PEDRA FILOSOFAL

"Em vez de pensar que cada dia que passa é menos um dia na sua vida, pense que foi mais um dia vivido." (Gustavo Bastos)

segunda-feira, 29 de junho de 2015

VIVIDO

Leve-me, hausto verde do campo,
elísios como os sonhos,
ao auge, ao término,
ao começo de mim mesmo.

Será das nuvens o ar mais plácido?
Como se antevê, das dores findas,
o córtex pular de um sentido
ao outro, com a imbricação
necessária dos fatos.

Da ronda em fotogramas
o novelo é quintessência
sob jardas ao sem fim
dos olhos.

Mesmerizo-me ao fogo,
leste soturno, oeste faustoso.
Regateio vãos e desvãos
em mil léguas de mar.

Leve-me, ar político da cidade,
indecisos corpos,
flutuações de nada,
partos redivivos
com o âmbar anárquico
da liberdade.

Ao fim dos ninhos d`alma,
que o mar mata a sede
em voltas de horizonte.

Registro das notícias:
sete voltas da chave,
a fortuna semeia
a roda da vida,
lei áurea em vinha.

Eu experimento olores,
revelações da virtude,
demências da sorte,
levitações do sopro.

Levei-me ao tino moral
das diferentes sendas.
Ao sol, mártir da luz,
carrego o dever
e o direito.
À lua, mestra inculta,
os gritos dos loucos.

Poema-estrela, cal de mármore,
pedras de roseta
sob hieróglifo
cuneiforme:
escritas de sândalo
o canto vivo
mais vivo
vivíssimo.

26/06/2015 Ácido
(Gustavo Bastos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário