PEDRA FILOSOFAL

"Em vez de pensar que cada dia que passa é menos um dia na sua vida, pense que foi mais um dia vivido." (Gustavo Bastos)

domingo, 2 de dezembro de 2012

A NOITE DE PÃ

A chuva escureceu na noite
que se perdia,
uma flauta doce
divagava com Pã
no fundo da floresta,
com notas de vinho
na sarça de fogo
do eterno sagrado.

O céu sorriu com as odes
e as tempestades
em ritmos de nuvens.

A fera na noite sem chão
vingou o espírito de guerra
na voz rouca
das armas em punho.

O ar abriu a porta do vento
com solos de violino
na entrada do pórtico
com suor de luta poética.

A nave interna da grande abóbada
levitava o meu olhar
com atos heroicos de sangue,
e a flor azulada de vítreos poemas
se abria no coração livre
das adagas de que morreram
os poetas antigos.

Assim era no tempo imemorial
das vidas arcaicas,
uma folha semeava tal tronco
de dura cerviz.

Os olhos lacrimejam
com os sons de dor,
a vida em flor
lateja
no corpo que
não morreu
nos dias de trevas.

O mar então invade
a cidadela de montanhas
e rosas negras,
com o grito de sal
nas mãos
de um poeta
em choque.

A noite caiu bela
como uma estrada infinita
de estrelas,
e eu vi o infinito
no meu tear
como liberdade absoluta
de poesia!

As flores que vivem
em meu espírito
são salvação
para toda dor
que irradia
em tons de labor,
e o fim do amor
não sepultou
minhas esperanças,
apenas foi o começo
de outro amor
bem mais forte
com a misericórdia
de Deus
que não me deixou
no campo devastado,
mas me trouxe
com as ondas do mar
de volta à libertação
do verso como fogaréu
de poema universal.

E a nova flor-mulher
me tomou em seu peito
de sol e lua,
tal era a paz mística
de seu coração.

Os caminhos se encontram
no poema que componho
com a pena imortal
de um amor total,
qual amor de terra
e de céu
numa copa florida
de sorrisos.

As plêiades caem
em versos no sino
dobrado
da hora da vida
como grito primal
de arte,
e o meu norte
é ter sorte
de vida
na pulsão criativa
da aurora,
a vida da rosa
na lida do dia.

01/12/2012 Libertação
(Gustavo Bastos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário