PEDRA FILOSOFAL

"Em vez de pensar que cada dia que passa é menos um dia na sua vida, pense que foi mais um dia vivido." (Gustavo Bastos)

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Caderno de Cultura ganha análise de poesia e resenha literária

Caderno de Cultura ganha análise de poesia e resenha literária

10/08/2015às 13:14
A partir do próximo fim de semana, o Caderno de Cultura de Século Diário ganha novos conteúdos. O filósofo e escritor Gustavo Bastos, colunista do jornal - escreve quinzenalmente aos domingos -, passará a produzir um conteúdo semanal voltado para a poesia. Bastos fará uma análise comentada de poemas. A ideia é desmistificar esse gênero literário e aproximá-lo do leitor. 
O escritor pretende apresentar uma visão mais alternativa à interpretação dos poemas. A prática também funcionará como um exercício, uma vez que Bastos também é poeta. “Creio que foi uma boa ideia. Para mim cai como uma luva, pois comecei minha 'aventura criativa' na literatura fazendo poemas, então falar de outros poetas será um prazer”.
Bastos abre a série de poesias com Zona, de Guillaume Apollinaire. “Chegarei com um poema relativamente longo de Apollinaire, poeta francês do início do século XX, que em seu livro de poemas Álcoois, escreveu um poema muito conhecido chamado Zona, que é algo de vanguarda e que funda uma nova maneira de fazer poesia. Já no contexto de uma modernidade urbana e tecnológica, este poema tem o cheiro das cidades, é uma pequena viagem por algumas delas”, explicou.
 O colaborador de Século Diário aposta que o novo conteúdo terá boa aceitação por parte dos leitores. “Escrevi textos sobre Waly Salomão, Paulo Leminski, Ana Cristina César e Manoel de Barros, por exemplo, que são, atualmente, poetas de grande reconhecimento no cenário da poesia brasileira. Estes textos vieram deste novo vulto da poesia das antologias aqui no Brasil, que realizaram fenômenos editoriais recentes como o livro Toda Poesia, do Leminski, e na minha coluna a recepção destes escritores foi natural, não tive problemas”, afirmou.
Além da análise de poesias, Gustavo Bastos passa a escrever resenhas para o Caderno de Cultura aos domingos (quinzenalmente). Os leitores da coluna de Gustavo Bastos também não ficarão sem os textos do autor. O jornal passará a hospedar o blog do escritor, destinado à divulgação de poesia, conteúdos literários e artigos.

Link da reportagem: http://seculodiario.com.br/24204/17/escritor-gustavo-bastos-chega-ao-caderno-de-cultura-para-trabalhar-poesia-e-interpretacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário