PEDRA FILOSOFAL

"Em vez de pensar que cada dia que passa é menos um dia na sua vida, pense que foi mais um dia vivido." (Gustavo Bastos)

domingo, 14 de novembro de 2010

TÉCNICA DAS COMBINAÇÕES INTENSAS

Primeira regra:
   O poema tem como matriz poética 4 palavras diferentes, cada palavra é um verso formando uma estrofe, então, de 4 versos. Tal regra limitadora de palavras para apenas 4 palavras se deve ao fato de que combinações mais complexas de 8 ou 16 palavras, por exemplo, seriam enfadonhas, e também que tais tipos de combinações seriam inexecutáveis, esta regra de 4 palavras é um princípio de economia e coerência.
   Uma vez definida a matriz poética de 4 palavras, sua combinação completa incluindo nisso todas as ordens e sequenciais possíveis dá um total de 24 combinações, tais combinações serão chamadas de intensas e deverão ter a mesma unidade de sentido independente da ordem ou sequência da combinação, tal princípio deve seu cálculo à análise combinatória e a unidade de sentido obedece a uma regra de clareza, pois aqui se trata de um minimalismo semelhante ao haicai, mas aqui as regras são diferentes, não tem métrica ou rima, o verso pode ser livre e branco, até pelo limite extremo de espaço de escrita aqui proposto. Por fim, então, um poema de combinações intensas terá 24 estrofes de 4 versos com 4 palavras combinadas de forma completa (nas diferentes ordens ou sequências), lembrando do respeito à unidade de sentido independente da combinação.

Segunda regra:
   O poema será composto das seguintes classes gramaticais: verbo, substantivo e adjetivo. Não se pode usar artigos por razões de dificultar a regra de concordância. Dentre as 4 palavras que compõem o poema de combinações intensas, uma é verbo, uma é substantivo e uma é adjetivo, sendo o quarto elemento ou palavra facultativo entre essas três classes gramaticais, dando-se preferência a um segundo verbo. Lembrando-se que o guia principal de sentido do poema de combinações intensas é o verbo, é ele que vai determinar a concordância das 4 palavras das estrofes, sendo que o substantivo e o adjetivo devem concordar em gênero entre si e em número com o verbo e entre si também.
Observação: é mais fácil usar poemas com palavras no singular, mas isto não é uma regra.
(ESTA É A INSTRUÇÃO NECESSÁRIA PARA UM POEMA DE COMBINAÇÕES INTENSAS)

Segue abaixo a regra numérica que é só substituir por palavras:
1/2/3/4
1/2/4/3
1/3/2/4
1/3/4/2
1/4/2/3
1/4/3/2
2/1/3/4
2/1/4/3
2/3/1/4
2/3/4/1
2/4/1/3
2/4/3/1
3/1/2/4
3/1/4/2
3/2/1/4
3/2/4/1
3/4/1/2
3/4/2/1
4/1/2/3
4/1/3/2
4/2/1/3
4/2/3/1
4/3/1/2
4/3/2/1

Segue o poema-modelo que eu fiz evidenciando as regras acima:

Pressa

corpo
anda
ligeiro
correndo

corpo
anda
correndo
ligeiro

corpo
ligeiro
anda
correndo

corpo
ligeiro
correndo
anda

corpo
correndo
anda
ligeiro

corpo
correndo
ligeiro
anda

anda
corpo
ligeiro
correndo

anda
corpo
correndo
ligeiro

anda
ligeiro
corpo
correndo

anda
ligeiro
correndo
corpo

anda
correndo
corpo
ligeiro

anda
correndo
ligeiro
corpo

ligeiro
corpo
anda
correndo

ligeiro
corpo
correndo
anda

ligeiro
anda
corpo
correndo

ligeiro
anda
correndo
corpo

ligeiro
correndo
corpo
anda

ligeiro
correndo
anda
corpo

correndo
corpo
anda
ligeiro

correndo
corpo
ligeiro
anda

correndo
anda
corpo
ligeiro

correndo
anda
ligeiro
corpo

correndo
ligeiro
corpo
anda

correndo
ligeiro
anda
corpo

14/11/2010 Combinações Intensas

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