PEDRA FILOSOFAL

"Em vez de pensar que cada dia que passa é menos um dia na sua vida, pense que foi mais um dia vivido." (Gustavo Bastos)

domingo, 28 de junho de 2020

LIVE INSTAGRAM - PARTE I


TEMA : ILUMINISMO

O Iluminismo foi um movimento intelectual e filosófico que se expandiu pela Europa durante o século XVIII, no chamado século das luzes, em que a ilustração (a busca de conhecimento) se tornou uma das metas e lemas do movimento. Colocando a razão como o centro da autoridade intelectual e para a legitimidade das ideias, o Iluminismo propagou ideais de liberdade, fraternidade, a ideia de progresso e a separação da Igreja e do Estado, numa concepção de Estado laico e de um governo constitucional.
O Iluminismo também era caracterizado pela crença no conhecimento científico. Por sua vez, o movimento, na França, se colocou como defensor da liberdade individual e de uma ideia de tolerância religiosa contra a monarquia absolutista e os dogmas fixos da Igreja Católica, e o lema que se expandiu pelo Iluminismo, nesta sua valorização do conhecimento e da razão, foi a atitude que era traduzida pela frase : Sapere Aude (Atreva-se a conhecer).
O Iluminismo propagou ideias que foram desestruturando a autoridade monárquica do Antigo Regime (a monarquia absolutista) e também foram destituindo os dogmas da Igreja de sua legitimidade inquestionável, preparando o caminho para as revoluções que ocorreram durante os séculos XVIII e XIX. O movimento do Liberalismo político e econômico, por exemplo, e também do neoclassicismo, são ambos tributários e herdeiros do movimento do Iluminismo.
A era que precedeu o século das luzes do Iluminismo, o século XVIII, foi a era da Revolução Científica do século XVII. E dentre os filósofos que precederam e influenciaram os iluministas estão Francis Bacon, René Descartes, John Locke e Baruch Spinoza. As figuras proeminentes do movimento iluminista, por sua vez, foram Cesare Beccaria, Voltaire, Denis Diderot, Jean-Jacques Rousseau, Montesquieu, David Hume, Adam Smith e Immanuel Kant.
A influência iluminista no terreno político, por sua vez, fez com que surgissem os chamados déspotas esclarecidos, que foram monarcas que tentaram aplicar alguns dos ideais iluministas na política e na disseminação da tolerância religiosa, governantes estes que foram Catarina II da Rússia, José II da Áustria e Frederico II da Prússia. E tivemos também Benjamin Franklin visitando a Europa várias vezes, contribundo para os debates científicos e políticos e trazendo estas novas ideias para a Filadélfia, o que resultou no fato de Thomas Jefferson seguir estas ideias e incorporar isto à Declaração de Independência dos Estados Unidos em 1776, e que fez James Madison incorporar, também, estas ideias na concepção da Constituição dos Estados Unidos em 1787.
Dentre as publicações de destaque do movimento iluminista estão a Enciclopédia, um projeto ambicioso de compilação universal do conhecimento humano, o qual foi publicado entre 1751 e 1772, em 35 volumes, compilado por Denis Diderot, D´Alembert, este até 1759, e por um grupo de 150 cientistas e filósofos. Outras publicações importantes e emblemáticas do Iluminismo estão : o Dicionário filosófico, Cartas Filosóficas, ambas obras de Voltaire, Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens, Do Contrato Social, ambas obras de Jean-Jacques Rosseau, A Riqueza das Nações, de Adam Smith, O Espírito das Leis, de Montesquieu. Por sua vez, o Iluminismo, com seus ideais, foi importante para inspirar a Revolução Francesa, que eclodiu em 1789. E depois da Revolução na França, o Iluminismo foi seguido pelo movimento intelectual que seria chamado de Romantismo.
O filósofo Immanuel Kant, como resposta à questão "O que é o iluminismo?", descreveu, de maneira lapidar, a atitude iluminista : O iluminismo representa a saída dos seres humanos de uma tutelagem que estes mesmos se impuseram a si. Tutelados são aqueles que se encontram incapazes de fazer uso da própria razão independentemente da direção de outrem. É-se culpado da própria tutelagem quando esta resulta não de uma deficiência do entendimento, mas da falta de resolução e coragem para se fazer uso do entendimento independentemente da direção de outrem. Sapere aude! Tem coragem para fazer uso da tua própria razão! - esse é o lema do iluminismo.
Na esfera econômica, por sua vez, o iluminismo vai influenciar um pensamento que vai contra o mercantilismo, fruto do absolutismo, tendo como primeiros críticos e contestadores, o grupo dos fisiocratas, estes que pensavam que a riqueza viria da agricultura, da mineração e da pecuária, deixando de lado o comércio, que, para os fisiocratas, não passava de troca de riquezas, e eram os fisiocratas, também, contra a intervenção estatal na economia, indo mais uma vez contra a doutrina mercantilista. A economia deveria ser regida por leis naturais, e a frase que define melhor o pensamento fisiocrata é: Laissez faire, laissez passer (Deixai fazer, deixai passar).
A fisiocracia influenciou pensadores como Adam Smith, pai da economia clássica. A economia política como ciência autônoma não existia naquela época. O pensamento econômico era fruto do trabalho assistemático de intelectuais que, ocasionalmente, se interessavam pelo problema: um dos principais teóricos da escola fisiocrata era um médico, François Quesnay.
A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, elaborada na França em 1789, foi um dos muitos documentos políticos produzidos no século XVIII sob a inspiração do Iluminismo. A época do Iluminismo foi marcada por transformações políticas que consolidaram a formação dos estados-nação, a expansão de direitos civis e a redução da influência de instituições hierárquicas como a nobreza e a Igreja. O iluminismo forneceu o influxo necessário para a formação do mundo moderno, tais como a Revolução Francesa, a Constituição polaca de 1791, a Revolução Dezembrista na Rússia em 1825, o movimento de independência na Grécia e nos Balcãs, bem como, naturalmente, os diversos movimentos de emancipação nacional ocorridos no continente americano a partir de 1776, e também está o Iluminismo associado ao surgimento das principais correntes de pensamento que se expandiram durante o século XIX, como o liberalismo, o socialismo, e a social-democracia.

Sugestão de filme ou de documentário :
Vídeo Aula-05-#,Jean Jaques Rousseau, Vida e Obra e Contribuição para a Educação : https://www.youtube.com/watch?v=t9IBkOu-oh4

Gustavo Bastos, filósofo e escritor.





Nenhum comentário:

Postar um comentário