PEDRA FILOSOFAL

"Em vez de pensar que cada dia que passa é menos um dia na sua vida, pense que foi mais um dia vivido." (Gustavo Bastos)

domingo, 3 de abril de 2011

OBSCURIDADE

Donde flutua o corpo da revolta,

já lá não faz de mim refeição da carne.

Posto uma vez o meu espírito,

dele compreendo nódoas, equimoses

e dores servis.



Agora, por agora, neste instante,

vem o bálsamo acomodar relíquias literárias

no meu doce recinto,

sento-me à beira dos escritos,

levanto com os pés, e a cabeça pensa

pelas beiras de caos, sabedoria e pó.



Ditam-me peripécias os falcões,

as águias e os gaviões

ditam-me suas aventuras.

O que sei bem na vida é o sábio

planar da gaivota sob o sol da existência.



Por que esperar a dádiva?

Que alma terá prazer na eternidade

e não na carne?

Por que deveria eu me purificar

para ter paz ditosa e um amor fraternal?

Quantas serão, enfim, as noites

que passarei numa filosofia de terras solitárias?



Ora, sei bem pouco da eternidade,

é o que me faz ignorante

como a mais obscura criatura

deste mundo.



17/05/2009 Gustavo Bastos

Nenhum comentário:

Postar um comentário