PEDRA FILOSOFAL

"Em vez de pensar que cada dia que passa é menos um dia na sua vida, pense que foi mais um dia vivido." (Gustavo Bastos)

terça-feira, 3 de novembro de 2015

CAMINHANTE DOS DRAMAS

Toda luz recorta a parede
destas visões.
A que ter o crédito todo
aos curtas-metragens
dos sentimentos penosos,
pois eu acordo de meu
coração absorto, tonto,
deliciado.

A que tantas horas a noite
fumaça do meu peito
tonteia feito serpente
no fogo de fênix,
o fabuloso Esopo
com notas de falsários
numa peça de estelionatários.

Meu salário corrobora
com todos os meus delírios,
compro a prazo e à vista
todas estas visões,
oh, é de cortar os pulsos
todo o desejo acachapante
de ter a queda por abismo.

Eu, tantas vezes reles e vil,
o mais forjado para a
vilania, dourei a pílula
no meu golpe de Estado,
eu, que tenho sido ridículo
ao mais pastelão morto
semi-morto,
sob os mantos diáfanos
dos segredos de polichinelo,
com as sandálias de vento
de Rimbaud como se fosse
eu ao ser brutalmente
esquartejado na Abissínia,
e eu que estou em Nova York
e Déli, em fogos de artifício
no relógio de Londres,
com a cabeça voando no Tibete
por uma mandala de LSD,
tive estas visões
com os meus parcos
dólares de papelão.

04/11/2015 Gustavo Bastos

Nenhum comentário:

Postar um comentário