PEDRA FILOSOFAL

"Em vez de pensar que cada dia que passa é menos um dia na sua vida, pense que foi mais um dia vivido." (Gustavo Bastos)

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

PINTURA DE CRÂNIOS (LUTO MARGINAL)

   Um bando de gângsters assomou no vento de minhas meditações, corriam feito loucos na paixão acusatória de suas loucas paixões. Eu li o recital de minha máquina com tédio apaixonado, uma besta pintava os meus quadros enquanto eu lia Buda em sinfonia com o nirvana. Das adagas rumoreja filosofia como espada, desinteria como fome, e luta como morte. Nas águas do Jordão revive a penumbra com ósculo de séculos fugidios, notável sombra media a minha carne com temor e discórdia, eu não sabia chinês e nem no Tibete nunca estive, a calenda grega fundou seu enorme centro de besteiras, histerias de propagandas vendiam estrume de porco com alfazema e luto marginal, não sei bem quando aconteceu o luto marginal, fiz de minha poesia luto marginal, fiz de minha filosofia luto marginal.
   Vejo o lúdico jogo das manadas estupefatas de sonho rítmico, minha rima serviria aos campos de mel e açudes seriam descobertos com láudano e mandrágoras, o sofisma de todo narcótico resolveria todas as indagações da filosofia, e dormiríamos no sonho de Brahma como boêmios notívagos morcegos de tratados sobre telepatia e psicodramas, nada de Hegel e suas enormidades, tudo resolvido com uma simples dose de sonho, não haveria síntese, seríamos a síntese, como rito passageiro leriam a minha mão e me falariam de mulheres, e eu perguntaria qual.
   Vândalos da História, mataram o arroubo em dia de graças, foi um festeiro que me apresentou a lufada Rimbaud, perto dele tudo é ruína, quem mais louco que ele? Nas verdades simbólicas fundamentou a fuga, a fuga que todos querem, um martírio na África de meus amores, nada serviria tão bem como um belo trago de veneno e nada mais, um sono bem bêbado, na praia.

Vou lhes dizer o que a filosofia me ensina:
tempo estéril, como verte o sonho da razão,
não há mistério, a ética tudo acalentou
em ditames de sabedoria feliz,
Aristóteles infeliz, o ser enquanto ser
Metafísica?
Não, a morte serena, Sócrates.
Apologetas como Platão
são bem melhores que os evangelistas.

Nada sei de tudo amar, e por sofia amo
o que não tenho.

Pois do vento e do abismo,
Cérbero descansa em Hades
atrás de sua picanha.
Tirésias vê o próprio olho cego,
Homero cego,
minha cicatriz de olho cego.

Não viverei mais em tanto olor,
o tambor dos totens vingarão
o poema zunindo em tuas entranhas.

Logo estarei em paz com o vindouro passado
amado que nem onda de cristal.

Levitar é o tempo sólido como voo,
e de se dançar pelo fogo, fogo tornou-se.

Moliére me encara e me pergunta pela comédia que não fiz, ela atrasou por bobagem, precisava ganhar ninharias pelas pessoas que vivem suas almas também como ninharias, a filosofia da ninharia tudo tomou, o jogo está ganho, eles amam a derrota, esta é a vitória dos idiotas!
campo seco em todo seco drama
mas tem um pouco de alcool em meu sangue
fico atônito como lua cheia
nada mais na maré cheia
nada mais azul como azul
pois da plenitude eu vejo
êxtase
      carne corpo que cega geme
                                  luto marginal
                                  profundo
                                  moribundo
                                       tantra é verso como ama
                                da rima se espanta
                                                           levita
                                                           medita
                                                                 grita
                                                         assassina
                                  vai com alucinação de torpores
                                           falos falsos     falsos amores
                                                 amar verbo sonho palco verdade
                                       gera o tempo tempo corre a máquina
                                                 luto marginal
                                                 mito canibal
                                                 rege o fúnebre
                                                 passa como cometa na dor da vendeta
                                                  passo soluço de choro do rebento
                                                          vai e vai nasce e morre
                                                    plêiade é lugar do mito
                                                   Zeus é uma Plêiade,
                                                    lá mora Rilke, lá vive Lorca,
                                                     Florbela me ensina a amar,
                                                      espanca o meu cérebro,
                                                      mata tudo que é incerto,
                                                                                eu tenho prazer no gozo
                                                      orgasmo orgia puta marafona sinergia
                                                        rito primevo:
                                                        sonho alto
                                                        paramento de luxo
                                                         esqueça os que vivem a ninharia
                                                         não há ninharia na poesia
                                                         o lamento da ninharia é que
                                                         poesia não é ninharia
                                                          então eles gritam e te prendem
                                                                    vendem teu sonho como bosta
                                                            e cagam mole de medo

   A aventura do rock me toma: descobri Nirvana e o grunge, eu moleque doido ficando com o cabelo longo para ver melhor o vil metal, pura anarquia, god save the queen, rebeldia, benzina! Ao lado um pé de maconha para revisitar eras de aeons remotos, noutras fugas meditei, palco resistente, a flor da semente brotava como livro e amor.
   Veja: as almas sorriem para ti, estás morto, teu inferno é mais miserável que a realidade física inteira, morde teu carrasco, morde a tua coronha e morra de maldição milenar!

Para rouxinóis lhes dou o ópio:

cada amor é um tambor,
também ama quem vive de drama,
cada langor é um terror,
no tédio da hora difusa se clama.

Lembrei dos sabores do vento,
vestia esmeralda com mel,
doce é teu amargo tão lento,
veria a estrada como o céu.

Não vi mais azul que tua memória,
geme e grita o livre liberto,
não sei mais a flor de tua história,
desce água benta em frio deserto.

As lâmpadas de minha ideia
são lumes de saudade,
vejo em coração a funda miséria,
como lástima a maior verdade.

Senhores, pois juro que é verdade, os apátridas procuravam seus saberes atrás dos papiros de recônditos inexplicáveis, a dor dor dor se manava semeava avisava vais morrer avisava vais morrer, não eu o outro, podem me bater que não digo o monte mais montanhoso de todos que vi na luz do mar, oceano és teu nome, nem Zeus teria tão brava ousadia, os bardos sonham em tons alvissareiros, toda a tropa de choque lutava com a faca do temor, e viram que não há temor de morte quando se é forte.

25/02/2013 Libertação
(Gustavo Bastos)





























Nenhum comentário:

Postar um comentário