PEDRA FILOSOFAL

"Em vez de pensar que cada dia que passa é menos um dia na sua vida, pense que foi mais um dia vivido." (Gustavo Bastos)

terça-feira, 11 de junho de 2013

QUERO CHÁ!

Lanchonete "Tudo do Bom". Lado de fora, na varanda, onde há algumas mesas e cadeiras, entra um freguês e senta em seu lugar perto do balcão, a garçonete vai atendê-lo.
Garçonete (com um sorriso no rosto e gestos afetados):
__ Olá senhor, gostaria de olhar o nosso cardápio, algo em que posso ajudar?
Freguês (com semblante sério e compenetrado, joga a franja para trás com a mão direita, olha para a garçonete com olhar curioso):
__ O que você tem para me oferecer? Quero ver o cardápio!
Garçonete (com o mesmo sorriso no rosto, agora com um tom mecânico na voz):
__ Aqui está o cardápio, gostaria de algo para beber? Um refrigerante, um suco, um café ou uma água?
Freguês (Olha para a garçonete um tanto nervoso, os olhos furiosos em direção a ela):
__ Tem chá?
Garçonete (agora com o sorriso no rosto meio aparvalhado, ainda num gestual afetado e repetindo o tom mecânico na voz):
__ Não temos chá, senhor. Mas o senhor não gostaria de ver nossas opções de sucos, tem vários sabores, fruta do conde, laranja, limão, maracujá ...
Freguês (Bem nervoso agora, volta-se com um olhar compenetrado fuzilando a garçonete com os olhos):
__ Você não me ouviu? Eu pedi um chá. Não tem chá? Não quero saber de maracujá, não tô nem aí pra esta porra de fruta do conde, nunca vi essa coisa e nem sei qual é o sabor, odeio laranja, odeio limão! Eu quero chá! Nesta lanchonete não tem chá? Chá de sidreira, tem não? Chá de boldo, de cogumelo, chá de trombeta, tem não? Tem não?
Garçonete (Agora com o semblante de ofendida, já perdendo um pouco o tom mecânico na voz, mas ainda com o gestual afetado):
__ Desculpe, nossa lanchonete ainda não vende chá, mas vou falar com o dono para providenciar, quem sabe na semana que vem quando o senhor voltar já teremos chá. Mas ... pelo visto o senhor não gosta de suco, não preferiria um refrigerante então? Ah, que tal um cafezinho, aqui o café é ótimo, uma delícia! Ou então, neste calor, o senhor poderia beber uma bela água, neste verão, que tal uma água para refrescar?
Freguês (agora com o tom de voz irritado e voltando a fuzilar a garçonete com os olhos nos olhos dela):
__ Minha querida, você não entendeu ainda? Eu quero chá! Como que pode uma lanchonete como essa não servir chá? Só tem suco e refrigerante? Só tem esse cafezinho de executivo de terno com o suvaco suado? E pra quê eu vou querer uma água, lá em casa tem água, todo lugar tem água, pra quê que eu deveria tomar água numa lanchonete? Eu quero chá! Porra, eu quero chá! Pode ser de boldo, avisa pro teu chefe, que quando eu voltar aqui, quero tomar um chá de trombeta, anota aí!
Garçonete (com o semblante confuso, anota o pedido de chá de trombeta e guarda o papel para passar ao dono da lanchonete, se volta para o freguês agora mais calma e num tom de voz nada mais mecânico, um tanto suavizado):
__ OK, seu pedido está anotado, vou pedir ao meu chefe para colocar o chá de trombeta no cardápio, e outros chás também. Mas, olhe aí no cardápio, o senhor não gostaria de comer alguma coisa, um sanduíche natural? Ou talvez um almoço executivo?
Freguês (agora em tom sarcástico, num semblante de ardil):
__ Eu gostaria de paca ou capivara. Tem?
Garçonete (com um semblante confuso, e agora sem disfarçar um pouco de sua irritação com o freguês pentelho):
__ Não, não tem.
Freguês (agora com semblante irônico, finaliza sua troça):
__ Então eu vou indo, vou voltar aqui na semana que vem e quero o meu chá de trombeta para depois da hora do almoço, passar bem.
Garçonete (com semblante de alívio):
__ Aguardarei seu retorno e farei o pedido do senhor do chá de trombeta para o meu chefe, espero que na semana que vem o senhor possa tomar o seu chá. Até mais.
Freguês (com um sorriso malandro no rosto):
__ Até mais, e semana que vem venho aqui tomar o meu chá, e de trombeta hein?!

11/06/2013 Paranoide
(Série de Sketches)
(Gustavo Bastos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário