PEDRA FILOSOFAL

"Em vez de pensar que cada dia que passa é menos um dia na sua vida, pense que foi mais um dia vivido." (Gustavo Bastos)

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

MANTA NEGRA


Mais escura é a noite das feras

em que o passo recorda

a sutil vida que vai embora

na labareda dos sonhos de quimeras



O ardor sequioso em que me chama

a fronte sadia dos férteis campos

são os meus sonhos de acalantos

em vida própria que tudo derrama



Vai o viajor perder-se em vagas enormes

deste rancor insiste em tonitruante fuga

em tudo que o labor poético segura

da vil tempestade em que tu dormes



Mais escura é a pantera em seu negror

lutando com o chacal na borrasca

e o sol latejando nas horas de couraça

é o meu terror e o teu no mesmo pranto e fervor



Traz para mim o encanto fugaz da servil noite

em que tu me chamas de cavaleiro disforme

em que tu me aconselhas de ser sempre forte

porque a vida é a força que tudo traz no açoite



Belas e pueris sereias são os dias chorosos

na manta negra de tua vida de esplendor

traz comigo o veneno de que sou pecador

e vem subitamente me tomar os dias ditosos



03 de janeiro de 2009



Gustavo Bastos

Nenhum comentário:

Postar um comentário