PEDRA FILOSOFAL

"Em vez de pensar que cada dia que passa é menos um dia na sua vida, pense que foi mais um dia vivido." (Gustavo Bastos)

terça-feira, 10 de novembro de 2015

SÍNDROME DE CASSANDRA

   O casal Jorge e Letícia foram formar família logo jovens, os dois tinham 18 anos quando nasceu o primeiro filho, Menon. Aos 20 anos os dois tiveram Cassandra e neste mesmo tempo conseguiram melhorar de vida. Não havia muito luxo na casa de Jorge e Letícia, e os dois, logo aos 23 anos, se formaram juntos em Direito e foram exercer advocacia. Cassandra, dois anos mais nova que Menon, era um contraste com o irmão alienado, lia tudo o que via pela frente desde sua alfabetização aos 6 anos, e com quinze já sabia inglês e francês por conta própria.
   Nos mesmos quinze anos, Cassandra começou a sair com o irmão mais velho, Menon, a esta altura com 17 anos, e o irmão de Cassandra já se via envolvido com “coisas erradas” como maconha, cocaína e muita bebida, já fazendo furtos eventuais sempre que tinha oportunidade.
   Cassandra meio que tentou se desencaminhar também, mas logo deu pra trás e ficou se divertindo com sua nova amiga de cerveja e night, Zélia. Cassandra gostava de rock e começou a frequentar muito as lojas de discos da galeria do rock no centro de São Paulo. Algumas baladas na avenida paulista também a atraíam. Cassandra ficou nesta sua fase festeira dos quinze aos dezoito anos. Mas, de uma hora para outra voltou a ler tudo, e se embrenhou no misticismo ao ser cooptada por uma adepta de Ramatís de nome Fabiana.
   Zélia resolveu acompanhar as novas “viagens” da amiga de copo. E, logo estavam Zélia e Cassandra ouvindo as palestras de Fabiana sobre mudanças do eixo da Terra, o sublime peregrino e demais crenças místicas do espírito Ramatís. Cassandra logo entrou numas de vegetarianismo e hatha yoga, de vez em quando ia ao candomblé, mas se descobriu como médium da Umbanda.
   Então, já aos 19 anos, Cassandra se dividia entre Ramatís, aulas de Yoga e sessões espíritas na Umbanda, trabalhando como vendedora numa loja de roupas para ter um salário para suas cervejinhas. Em meio a estas atividades espirituais, ela recebe uma notícia ruim, seu irmão Menon é preso por vender maconha, ficaria dois anos condenado. Jorge, seu pai, tentou com um advogado um relaxamento da pena, mas Menon teria de ficar os dois anos completos, sairia da cadeia já aos 23 anos e sem emprego, e os pais de Menon e Cassandra, mesmo advogados com carteira da OAB, sabiam que um crime inafiançável não poderia ser protestado em nenhuma instância da Justiça.
   Cassandra, por sua vez, também passou a preocupar seu pai Jorge, pois o mesmo, sendo ateu, começou a achar que Cassandra estava indo muito fundo no misticismo, e resolveu pagar um psicólogo freudiano para a mesma que, sem titubear, achou a ideia interessante, e não questionou o pai, pois achava que iria encontrar uma voz amiga nas consultas, mas, ledo engano, o psicólogo freudiano de nome Carlos só fazia perguntas que Cassandra não sabia responder e ela passou a achar aquilo um saco, abandonando a terapia em dois meses contra a vontade de seu pai Jorge que, desta feita, decidiu que Cassandra acreditasse no que quisesse e que não mais faria interferências nos seus caminhos.
   Cassandra foi lacônica ao definir a experiência da terapia, e se dirigiu ao pai com as seguintes palavras: “Estes freudianos são mais dogmáticos que um crente neopentecostal, que bosta!” Jorge se irritou e ficou magoado com aquelas palavras, mas estava decidido que a vida de Cassandra era dela própria a partir daquele momento, encerrando a típica neurose de pais intrometidos nos caminhos de seus filhos.
