PEDRA FILOSOFAL

"Em vez de pensar que cada dia que passa é menos um dia na sua vida, pense que foi mais um dia vivido." (Gustavo Bastos)

terça-feira, 6 de março de 2012

DOSES SORTIDAS

O claro nu da paisagem
é a minha metamorfose.
Eu vi crianças no pátio
com as janelas do salão,
vi cidades desconhecidas
no meu plano concreto
de arquiteturas,
sonhei uma arte barroca
revestida do neon
da pós-modernidade.

A voz rouca depois
de uma bebedeira,
um choro desesperado
de saudade,
um grito incontido
no escuro,
eram os meus poemas
naquela noite
da cidade alta,
era a noite
da minha alvorada.

Cobri o espaço determinado
pelos meus poemas
com neve,
resisti ao sol inconteste
de um verso
pedindo socorro,
resolvi amar
sem saber de nada,
amei os porcos, os assassinos
e os poetas,
amei a porta de saída
e a claustrofobia,
amei os rios e os mares,
amei a loucura e o álcool.

Nas trevas de um sonho malsão,
o vinho pagão
era de boa safra,
a comida era quente
e alimentava
mais a minha verdade.

Num dia completamente
absurdo,
andei pelas ruas ocas
depauperado,
sujo,
com andrajos
de uma derrota
severa,
com o pouco de esperança
que ali agonizava
num canto escuro
de uma câmara.

Andei por todos os lados
até encontrar o meu corpo
no silêncio,
e vi a chuva torrencial
apagar os meus olhos.

06/03/2012 A Lírica do Caos
(Gustavo Bastos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário