PEDRA FILOSOFAL

"Em vez de pensar que cada dia que passa é menos um dia na sua vida, pense que foi mais um dia vivido." (Gustavo Bastos)

terça-feira, 12 de abril de 2011

A QUEDA E O SUPLÍCIO

Da encosta a minha queda é total.

Serve mim um pouco de estória

na bela conflagração dos dias.



Venho com este ar inconsequente

de jovem manhã,

desenhando a rosa tal qual

a sua própria fera,

domando esta fera tal qual

a rosa aberta.



Não sei do ocaso tanto quanto

sei da minha fera.

Não sei do canto tanto quanto

sei da morte.



Eu divaguei pelo sepulcro,

e a juventude gritava

no jardim da fome.



Entrevia nos faróis da ribalta

um ator destemperado

de minhas angústias,

e rosnava feito cão

pela água e pelo sal

que me davam o espírito

de letrado em febre.



Melhor ser o cantor da flâmula

e do mistério dos refinamentos.

Tenho uma sombra na qual dormir,

e num dia agreste qualquer,

desnutrido e exangue,

estarei pronto

ao massacre

do meu corpo,

estando livre de vaticínios.



Suplício, dor, exéquias, sevícias.

Todos os ventres fortes

e a mão do soco

em território de fogo

e redenção.

Eis que estou vivendo,

e a queda nunca me matou.



02/08/2009 Gustavo Bastos

Nenhum comentário:

Postar um comentário