   Cassandra faz vinte anos em 1999, tinha agora a sua turma do Ramatís, a sua turma da Umbanda, e praticantes zens de hatha yoga para conversar sobre os mistérios da vida. Estava feliz e mantinha uma jornada dupla de vendedora de lojas e seus estudos na faculdade de ciências sociais. Queria ser antropóloga, já fazia planos de entrar para a União do Vegetal, sua onda mística não tinha limites, ela tinha botado na cabeça que faria um mestrado sobre Ayahuasca na perspectiva de uma antropologia cultural, também frequentando o Santo Daime e a Barquinha na sua estadia no Acre. 
   No fim de 1999, então, já no verão, ela faz uma viagem de ônibus de São Paulo até o Acre para fazer a sua experiência com o Daime. Volta para a metrópole empolgada, que tinha visto um inca em seu sarcófago, e que parecia que tudo o que Alex Polari em seu Livro das Mirações havia dito era verdade, o vegetal era um canal espiritual, dali para a frente ela sai da Umbanda tradicional e descobre o Umbandaime, recebe um senão numa consulta espiritual mas não dá ouvidos ao caboclo que tomava conta de sua cabeça, embarcaria naquelas de misturar Ayahuasca com incorporações.
   O fato é que Cassandra nunca teria um surto psicótico de fato, sua experiência sutil de visões a partir de sua imersão no Umbandaime começou a ganhar aspectos de profecia, mas o admirável é que ela falava coisas absurdas sem perder a lucidez, Cassandra passou a fazer suas consultas como profecias sobre tudo, parecia uma cartomante cigana, mas sua visão era produzida pelo Daime. Em 1 ano de experiências no Umbandaime, ela era uma das médiuns com maior status em seu terreiro, pois já era vista como uma médium de cura nas mãos e de profecias certeiras na maioria dos casos que recebia. Enquanto isso, seu pai Jorge ficava alarmado, como um ateu convicto que duvidava de qualquer mistificação.
   A fama de Cassandra começava a crescer, e um programa de TV sensacionalista resolveu entrevistá-la. Ela desconfiou quando recebeu o telefonema, mas depois deu todo o crédito possível, com a condição que tudo ficasse às claras, não queria ter suas palavras manipuladas ou distorcidas senão tomaria medidas drásticas. Dito e feito, a entrevista editada rendeu uma guerra processual entre Cassandra, agora alçada como profetisa psicodélica, em um programete que ela nunca mais voltou. Mas isto só aumentou sua aura de bruxa, e ela acabou num dominical abrindo cartas de Tarô de Marselha e Tarô cigano para celebridades do showbizz. Passou a viver daquilo, largou seu emprego de vendedora de roupas e se lançou a criar a sua própria lenda, ainda com a ideia de terminar sua faculdade e fazer um mestrado sobre o Daime.
   Cassandra ficou muito próxima de duas atrizes espíritas, Fernanda e Paula, e dali adiante resolveu fundar o seu próprio centro de Umbandaime. Uma das atrizes, Fernanda, dizia que recebia um índio, mas Cassandra fez um teste capcioso com fogo no qual a atriz foi reprovada, e Cassandra dizia que entre a incorporação e a sugestão havia um conluio que só quem tivesse atento saberia distinguir e que de cada vinte supostos médiuns, só passava um pelo que Cassandra apelidou de “fogueira”.
   Já aos 22 anos, e vivendo de sua fama de profetisa e cartomante, Cassandra teve uma visão sobre um ataque aos EUA, era julho de 2001, e em setembro o país sofre um ataque terrorista, um vídeo gravado em agosto daquele mesmo ano mostrava Cassandra com as cartas do Tarô cigano e sua profecia sinistra, o que deixou o dominical de que ela era uma das estrelas em polvorosa já no dia 12 de setembro.    
