PEDRA FILOSOFAL

"Em vez de pensar que cada dia que passa é menos um dia na sua vida, pense que foi mais um dia vivido." (Gustavo Bastos)

segunda-feira, 9 de junho de 2014

ARTE MODERNA

Não, eu não anotei todos os cálculos
de que faria uma casa, uma mansão.
Os utensílios como talheres e brocas
foram fundidos em prata e cobre,
sabes, não meu dou com coisas elétricas,
tenho intolerância com máquinas que dão
problemas, dou um esporro nos meus
computadores, louco varrido das adagas
póstumas, serro o tonto dos poemas
com alma e puro ardor de capitão,
se tenho vidência? Outras coisas mais
belas as possuo, como o sentido do vento.
Não mais uma penugem barroca, tal é a miséria
quando na rua canta o bêbado,
falo alto na esquina como o velho louco
das antessalas de emergência, e vejo
os afrescos e os ditos muralistas
confrontarem-se com a arte de rua
num estêncil que murmura
"yankees go home" e levo a sério
as cartas de amor, sobretudo
as desesperadas, e me encanto
quando d`aurora férrea o arrebol
é o espanto que corto com facas cegas
o riso brumoso das chuvas
ao fim do esterco
em paisagens bucólicas
como um idílio entre carros
no centro urbano.

09/06/2014 Êxtase
(Gustavo Bastos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário