PEDRA FILOSOFAL

"Em vez de pensar que cada dia que passa é menos um dia na sua vida, pense que foi mais um dia vivido." (Gustavo Bastos)

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

SOBRE FAMA, REALITY SHOWS E GINCANAS TELEVISIVAS


A fama é algo que sempre foi almejado por muitas pessoas, desde tempos remotos, mas eram outros os meios de evidência na Antiguidade por exemplo, tal como o guerreiro Aquiles no mito grego ou Alexandre, O Grande como figura histórica, isso sem falar nos governantes e imperadores, que tinham seus nomes ecoados nas cercanias de seus domínios e que impunham respeito, medo e admiração. Só que tem uma coisa, este tipo de fama mitológica ou histórica não é o mesmo tipo de fama do mundo contemporâneo, às vezes se quer entrar para a História de algum modo, mas isto não implica em ser uma celebridade, pelo menos no sentido promovido pela publicidade das revistas de famosos ou pela produção automática de celebridades efêmeras dos reality shows.

Falando, então, do mundo contemporâneo, e deixando de lado uma possível diacronia histórica do fenômeno fama, vivemos agora num momento em que tal condição nunca foi tão desejada, e agora, temos um veículo formidável para pessoas comuns que querem aparecer nos holofotes da mídia, que são os reality shows que chamam pessoas anônimas ou pseudo-celebridades para participarem do empreendimento. Uma vez que, diga-se de passagem, as pessoas anônimas podem se tornar famosas por um tempo pequeno ou por um tempo grande, dentre uma grande maioria que é esquecida assim que acaba o programa de televisão, pois a indústria do entretenimento vai buscar novas criaturas para os seus reality shows, a rotatividade desses tipos de programas é muito alta, portanto, mostre o seu talento em pouco tempo ou será eliminado da fatura pela população que quer ver o circo pegar fogo.

O que acontece então é que, no caso da fama angariada via reality shows, esta é a fama a mais efêmera possível, sendo que poucos são os que saem destes programas para uma carreira televisiva de evidência, sendo que o resto se torna um conjunto opaco de sub ou pseudo-celebridades, e a desilusão de muitos leva a uma busca desesperada por mais um segundo que for de sua imagem dentro da TV. Pois é fácil perceber o desespero por fama de muitas pessoas dando uma conferida nos vídeos enviados e logicamente não escolhidos que mandam para o Boninho do Big Brother Brasil, é um show de horrores! Nunca se teve tanta gente famosa com tão pouco merecimento ou talento na História, ao mesmo tempo, e também, nunca se teve tanta gente querendo ser famosa. A pergunta que eu faço é: Para quê? Dinheiro? Exibicionismo? Ou há algo mais? Será que há algo mais nessa história toda? Realmente a fama vem com alguma perspectiva que não seja só a própria fama? Será o mundo das celebridades uma vitrine super-colorida, glamourosa, endinheirada, maquiada, em que se esconde o fantasma do tédio? Será que celebridade sente tédio?

Bom, outro fenômeno curioso na TV atual são as gincanas de sub-celebridades, eles se molham de água, de lama, ficam numa disputa de perguntas previsíveis ou ainda mostram seus atributos físicos. Para quê? Será que temos que dar crédito a seres tão ocos de alma e que chafurdam na lama para ganhar um carro? As gincanas televisivas são bem engraçadas, no pior sentido da palavra, mais uma vez ali identifico o mesmo desespero pela fama que está presente nos vídeos escabrosos dos candidatos à Big Brother, tais vídeos são a grande maioria dos vídeos enviados, diga-se de passagem. Por exemplo, tem gente que acha que o Big Brother Brasil deve ser um tipo de competição de dança, pois cansei de ver no programa da Multishow (o Nem Big, Nem Brother) pessoas dançando. Não é curioso? Realmente, quando vejo isso, tenho que concordar com o Ziraldo que afirma que 95% das pessoas são completamente idiotas.

Mas, agora, depois desta pequena digressão, pergunto novamente: Para quê a fama? O que o famoso fará depois? Já que não falo aqui dos que têm como ofício o trabalho na mídia e não a fama, falo dos que conseguem fama sem um ofício, e pergunto, para onde vão estes? A fama sozinha não se sustenta, pois que fique claro que ela não significa reconhecimento, que é o único mérito aceitável diante deste espetáculo grotesco de rebanhos desesperados pela fama acima do caráter ou da inteligência. Portanto, um conselho para os espertos: leiam bastante, o resto é consequência.



FAMA



Todos querem luxo aprazível

para os sentidos,

todos são sedentos de bens

incomensuráveis de riqueza.



A fome atual é a fama,

a fama sem saber de nada,

o holofote vazio da revista,

a falta de assunto

do reality show

da vida glamourosa

que acaba como um sonho.



Eu antevejo o caos na tua vida,

eu sinto o prazer da morte

em tuas entranhas,

eu vejo a inveja ao teu redor,

e você se surpreende

com o súbito terror

de todos que querem

te devorar.



25/11/2010 Gustavo Bastos

Nenhum comentário:

Postar um comentário