   Agora Cassandra se veria envolvida num turbilhão e já começava a demostrar sinais de estafa em meio a tanta demanda, e em outubro, no auge de sua fama, pede dispensa do dominical e vai fazer seu mestrado, pois àquela altura já tinha feito aplicações financeiras que lhe garantiam sustento sem que ela precisasse ter um emprego normal.
   Portanto, a partir de outubro de 2001, ela some da imprensa e muitos ficam a ver navios. Contratos são quebrados sem dó nem piedade, e ela vence na justiça contra uma suposta multa que ela teria que pagar. O dominical, sem Cassandra, despenca na audiência. Ela ainda é sondada o tempo todo, mas Jorge, seu pai, em novembro, dá umas entrevistas dizendo que aquela brincadeira tinha acabado, que cada um cuidasse de si. E, em 2002 e 2003, Cassandra faz seu mestrado com a dissertação de antropologia, “Cultura indígena e alucinógenos.”
   Sua dissertação é aprovada pela bancada, mas ela decide que tomaria conta o tempo todo de seu centro de Umbandaime ao invés de fazer um doutorado, e com suas economias vai ao Haiti atrás dos segredos do Vodu. Conhece as estórias sobre zumbificação que assombravam aquele país de matriz africana, conhece um mestre voduzeiro, e como Cassandra ela fluente no francês, decide que passaria um ano inteiro no Haiti, deixando seu centro ao cargo de um garoto cambono bastante responsável e prestativo, pois Cassandra lhe dava um salário e ele dormia no próprio centro.
   Cassandra, neste ano de Vodu no Haiti, consegue ter novas visões. Ela começou a enxergar todos os espíritos da floresta em meio às sessões de incorporação de voduzeiros nas cachoeiras daquele país. Sente uma energia fortíssima em uma das sessões e se vê levitando em êxtase por um minuto mágico. Parecia uma Santa Teresa Dávila do Vodu, ganhou a confiança de vários haitianos. Cassandra então teve a ideia de voltar à TV para juntar dinheiro em função de sua comoção com a miséria do Haiti. Seu interesse no Vodu era agora uma preocupação humanitária, ela tinha pessoas importantes do Vodu em contato direto com ela agora e ela via que as condições de vida ali eram absurdas, e a história de que haveria gente comendo barro depois do terremoto em 2010 seria a pura verdade. E esta foi mais uma das previsões sinistras de Cassandra.  
   Cassandra volta, aos 25 anos, para São Paulo, e resgata seu irmão Menon da sarjeta. O coloca como seu secretário e consegue um dominical próprio no segundo canal em audiência. Teria sessões de cartas de Tarô de Marselha e tarô cigano, e variedades sobre a cultura de paz e discursos contra a guerra numa onda neohippie ao som de músicas dos anos 60.  
   Cassandra então consegue juntar 10 milhões em sua campanha “Salvem o Haiti.” Ela volta ao país e conversa com um dos voduzeiros proeminentes do Haiti, organiza uma distribuição de donativos com a ajuda dos médicos sem fronteiras, e muita gente passa a sobreviver das campanhas constantes que agora Cassandra fazia no seu dominical em meio a incensos e dançarinos vestidos de hippies pacificadores. Cassandra usava o desbunde como meio ao fim humanitário de que ela agora era a missionária. A esta altura, Jorge, seu pai ateu, fica resignado, sabia que aquela loucura da sua filha funcionava e era uma mina de ouro.
   As campanhas pelo Haiti e os donativos, em meio a discursos pacificistas requentados da era hippie dos anos 60, também começam a receber críticas, em especial de um jornalista investigativo de programas policiais que acusava Cassandra, dentre outras coisas, de “louca” e “drogada”.
