PEDRA FILOSOFAL

"Em vez de pensar que cada dia que passa é menos um dia na sua vida, pense que foi mais um dia vivido." (Gustavo Bastos)

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

LAMENTO DO TEMPO INCURÁVEL

Será que da infinitude
eu posso saber o fim?
O espaço se multiplica
polissêmico,
vozes guturais do inferno
me trazem à tona.

Eu, que tenho feito estudos
de épocas diversas,
creio que o tempo inabalável
vai e vem como um pêndulo.

O deserto da vida ainda é
o que é?

Sei algumas coisas do eterno
em minha finitude,
mas pode a vida ser grande?
Pode o grande abismo
se abrir para a queda?

Não sei se vou aos fatos diários
das notícias de jornal,
tenho me alimentado mal
e voltei a fumar,
tenho espasmos incontroláveis
que são reflexos dos meus pecados,
esta é a minha condição humana.

Pode o infinito provocar
a minha loucura?

Será que da vida carnal
o estalo de percepção
tenha solução
para os meus medos
vulgares?

A estrada se abre,
o caminho é longo,
a terra prometida
longínqua.

Tenho tédio e horror
à todos os horrores
desta vida,
tenho uma alma animal
que dança inesperada
com um brilho de névoa
a esperar a fortuna
que nunca virá.

Ele acorda às seis da manhã,
se veste e lê o jornal,
depois trabalha,
depois come,
depois se despede
de seus amigos.

Enfim, a dura carne
pode apagar o que há
de alma em nós?

Não me espanto mais
quanto à inconsequência
da juventude,
deixo esta confusão
para trás,
temo apenas a falta,
o vazio, o vácuo
da existência.

Prefiro perder meu tempo
vendo as revoluções
de bem longe.

Prefiro economizar tempo
quando da chegada
do cadafalso
dos amores
perdidos.

Canto à noite a boemia,
faço de uma mansarda
o habitat ideal
de um poema que
se insinua
no poeta
que bem sabe
lhe dar
a expressão.

Sou o tempo e o espaço
da minha razão e desrazão.

28/10/2011 Delírios
(Gustavo Bastos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário