PEDRA FILOSOFAL

"Em vez de pensar que cada dia que passa é menos um dia na sua vida, pense que foi mais um dia vivido." (Gustavo Bastos)

domingo, 25 de abril de 2010

JAIRO MARTINS BASTOS

DO LIVRO "O AMOR NOSSO DE CADA DIA (DAI-NOS HOJE)"

Seguirá neste marcador os poemas do meu avô Jairo Martins Bastos, falecido em 2001.
Tomei a responsabilidade e a liberdade de divulgar o seu espólio, porquanto somos companheiros de ofício, poesia está no sangue, e eu herdei algo do meu avô, fica aqui a minha dedicação à sua memória, uma vez que meu primeiro livro de poesia "Coração Maldito" é dedicado a ele, grande homem, poeta e jornalista, que Deus o tenha em bom lugar.

Gustavo Bastos

2 comentários:

  1. Poesia e Evolução Humana
    Ensaio sobre a importância da poesia para a humanidade
    Autor: Orácio Felipe
    Descrição :
    Qual a contribuição da Poesia para a evolução da humanidade? Numa rápida abordagem conversamos com os leitores sobre o significado e importância da poesia para "derreter" as algemas que muitas vezes nos aprisionam. A poesia é também uma manifestação simbólica, que revela o universo do autor mas também influi no universo do leitor, proporcionando uma expansão da consciência. Em muitos casos leva até a revolução. Listando algumas poesias e músicas evidenciamos momentos onde a evolução cultural beirou a revolução e libertou. Quiçá pudéssemos alimentar nossos educandos com boa literatura desde tenra idade.

    www.clubedosautores.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu possuo o livro de poesias Orpheo de Jairo Martins, fruto de sua vitoria em concurso de poesie realizado pela Universidade Estadual do Ceará. Mas, de verdade, a poesia sua de minha preferência se chama "Necessidade do Batismo". Gostaria de conhecer mais desse meu querido poeta - infelizmente so tenho esse livro e alguns numeros de contribuições suas na publicação do CLÃ do Ceará - incluindo um excelente artigo onde ele analisa a obra do poeta francês Pierre Emanuel, seguido de uma tradução sua para uma das poesias desse frances.

    ResponderExcluir