   A polêmica entre Cassandra e este jornalista ganhou as manchetes da imprensa, e muitos se dividiram, uns duvidando da reputação de Cassandra, pois afinal ela era usuária do Daime que, para alguns, era uma droga alucinógena, e não uma substância espiritual enteógena como dizia-se no Santo Daime e no Umbandaime, e outros que achavam que este jornalista queria se aproveitar da fama de Cassandra para aparecer como um falso moralista.
   A guerra entre Cassandra e este jornalista resultou numa indenização paga pelo jornalista por calúnia e difamação, pois Cassandra, no canal em que ela trabalhava, tinha ganhado muito poder, e advogados gabaritados jantaram o tal jornalista com rapidez, e sem a necessidade de censura, pois, ao mesmo tempo em que ele foi obrigado a pagar a indenização, também foi investigado pela polícia federal que descobriu que ele, que acusava Cassandra de drogada, foi visto usando cocaína numa festa, e teve um mandado de busca e apreensão arquitetado por Cassandra, resultado: foram encontradas na casa deste jornalista inúmeros pinos de cocaína, suficiente para ele pegar uma cana de uma semana até pegar o habeas corpus e ser processado em liberdade.
   Depois disso, este jornalista se calou em relação a Cassandra, pois era sistematicamente desmoralizado pela mesma no dominical místico-hippie comandado por ela. Estes ataques duraram dois meses, e depois Cassandra mudou de assunto, a carreira do tal jornalista estava arruinada, pois agora levava a pecha de falso moralista, de hipócrita e de viciado em pó. E, para piorar, a única substância usada por Cassandra atualmente, o Daime, era legalizado para fins ritualísticos, o que a isentava, em teoria, da figura que o tal jornalista tentou vender de que Cassandra era “drogada”.
   Cassandra, agora, vivia entre São Paulo e o Haiti. No Brasil, ela era uma celebridade cartomante. No Haiti, era heroína e considerada profetisa no meio do Vodu. Sua sinistra profecia de 2001 ainda ecoava por aí, sua dissertação foi bem sucedida, ela agora tinha o plano de transformar seu dominical numa reedição do flower power e do free hugs, com doses de profeta gentileza.
   Muitos a criticavam dizendo que ela estava ficando metida a “porra-louca”, mas ela não mais bebia, e o Daime, no caso dela, nunca tinha dado em quadros psicóticos, apesar de muitos psicólogos gabaritados a considerarem uma mistificadora inconsciente.
   Portanto, a ideia de Cassandra, que, desta feita, já planejava sair de novo dos holofotes para trabalhar no Vodu do Haiti por mais um ano inteiro, era de criar tanto mais uma campanha de donativos, associado com os médicos sem fronteiras, como de uma campanha cívica de distribuição de flores, abraços e gentilezas pelas ruas de São Paulo, sua cidade.
   O “flower power tribute” constou então num grupo organizado de dançarinos neohippies que paravam as pessoas com flores, poemas e abraços grátis. O desbunde também tinha como objetivo juntar dinheiro numa caixinha que seria investido no Haiti com distribuição de mais donativos.
   As críticas sobre a porra-louquice de Cassandra aumentavam, e começou a surgir uma corrente de amor e ódio em relação a suas iniciativas. Mas, como ela já planejava sumir de novo da TV, ela sabia que isso acabaria novamente no vácuo, como ela sempre fez.
   Em pouco tempo, Cassandra passa mais um ano no Haiti para aprender mais segredos do Vodu, e volta para o Brasil para se dedicar agora exclusivamente ao seu centro de Umbandaime, longe dos dominicais e dos sensacionalismos em torno de seu nome. Ela sabia que tinha feito algo importante, mas se cansou do mundo da imprensa e de sua celebrização e lenda. Virou presença bissexta em algumas entrevistas, e passou a viver calmamente numa grande casa que ela construiu atrás de seu centro de Umbandaime. Cassandra, com tudo isso, era mesmo feliz.

Gustavo Bastos, filósofo e escritor.
Blog: http://poesiaeconhecimento.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário