PEDRA FILOSOFAL

"Em vez de pensar que cada dia que passa é menos um dia na sua vida, pense que foi mais um dia vivido." (Gustavo Bastos)

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

SOBRE O NOVO ÁLBUM DE JIMI HENDRIX “VALLEYS OF NEPTUNE”


Posso dizer que sou um grande fã de Jimi Hendrix, e sempre fui fascinado pelo seu som vibrante e repleto de alucinações sonoras de pedal wah-wah e de efeitos que só o nosso mestre foi capaz de realizar magistralmente com uma guitarra elétrica.

Neste ano de 2010 fomos brindados com mais um lançamento do espólio deste gênio incomparável chamado “Valleys Of Neptune”. Quando fiquei sabendo de tal lançamento, fui correndo para uma loja de CDs para comprá-lo, mesmo sem tê-lo ouvido antes, já que em se tratando do maior guitarrista de todos os tempos, e sendo tal lançamento oficial (da Experience Hendrix, que é administrada pela irmã de Hendrix), apostei cegamente no álbum, comprei e fui escutá-lo morrendo de curiosidade.

Depois de lançamentos dos 3 LPs de quando ele era vivo remasterizados (Are You Experienced? + Axis: Bold As Love + Electric Ladyland), além dos póstumos (Live At Woodstock, este duplo, First Rays Of The New Rising Sun + South Saturn Delta + Band Of Gypsys) veio este “Valleys Of Neptune”. Posso dizer que ao ouvi-lo pude ver que ele veio com três músicas que eu ainda não conhecia do repertório inesgotável do grande guitarrista, são elas: a segunda do álbum chamada “Valleys Of Neptune” que dá o nome do álbum (Gostei muito dessa música, e tem agora o novo clipe dela rodando por aí), e as duas últimas chamadas respectivamente “Lullaby For The Summer” e “Crying Blue Rain” (Também legais, mas não diria extraordinárias, Valleys Of Neptune é melhor).

Seguindo a minha audição do álbum me deparo com versões que eu diria serem secundárias de suas versões mais conhecidas tais como “Stone Free” e “Fire”, e ainda temos uma versão do blues mais clássico de Hendrix “Red House” que eu diria não ser nenhuma novidade. Então, vem ainda a grande “Hear My Train A Comin” (gostei, mas também não soa como novidade), a quinta com o título de “Mr.Bad Luck”, que não é nada mais que uma versão pior da grande “Look Over Yonder” do álbum “South Saturn Delta”, que é seguida por nada mais que a clássica do Cream “Sunshine Of Your Love” em alto e bom som, versão alongada de uma música que já está em meu DNA rockeiro.

Por fim, tenho como os grandes destaques deste álbum “Valleys Of Neptune” e “Hear My Train A Comin”, é só conferir e ver que eu não minto.



Gustavo Bastos

Nenhum comentário:

Postar um comentário