chains como para o rock como um todo, sua voz, vale dizer, é incomparável, na minha opinião ele foi o melhor vocalista da era efêmera do grunge. Mas, já que os mortos não voltam, a banda se desmantelou durante os anos posteriores à morte de Layne.

Só que nos dias atuais tem uma “modinha” de renascimento de bandas mortas, e isso é visto com muita desconfiança por alguns e com entusiasmo por outros. Sinceramente, quando anunciaram a volta do Alice In Chains com um novo vocalista, minha primeira atitude foi torcer o nariz, eu dizia: “É uma piada de mau gosto.” Porém, quando o novo álbum foi lançado no ano passado (2009) a curiosidade falou mais alto e então eu decidi baixar um MP3 do álbum para ouvir, e as músicas me agradaram.

Então, embora o vocal do Layne seja insuperável, nós temos ainda o Jerry Cantrell, a grande cabeça por trás do Alice In Chains, e é preciso dar um crédito a ele por tudo o que ele já fez pelo rock.

A formação do Alice conta agora com William DuVall nos vocais, cujo timbre de voz é muito parecido com o de Layne Staley, mas para por aí, são duas coisas diferentes, e a maioria das composições do novo álbum são de Jerry Cantrell, entretanto podemos afirmar sem medo de errar que se trata de um verdadeiro álbum do Alice In Chains, mesmo sem o Layne, o que eu achava impossível, mas como fã da banda eu decidi não ser conservador ou uma “viúva” do Layne, precisamos ter desprendimento e ouvidos abertos em matéria de música.

Os destaques do álbum são os petardos “Check My Brain” e “A Looking In View”, mais a balada “Your Decision”, com direito ao piano de Elton John na última música do álbum que dá o nome ao mesmo “Black Gives Way To Blue”. É só ouvir e conferir, sem preconceito e sem chorar pela morte de Layne Staley.

Nenhum comentário:

Postar um comentário