PEDRA FILOSOFAL

"Em vez de pensar que cada dia que passa é menos um dia na sua vida, pense que foi mais um dia vivido." (Gustavo Bastos)

sábado, 14 de abril de 2018

PEQUENA BIOGRAFIA POÉTICA

Me convenço que estas notas febris
são paixonites mórbidas,
um telefone telepático
mordisca a nuvem da ideia,
quando ando em fuga
meus miasmas somem
comigo,

ah, que a luta e a lida não me
deformem a forma poética,
pois um canto oscila
e faz melismas
no ócio,
seu trinado depende
também da preguiça,
ah, este canto,
esta música sentimental!

Oh, que quanto mais eu somo
meus poeminhas,
estes saltam do asco
e se perfilam
como um exército
brancaleone
de versos
aparvalhados,
como uma sinfonia
de mambembes,
oh poemas bonitos
e burilados eu tenho!

Que mais queime tudo,
o corpo, a alma, o espírito,
as ideias e as ações,
que queime a literatura,
que queime os olhos e a boca
estes poemas crédulos
e semeiem novos mundos
de fábula e ardor,

ah, me dê esta cara de medusa
no campo lutuoso
dos orbes macabros,
touro indômito
que deixa a chaga
em seu oponente,
o poema luta com força
e fibra motora
seus elencos de um
parque industrial,
de uma usina louca
de som e fúria,

este poeta canta seu canto
de zênite e nadir,
com sua história
mesmerizada
em pranto e riso
de um viver
em desassombro.

14/04/2018 Gustavo Bastos

Nenhum comentário:

Postar um comentário