PEDRA FILOSOFAL

"Em vez de pensar que cada dia que passa é menos um dia na sua vida, pense que foi mais um dia vivido." (Gustavo Bastos)

quarta-feira, 23 de março de 2011

Cadência do Imprevisto

Na barca da lua
rumina sonho
da estratosfera,
alcança o sol
e cai no mar.

O foguete do meu sonho
anarquiza o céu
e faz do fogo
sua injeção
de felicidade.

Compro jornais, revistas e livros,
os leio no enlevo do dia.
Despautério é o sentimento da orgia.

Sofro calado a injúria de um energúmeno.
Sofro gritando no deserto escaldante.

Vou pelo paraíso esquecido
do não e do vazio.

Caio em migalhas do palco surrado.
Não tenho armas.
Não vou lutar.
O que me faz cantar
é o som da honra
de tudo brilhar.

Eu fico mudo no meu mundo
e vou à praia mergulhar
no mar.

Se a selva me seduz?
Se o poema me regenera?
Se a cura é o que se espera?
Se a alma se conduz?

Não faça da questão
meu martírio,
não corrompa a poesia
segregada da notícia.

Faça de conta que sou Romeu
e você a Julieta,
mas não vamos amar
que nem dois caretas.

Vamos amar o ódio,
vamos odiar o amor,
vamos depois amar
o amor e odiar o ódio.

Vamos depois ao cinema
e ao teatro,
vamos depois ao bar
e ao restaurante.

Mas não me fale de ilusões,
não me faça de idiota ou capacho,
não sou um cão de guarda
e nem vivo de sonho.

Sou as minhas trevas internas
explodidas nos moinhos do tempo,
sou caótico em verso
e não aceito o divã
infernal do corpo.

Guardo minha libido
para o que ela rumina,
sou o alvo da morte,
mas escapo com sorte
do fim do fim

inesperado.

23/03/2011 Delírios
(Gustavo Bastos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário